Modelo de otimização para avaliação de veículos leves como alternativa em frotas de compartilhamento
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio de Janeiro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
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Departamento: |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11422/12168 |
Resumo: | Os inúmeros desafios ambientais do setor de transportes requerem estudos que avaliem alternativas para mobilidade. Nesse sentido, esta dissertação foca nos veículos leves para o transporte de passageiros, propondo e aplicando um modelo conceitual para estimar a composição ótima de frotas em projetos de pequena escala de compartilhamento de carros. A otimização tem como alvo base a ótica econômica do operador do sistema. Como diferencial, o modelo introduz parâmetros não econômicos e a ótica de outras partes interessadas, além de avaliar diferentes horizontes temporais, por meio da inclusão do princípio de Valor Compartilhado. O modelo é aplicado ao projeto VAMO, estruturado pelas empresas Serttel, operadora do sistema, e Enel, distribuidora de energia. Como o foco do VAMO são veículos 100% elétricos, essa tecnologia é incluída como principal alternativa aos convencionais, junto com os híbridos. Com isso, o modelo consegue desenvolver uma abordagem alternativa, que pode ser aprimorada, servindo como base para estudo futuros. A aplicação ao VAMO mostra que a infraestrutura existente e a tecnologia de propulsão bem estabelecida dos veículos convencionais são vantagens econômicas desses carros e as principais barreiras para os elétricos. Os veículos a etanol surgem como uma alternativa equilibrada entre custos e emissões, mas os elétricos apresentam um desempenho destacado na dimensão ambiental, considerando emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e poluentes locais. Os resultados obtidos sugerem que as diferentes tecnologias terão um papel na transição do mercado de veículos leves para um futuro mais sustentável da mobilidade urbana. |
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O modelo é aplicado ao projeto VAMO, estruturado pelas empresas Serttel, operadora do sistema, e Enel, distribuidora de energia. Como o foco do VAMO são veículos 100% elétricos, essa tecnologia é incluída como principal alternativa aos convencionais, junto com os híbridos. Com isso, o modelo consegue desenvolver uma abordagem alternativa, que pode ser aprimorada, servindo como base para estudo futuros. A aplicação ao VAMO mostra que a infraestrutura existente e a tecnologia de propulsão bem estabelecida dos veículos convencionais são vantagens econômicas desses carros e as principais barreiras para os elétricos. Os veículos a etanol surgem como uma alternativa equilibrada entre custos e emissões, mas os elétricos apresentam um desempenho destacado na dimensão ambiental, considerando emissões de gases do efeito estufa (GEEs) e poluentes locais. Os resultados obtidos sugerem que as diferentes tecnologias terão um papel na transição do mercado de veículos leves para um futuro mais sustentável da mobilidade urbana.The numerous environmental challenges of the transport sector require studies that evaluate alternatives to urban mobility. In this sense, this research focuses on light duty vehicles (LDVs) for passenger transportation, proposing and applying a conceptual model to estimate the optimum composition of fleets in small-scale car sharing projects. The optimization is based on the economic perspective of the system operator. As a differential, the model introduces non-economic parameters, the perspective of other stakeholders and the evaluation of different time horizons, by applying the principle of Shared Value. The model is applied to the VAMO project, operated by Serttel and with Enel Brasil as the energy distributor. As VAMO’s focus is on 100% electric vehicles (EVs), this technology is included as the main alternative to conventional cars, along with hybrids. That way, the model can develop an alternative approach, which can be improved, serving as a basis for future studies. The application to VAMO shows that existing infrastructure and well-established propulsion technology of conventional vehicles are economic advantages of these cars and the main barriers to the electric ones. Ethanol vehicles emerge as a balanced alternative between costs and emissions, but EVs have a prominent performance in the environmental dimension, considering emissions of greenhouse gases (GHGs) and local pollutants together. The results suggest that different technologies will play a role in the transition from the LDV market to a more sustainable future for urban mobility.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-08T13:07:47Z No. of bitstreams: 1 RafaelFreitasFunciaLemme.pdf: 1995903 bytes, checksum: f87158a11222782cd268923e6d9c0166 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-08T13:07:47Z (GMT). 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