Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Goeb, Andrea Pereira
Orientador(a): Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
Banca de defesa: Silva, Édison Renato Pereira da, Farias Filho, Jose Rodrigues
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Departamento: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11422/12261
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os sistemas de educação corporativa adotados por franquias brasileiras, localizando elementos estruturais que respondem pelo sucesso de sistemas de educação corporativa ou por necessidades de melhoria. Para este estudo foram utilizados diferentes métodos: identificação das orientações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre sistemas educativos em franquias; estudo de caso de uma universidade corporativa; realização de uma revisão sistemática com busca de artigos, teses e dissertações referentes a educação corporativa em franchising; pesquisa online com franqueados e franqueadores. Os resultados obtidos se referiam principalmente a: i. perfil dos franqueados e suas necessidades de desenvolvimento; ii. objetivos dos programas educativos voltados às estratégias do negócio; iii. públicos envolvidos, onde foi identificado baixo envolvimento e participação de múltiplos stakeholders; iv. conteúdos trabalhados, mostrando que franqueados apresentam interesse em conteúdos gerenciais e relativos a inovação e desenvolvimento, enquanto franqueadores oferecem soluções com conteúdos operacionais e sobre estruturação das franquias; v. uso predominante de metodologias formais e presenciais, embora os franqueados indiquem a necessidade do uso dos formatos blended e à distância; vi. existência de estrutura organizacional dedicada à educação corporativa; vii. baixa utilização de metodologias que propiciem a avaliação dos resultados dos treinamentos; viii. envolvimento parcial dos franqueados na definição dos sistemas de educação corporativa e; xix. oferta pontual de ações educativas, alinhadas aos objetivos dos franqueadores e necessidades dos franqueados.
id UFRJ_d55fa154c5475b204890d46639a4573a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12261
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Goeb, Andrea Pereirahttp://lattes.cnpq.br/3565629573688410http://lattes.cnpq.br/7614806611612894Silva, Édison Renato Pereira daFarias Filho, Jose RodriguesCavalcanti, Marcos do Couto Bezerra2020-05-16T13:20:42Z2020-05-18T03:00:17Z2018-06http://hdl.handle.net/11422/12261O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os sistemas de educação corporativa adotados por franquias brasileiras, localizando elementos estruturais que respondem pelo sucesso de sistemas de educação corporativa ou por necessidades de melhoria. Para este estudo foram utilizados diferentes métodos: identificação das orientações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre sistemas educativos em franquias; estudo de caso de uma universidade corporativa; realização de uma revisão sistemática com busca de artigos, teses e dissertações referentes a educação corporativa em franchising; pesquisa online com franqueados e franqueadores. Os resultados obtidos se referiam principalmente a: i. perfil dos franqueados e suas necessidades de desenvolvimento; ii. objetivos dos programas educativos voltados às estratégias do negócio; iii. públicos envolvidos, onde foi identificado baixo envolvimento e participação de múltiplos stakeholders; iv. conteúdos trabalhados, mostrando que franqueados apresentam interesse em conteúdos gerenciais e relativos a inovação e desenvolvimento, enquanto franqueadores oferecem soluções com conteúdos operacionais e sobre estruturação das franquias; v. uso predominante de metodologias formais e presenciais, embora os franqueados indiquem a necessidade do uso dos formatos blended e à distância; vi. existência de estrutura organizacional dedicada à educação corporativa; vii. baixa utilização de metodologias que propiciem a avaliação dos resultados dos treinamentos; viii. envolvimento parcial dos franqueados na definição dos sistemas de educação corporativa e; xix. oferta pontual de ações educativas, alinhadas aos objetivos dos franqueadores e necessidades dos franqueados.The objective of this research was to identify and to analyze corporative learning systems adopted by Brazilian franchising companies to find structural elements that result in corporative learning success and/or opportunities to improve it. The methods used were: identification of the Brazilian Franchise Association (ABF) recommendations related to learning systems in franchising companies; case study of a corporative university implemented in a franchising company; systematic review to find papers, theses and dissertation related to learning systems adopted by franchising companies and; a survey with franchisees and franchisors. The main results were related to: i. Profile of franchisees and their development needs; ii. Objectives of learning programs that can offer support to business strategies; iii. Concerned public, where little engagement and participation of diverse stakeholders were identified; iv. Subjects, which shows that franchisees display interest in management, innovation and development while franchisors provide knowledge related to operational subjects and franchising structure; v. Methodologies, with predominance of the formal and on-site methods, although franchisees affirm the necessity of the blended method and distance learning; vi. Presence of organizational structure related to corporative leaning systems; vii. low use of methodologies that allow the evaluation of training results; viii. Partial involvement of franchisees in the definition of corporate education systems, and; xix. punctual offer of educational actions, aligned with the objectives of the franchisors and the needs of the franchisees.