Errar: verbo plural: uma crítica à concepção individualizante do erro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Biella, Jaime
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25071
Resumo: A presente tese aborda a temática do erro e, mais especificamente, o erro em sua dimensão epistemológica. Dois pensadores orientaram o trabalho de pesquisa: Donald Davidson e Edgar Morin. O ponto de partida é a Metáfora da Triangulação, apresentada em 1982 por Davidson. Triangulação, basicamente, é a interação entre dois falantes comunicando-se acerca de objetos e/ou eventos num mundo compartilhado por ambos. É no processo de triangulação que podemos identificar o erro como condição necessária, embora não suficiente, para a emergência da racionalidade, socialmente construída. O primeiro capítulo apresenta os resultados dos estudos acerca da triangulação e identifica, por um lado, três tipos de triangulação: da comunicação, do conhecimento e do mental, por outro, a ocorrência de dois níveis de triangulação: a primitiva e a complexa. A contribuição de Morin para a compreensão do erro e sua ocorrência nos diferentes níveis existenciais compõe o segundo capítulo da tese. A abordagem complexa do erro apoia-se em uma crítica ao modelo vigente de conhecimento, apontando a necessidade de se desenvolver um “conhecimento do conhecimento” e, numa concepção de sujeito bio-lógico, estrutura triangular que relaciona de forma não redutível três elementos: um conceito biológico (cérebro), um conceito psíquico (espírito) e um conceito organizacional (aparelho neurocerebral). Morin identifica dois níveis de erro. O primeiro se dá no âmbito do vivo e o segundo é atributo exclusivo do sujeito humano. A diferença entre os dois é a existência de uma relação – no segundo nível – entre erro e verdade, ou, “errância”. Tendo por base essa dupla sustentação teórica, foram analisadas (terceiro capítulo) três situações de aprendizagem com ocorrência de erro – pelo menos na perspectiva do professor – e que tornou possível chegar-se ao argumento principal da tese, que afirma a necessidade de substituir uma concepção individualizante do erro e concluir que o erro, tal como a racionalidade, é socialmente construído.
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spelling Biella, JaimePernambuco, Marta Maria Castanho AlmeidaSilva, Rosalia de Fátima eCruz, Angela Maria PaivaCarvalho, Edgard de AssisTavares, Otávio Augusto de Araújo2018-04-17T20:48:40Z2018-04-17T20:48:40Z2015-12-18BIELLA, Jaime. Errar: verbo plural: uma crítica à concepção individualizante do erro. 2015. 157f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/25071A presente tese aborda a temática do erro e, mais especificamente, o erro em sua dimensão epistemológica. Dois pensadores orientaram o trabalho de pesquisa: Donald Davidson e Edgar Morin. O ponto de partida é a Metáfora da Triangulação, apresentada em 1982 por Davidson. Triangulação, basicamente, é a interação entre dois falantes comunicando-se acerca de objetos e/ou eventos num mundo compartilhado por ambos. É no processo de triangulação que podemos identificar o erro como condição necessária, embora não suficiente, para a emergência da racionalidade, socialmente construída. O primeiro capítulo apresenta os resultados dos estudos acerca da triangulação e identifica, por um lado, três tipos de triangulação: da comunicação, do conhecimento e do mental, por outro, a ocorrência de dois níveis de triangulação: a primitiva e a complexa. A contribuição de Morin para a compreensão do erro e sua ocorrência nos diferentes níveis existenciais compõe o segundo capítulo da tese. A abordagem complexa do erro apoia-se em uma crítica ao modelo vigente de conhecimento, apontando a necessidade de se desenvolver um “conhecimento do conhecimento” e, numa concepção de sujeito bio-lógico, estrutura triangular que relaciona de forma não redutível três elementos: um conceito biológico (cérebro), um conceito psíquico (espírito) e um conceito organizacional (aparelho neurocerebral). Morin identifica dois níveis de erro. O primeiro se dá no âmbito do vivo e o segundo é atributo exclusivo do sujeito humano. A diferença entre os dois é a existência de uma relação – no segundo nível – entre erro e verdade, ou, “errância”. Tendo por base essa dupla sustentação teórica, foram analisadas (terceiro capítulo) três situações de aprendizagem com ocorrência de erro – pelo menos na perspectiva do professor – e que tornou possível chegar-se ao argumento principal da tese, que afirma a necessidade de substituir uma concepção individualizante do erro e concluir que o erro, tal como a racionalidade, é socialmente construído.This thesis deals with the theme of error and, more specifically, the error in its epistemological dimension. Two thinkers guided the research work: Donald Davidson and Edgar Morin. The starting point is the metaphor of triangulation, presented in 1982 by Davidson. Triangulation, basically, is the interaction between two speakers communicating about objects and/or events in a world shared by both. It is in the triangulation process that can identify the error as a necessary condition, but not sufficient for the emergence of rationality, socially constructed. The first chapter presents the results of studies on the triangulation and identifies on the one hand, three types of triangulation: communication, knowledge and mental, on the other, the occurrence of two triangulation levels: the primitive and complex. The Morin's contribution to the understanding of the error and its occurrence in different existential levels makes up the second chapter of the thesis. The complex approach to error rests on a critique of the prevailing model of knowledge, pointing out the need to develop a "knowledge of knowledge" and a conception of the subject bio-logical, triangular structure that relates not reducible form three elements: biological concept one (brain), a psychic concept (spirit) and an organizational concept (neurocerebral device). Morin identifies two levels of error. The first takes place in the context of the living and the second is unique attribute of the human subject. The difference between the two is the existence of a relationship - the second level - between error and truth, or "wandering". Based on this dual theoretical framework, we analyzed (third chapter) three learning situations with error occurrence - at least in the teacher's perspective - and that made it possible to get to the main argument of the thesis, which affirms the need to replace a individualistic concept of error and conclude that the error, such as rationality, is socially constructed.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOErroTriangulaçãoComplexidadeEducaçãoErrar: verbo plural: uma crítica à concepção individualizante do erroA critique of the individualistic conception of errorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErrarVerboPlural_Biella_2015.pdfErrarVerboPlural_Biella_2015.pdfapplication/pdf1345207https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25071/1/ErrarVerboPlural_Biella_2015.pdfbf34e0a1bc8bdbd2a5f0ad7a0bfead63MD51TEXTJaimeBiella_TESE.pdf.txtJaimeBiella_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain239889https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25071/2/JaimeBiella_TESE.pdf.txt041c536010b7af36ed2ab02ae8f0f637MD52ErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.txtErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain239875https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25071/4/ErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.txt7be2bb89b7b7cfb584d2e6de730a13d5MD54THUMBNAILJaimeBiella_TESE.pdf.jpgJaimeBiella_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25071/3/JaimeBiella_TESE.pdf.jpg1f72e60bc7a3d433c9d2acb8c554744dMD53ErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.jpgErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1837https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/25071/5/ErrarVerboPlural_Biella_2015.pdf.jpgde60a3efbd8272c9f79fa684f9829113MD55123456789/250712019-06-16 02:18:24.655oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/25071Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:18:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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