Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Jeane Lopes da
Orientador(a): Oliveira, Josineide Silveira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29175
Resumo: O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.
id UFRN_0043e86d1ec62daa471168c57f01708c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29175
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Jeane Lopes daNoronha, Claudianny AmorimBosco Filho, JoãoAlmeida, Maria da Conceição Xavier deFigueiredo, Renato Pereira deOliveira, Josineide Silveira de2020-06-08T22:53:38Z2020-06-08T22:53:38Z2020-02-27SILVA, Jeane Lopes da. Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29175O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.The purpose of this master's dissertation is to present the School Councils circumscribed in the public school system of the Municipality of Natal-RN as democratic literacy schools in which it is possible to initiate well-thinking, critical autonomy and the development of subjects who build their own history.The approach to the theme takes the form of approaching consultation with documentary sources, observation on the spot and listening to testimonies. The theoretical interlocutors for this reflection are Paulo Freire, Edgar Morin, Marta Pernambuco, Mia Couto and Conceição Almeida.Heirs to the democratic tradition that dates back to the Ciclos de Cultura and the Campaign De pé no chão também se Aprende a Ler, educational evidence from the 1960s in the capital of Rio Grande do Norte, the School Councils emerged in the first decade of the 21st century under the tutelage of Secretaria Municipal de Educação and were strengthened by the conjunction of the various segments of civil society that, in recognition of belonging and responsibility, demand greater participation in the Basic Education educational project. Currently distributed in the four administrative regions of Natal, they have a strong insertion in the participative management and in the formative destination of schools throughout the city.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConselhos escolaresGestão participativaAlfabetização democráticaBem-pensarConselhos Escolares: por uma alfabetização democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdfapplication/pdf1036214https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/1/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf32953dd4b9a21abda4e43f46a2fdcbbaMD51TEXTConselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.txtConselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain175029https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/2/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.txtfe965a520027499eb9dec9d2d4b7a67bMD52THUMBNAILConselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.jpgConselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1495https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/3/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.jpg8435d6560fdd0486afe4da1d341cf0aaMD53123456789/291752020-06-14 04:38:20.697oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
title Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
spellingShingle Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
Silva, Jeane Lopes da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Conselhos escolares
Gestão participativa
Alfabetização democrática
Bem-pensar
title_short Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
title_full Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
title_fullStr Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
title_full_unstemmed Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
title_sort Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática
author Silva, Jeane Lopes da
author_facet Silva, Jeane Lopes da
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bosco Filho, João
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Figueiredo, Renato Pereira de
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jeane Lopes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
contributor_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Conselhos escolares
Gestão participativa
Alfabetização democrática
Bem-pensar
dc.subject.por.fl_str_mv Conselhos escolares
Gestão participativa
Alfabetização democrática
Bem-pensar
description O propósito desta dissertação de mestrado é apresentar os Conselhos Escolares circunscritos na rede pública de ensino do Município de Natal-RN como escolas de alfabetização democrática nas quais é possível a iniciação do bem-pensar, da autonomia crítica e do desabrochar de sujeitos construtores da própria história. A abordagem da temática toma por via de aproximação consulta a fontes documentais, observação in loco e escuta de testemunhos. Herdeiros da tradição democrática que remonta aos Ciclos de Cultura e à CampanhaDe pé no chão também se Aprende a Ler, evidências educacionais da década de 60 do século XX na capital potiguar, os Conselhos Escolares emergiram na primeira década do século XXI sob a tutela da Secretaria Municipal de Educação e se fortaleceram pela conjunção dos vários segmentos da sociedade civil que, no reconhecimento de pertença e responsabilidade, reivindicam maior participação no projeto educativo da Educação Básica. Atualmente distribuídos nas quatro regiões administrativas de Nataltêm forte inserção na gestão participativa e no destino formativo das escolas espalhadas pelo solo natalense.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-08T22:53:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-08T22:53:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jeane Lopes da. Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29175
identifier_str_mv SILVA, Jeane Lopes da. Conselhos Escolares: por uma alfabetização democrática. 2020. 97f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/1/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/2/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29175/3/Conselhosescolaresalfabetizacao_Silva_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 32953dd4b9a21abda4e43f46a2fdcbba
fe965a520027499eb9dec9d2d4b7a67b
8435d6560fdd0486afe4da1d341cf0aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777800942321664