A importância da teoria de mudança conceitual na formação de professores: a aplicabilidade do modelo PSHG na didática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Cordeiro Filho, Francisco
Orientador(a): Vugman, Ney Vernon
Banca de defesa: Costa, Lamartine Pereira da lattes, Pereira, Luciano José de Fonseca, Bastos, Lilia da Rocha
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/13724
Resumo: O estudo se propôs a: (a) aplicar a alunos de Licenciatura em Física da FE/UFRJ uma estratégia baseada no modelo PSHG com vistas a reorganização/construção de conceitos nessa área que não correspondiam a concepção científica; e (b) avaliar os efeitos da aplicação dessa estratégia, através da Pratica de Ensino desses licenciandos. Participaram do estudo quatro licenciandos de Física inscritos nas disciplinas Didática Especial de Física I e II e Pratica de Ensino de Física, oferecidas no 1o. e 2o. semestres de 1991. A estratégia foi utilizada em dois momentos: a) primeiro para que os licenciandos reorganizassem/construíssem conceitos de Física em nível de 2o. grau; e b) na Pratica de Ensino destes licenciandos que levaram alunos de Didática Geral de diferentes áreas de conhecimento a construírem, através da estratégia, os conceitos de Energia e Inércia. Na avaliação dos efeitos da aplicação da estratégia aos licenciandos de Física, foram considerados três tipos de indicadores: a) “crescimento” de cada licenciando de Física, considerando a vivência da estratégia como aluno, a aprendizagem da Teoria de Mudança Conceitual, bem como da estratégia baseada no modelo PSHG e a aplicação da mesma ao ensino dos conceitos de Energia e Inércia a duas turmas de alunos de Didática Geral; b) a apreciação realizada pelos licenciandos de Física sobre as experiências vivenciadas ao longo do estudo; e c) a avaliação dos licenciandos de Didática Geral, tanto em relação aos efeitos sentidos quando do ensino dos conceitos de Energia e Inércia, quanto da possibilidade de utilização da estratégia nas disciplinas de suas áreas de conhecimento. Os resultados do estudo sugeriram: a) que a estratégia aplicada e capaz de promover a reorganização/construção de conceitos tanto em Física quanto nas demais disciplinas que lidam com conceitos; e b) que a mesma deva ser ensinada nos Cursos de Formação de Professores, particularmente nas disciplinas Didática e Pratica de Ensino.
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A estratégia foi utilizada em dois momentos: a) primeiro para que os licenciandos reorganizassem/construíssem conceitos de Física em nível de 2o. grau; e b) na Pratica de Ensino destes licenciandos que levaram alunos de Didática Geral de diferentes áreas de conhecimento a construírem, através da estratégia, os conceitos de Energia e Inércia. Na avaliação dos efeitos da aplicação da estratégia aos licenciandos de Física, foram considerados três tipos de indicadores: a) “crescimento” de cada licenciando de Física, considerando a vivência da estratégia como aluno, a aprendizagem da Teoria de Mudança Conceitual, bem como da estratégia baseada no modelo PSHG e a aplicação da mesma ao ensino dos conceitos de Energia e Inércia a duas turmas de alunos de Didática Geral; b) a apreciação realizada pelos licenciandos de Física sobre as experiências vivenciadas ao longo do estudo; e c) a avaliação dos licenciandos de Didática Geral, tanto em relação aos efeitos sentidos quando do ensino dos conceitos de Energia e Inércia, quanto da possibilidade de utilização da estratégia nas disciplinas de suas áreas de conhecimento. Os resultados do estudo sugeriram: a) que a estratégia aplicada e capaz de promover a reorganização/construção de conceitos tanto em Física quanto nas demais disciplinas que lidam com conceitos; e b) que a mesma deva ser ensinada nos Cursos de Formação de Professores, particularmente nas disciplinas Didática e Pratica de Ensino.The purpose of this study was: (a) to use a strategy based on the PSHG model with Physic students working toward a teaching credential in this area, aiming at reorganizing or construct their concepts which did not correspond to the scientific ones; and (b) to evaluate the effects of the strategy through the students’ teaching practice. Took part in the study four Physics students enrolled in Physics Special Didactics, Physics I and II and Supervised Teaching Practice, offered in the first and second semesters of 1991. The strategy was developed in two moments: (a) first to let the Physics students to reorganizing or construct Physics concepts at the senior high school level; and (b) to have them take students from different areas of knowledge, enrolled in the course General Didactics, to build the concepts of Energy and Inertia, using the strategy based on the PSHG model. In the evaluation of the strategy effects, three types of indicators were used: (a) improvement of the Physics students, considering their experience with the strategy as both students and future teachers; (b) their opinions about the process they experienced; and (c) the evaluation of the General Didactics students as to the effects of having been taught the two Physics concepts by the strategy based on the PSHG model, as well as to the application of the strategy in their own areas of knowledge. The results of the study suggested that: (a) the strategy is able to help building concepts not only in Physics but also in other areas of knowledge; and (b) the strategy must be taught in Teacher Preparation Courses, particularly in General Didatics and Supervised Teaching Practice.Submitted by Alberto Vieira (alberto@sibi.ufrj.br) on 2021-02-12T13:07:10Z No. of bitstreams: 1 545050.pdf: 1845268 bytes, checksum: 6fd67a10879ac68fe93716e0d0cc7dd6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-12T13:07:10Z (GMT). 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