Influência dos blogs de viagem na decisão de compra do destino Natal: um estudo exploratório na percepção de turistas e blogueiros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Araújo, Maria Aparecida de
Orientador(a): Araújo, Maria Valeria Pereira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27674
Resumo: O turismo vem ganhando maiores dimensões nos últimos anos devido a globalização, as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) e as mídias sociais. Nesse contexto, os blogs de viagem podem atuar como ferramenta para gerar mudanças no comportamento e na decisão de compra do turista, que busca adquirir produtos e serviços turísticos de qualidade, de modo a atender suas necessidades e expectativas. Os blogs são utilizados como formadores de opinião acerca de produtos e serviços turísticos, influenciando a escolha do destino turístico. O objetivo geral do estudo é compreender a percepção de turistas e blogueiros em relação a influência dos blogs de viagem na escolha e decisão de compra do destino Natal, no Rio Grande do Norte. Permitindo assim, uma discussão e reflexão acerca da importância e funcionalidade dos blogs para o desenvolvimento do turismo a partir do modelo de Comportamento do Consumidor para Compras (Blackwell et al, 2009). A metodologia aplicada no estudo teve caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldado pela postura interpretativista, a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, triangulação das respostas das fontes entrevistadas (turistas e blogueiros) e utilização do software qualitativo Nvivo 10. Os resultados mostraram que de fato os blogs de viagem são utilizados para auxiliar a escolha e decisão dos turistas, estes são influenciados e estão fundamentados especialmente no conteúdo exposto pelo blogueiro sobre o destino, como por exemplo: imagens, dicas, relatos, etc., e os comentários de outros usuários que já realizaram a viagem. A experiência destes passam a servir como um norte para o planejamento e decisão de outras pessoas que ainda não conhecem o destino. Constatou-se que a influência dos blogs de viagem está diretamente ligada aos relatos dos turistas que já vivenciaram a viagem e as dicas dos blogueiros, sendo estes os principais e mais fortes aspectos para a tomada de decisão. Portanto, pode-se concluir que os blogs de viagem influenciam a escolha do turista e atuam como marketing para o destino, sendo necessário um melhor aproveitamento por parte de instituições públicas e privadas.
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Os blogs são utilizados como formadores de opinião acerca de produtos e serviços turísticos, influenciando a escolha do destino turístico. O objetivo geral do estudo é compreender a percepção de turistas e blogueiros em relação a influência dos blogs de viagem na escolha e decisão de compra do destino Natal, no Rio Grande do Norte. Permitindo assim, uma discussão e reflexão acerca da importância e funcionalidade dos blogs para o desenvolvimento do turismo a partir do modelo de Comportamento do Consumidor para Compras (Blackwell et al, 2009). A metodologia aplicada no estudo teve caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldado pela postura interpretativista, a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, triangulação das respostas das fontes entrevistadas (turistas e blogueiros) e utilização do software qualitativo Nvivo 10. Os resultados mostraram que de fato os blogs de viagem são utilizados para auxiliar a escolha e decisão dos turistas, estes são influenciados e estão fundamentados especialmente no conteúdo exposto pelo blogueiro sobre o destino, como por exemplo: imagens, dicas, relatos, etc., e os comentários de outros usuários que já realizaram a viagem. A experiência destes passam a servir como um norte para o planejamento e decisão de outras pessoas que ainda não conhecem o destino. Constatou-se que a influência dos blogs de viagem está diretamente ligada aos relatos dos turistas que já vivenciaram a viagem e as dicas dos blogueiros, sendo estes os principais e mais fortes aspectos para a tomada de decisão. Portanto, pode-se concluir que os blogs de viagem influenciam a escolha do turista e atuam como marketing para o destino, sendo necessário um melhor aproveitamento por parte de instituições públicas e privadas.Tourism has been gaining in size in recent years due to globalization, new information and communication technologies (TICs) and social media. In this context, travel blogs can act as a tool to generate changes in the behavior and buying decision of the tourist, who seeks to acquire quality tourism products and services, in order to meet their needs and expectations. Blogs are used as opinion makers about tourism products and services, influencing the choice of tourist destination. The general objective of the study is to understand the perception of tourist and bloggers regarding the influence of travel blogs in the choice and purchase decision of Natal destination, in Rio Grande do Norte. Thus allowing a discussion and reflection on the importance and functionality of blogs for tourism development based on the Consumer Behavior for Purchasing model (Blackwell et al, 2009). The methodology applied in the study had exploratory character with qualitative approach; supported by the interpretative posture; the technique used for the data analysis was the content analysis; triangulation of the answers of the interviewed sources (tourists and bloggers) and use of the qualitative software Nvivo 10. The results showed that travel blogs are actually used to help tourists choose and decide, they are influenced and are based especially on the content exposed by the blogger about the destination, such as: images, tips, reports, etc., and comments from other users who have already taken the trip. Their experience now serves as a guide for the planning and decision making of others who do not yet know the destination. It was found that the influence of travel blogs is directly linked to the reports of tourists who have already experienced the trip and the tips of bloggers, which are the main and strong aspects for decision-making. Therefore, it can be concluded that travel blogs influence the choice of tourists and act as marketing for the destination, requiring better use by public and private institutions.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOComportamento do consumidorDecisão de compraDestino turísticoBlogs de viagemInfluência dos blogs de viagem na decisão de compra do destino Natal: um estudo exploratório na percepção de turistas e blogueirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALInfluênciablogsviagem_Araújo_2019.pdfapplication/pdf2694413https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27674/1/Influ%c3%aanciablogsviagem_Ara%c3%bajo_2019.pdfd1171d5316782ae505b05fd0fd83dac0MD51TEXTInfluênciablogsviagem_Araújo_2019.pdf.txtInfluênciablogsviagem_Araújo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain268069https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27674/2/Influ%c3%aanciablogsviagem_Ara%c3%bajo_2019.pdf.txt7993225348116f0a1408fe4da9e0b5ccMD52THUMBNAILInfluênciablogsviagem_Araújo_2019.pdf.jpgInfluênciablogsviagem_Araújo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27674/3/Influ%c3%aanciablogsviagem_Ara%c3%bajo_2019.pdf.jpg0ba722f526176243bf3199ea30f986a5MD53123456789/276742019-09-08 02:16:26.112oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27674Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-08T05:16:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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