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-05-16T13:20:42Z No. of bitstreams: 1 AndreaPereiraGoeb-min.pdf: 921713 bytes, checksum: 8853c90a8ea88eeef65239ab2173b9e4 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-16T13:20:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AndreaPereiraGoeb-min.pdf: 921713 bytes, checksum: 8853c90a8ea88eeef65239ab2173b9e4 (MD5) Previous issue date: 2018-06porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOEducação corporativaSistema de franquiasAvaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12261/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALAndreaPereiraGoeb-min.pdfAndreaPereiraGoeb-min.pdfapplication/pdf921713http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12261/1/AndreaPereiraGoeb-min.pdf8853c90a8ea88eeef65239ab2173b9e4MD5111422/122612020-05-18 00:00:17.484oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2020-05-18T03:00:17Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
title Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
spellingShingle Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
Goeb, Andrea Pereira
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Educação corporativa
Sistema de franquias
title_short Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
title_full Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
title_fullStr Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
title_full_unstemmed Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
title_sort Avaliação das práticas de educação corporativa em franquias brasileiras
author Goeb, Andrea Pereira
author_facet Goeb, Andrea Pereira
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3565629573688410
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7614806611612894
dc.contributor.author.fl_str_mv Goeb, Andrea Pereira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Édison Renato Pereira da
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Farias Filho, Jose Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
contributor_str_mv Silva, Édison Renato Pereira da
Farias Filho, Jose Rodrigues
Cavalcanti, Marcos do Couto Bezerra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Educação corporativa
Sistema de franquias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação corporativa
Sistema de franquias
description O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os sistemas de educação corporativa adotados por franquias brasileiras, localizando elementos estruturais que respondem pelo sucesso de sistemas de educação corporativa ou por necessidades de melhoria. Para este estudo foram utilizados diferentes métodos: identificação das orientações da Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre sistemas educativos em franquias; estudo de caso de uma universidade corporativa; realização de uma revisão sistemática com busca de artigos, teses e dissertações referentes a educação corporativa em franchising; pesquisa online com franqueados e franqueadores. Os resultados obtidos se referiam principalmente a: i. perfil dos franqueados e suas necessidades de desenvolvimento; ii. objetivos dos programas educativos voltados às estratégias do negócio; iii. públicos envolvidos, onde foi identificado baixo envolvimento e participação de múltiplos stakeholders; iv. conteúdos trabalhados, mostrando que franqueados apresentam interesse em conteúdos gerenciais e relativos a inovação e desenvolvimento, enquanto franqueadores oferecem soluções com conteúdos operacionais e sobre estruturação das franquias; v. uso predominante de metodologias formais e presenciais, embora os franqueados indiquem a necessidade do uso dos formatos blended e à distância; vi. existência de estrutura organizacional dedicada à educação corporativa; vii. baixa utilização de metodologias que propiciem a avaliação dos resultados dos treinamentos; viii. envolvimento parcial dos franqueados na definição dos sistemas de educação corporativa e; xix. oferta pontual de ações educativas, alinhadas aos objetivos dos franqueadores e necessidades dos franqueados.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-05-16T13:20:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-18T03:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12261
url http://hdl.handle.net/11422/12261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12261/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12261/1/AndreaPereiraGoeb-min.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
8853c90a8ea88eeef65239ab2173b9e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766886497003241472