Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Barbosa, João Batista Nóbrega
Orientador(a): Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
TIC
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090
Resumo: A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.
id UFRN_06a92f7be7a45b307c30f2268df3ce04
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22090
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Barbosa, João Batista Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/4461440341104206http://lattes.cnpq.br/5126340528077248Costa, Ivaneide Alves Soares dahttp://lattes.cnpq.br/2971840301895348Moreira, Keila Cruzhttp://lattes.cnpq.br/6386073172746976Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa2017-02-24T00:45:39Z2017-02-24T00:45:39Z2016-06-29BARBOSA, João Batista Nóbrega. Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.The technology and its various aspects are made increasingly present in the daily life of a society. One of the main features that the human being as a species developed throughout evolution is the ability to communicate. As a field of knowledge, ICT (information and communication technology) have transformed the way we interact with information and how we build knowledge. Faced with a changing perspective technology has been used frequently in the school environment. The development of virtual learning environments is presented as an important tool to the teacher in the exercise of their profession. However, the difficulties attributed to the teacher beyond the idea that the uses of technology can correct the mistakes of the teaching-learning process. In the field of biology, the student body has great difficulty understanding the concepts that require an understanding at the molecular level and its application in daily life, these conceptual characteristics can be identified within the biochemical content. The research was conducted with students from high school to a private school in Parnamirim municipality in Rio Grande do Norte. The research has as its central focus, assess the contribution of the use of educational social network Edmodo in the teaching of biochemistry concepts. To meet the objectives proposed in this study, the methodological approach consisted of four stages developed in the classroom and virtual learning environment (Edmodo). The results indicate a low level of conceptual understanding when the contents are covered in the classroom in the traditional way. With the use of audiovisual tools in the form of documentaries and ICTs in the form of virtual learning environments (Edmodo) the result of the students was positive in the conceptual understanding and the development of new social cognitive skills. The construction of social relationships in virtual learning environments indicate new perspectives evaluation for the teacher. The possibilities of use for improvement in special education-learning process in biology appear quite promising and subareas to be explored, whereas the teacher mediate the construction of an environment conducive to new findings by the students.porEnsino da Bioquímica por meio de uma rede social educacionalCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICATICEdmodoE-learningAmbiente virtual de aprendizagemEnsino de biologiaEnsino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdfJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdfapplication/pdf3086361https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/1/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf8af796c7ed9fddf993e9ef99e3d28978MD51Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdfProdutoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdfapplication/pdf5212409https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf3dc708d087e6961002d5a9057bdc581dMD56TEXTJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.txtJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain134271https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/4/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.txt2af6fee7a431b0d9fff8466979f5cbcbMD54Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.txtProdutoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain28060https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.txt3b6bf9aee795affdaa349b1cad11d93cMD57THUMBNAILJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.jpgJoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2607https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/5/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.jpgaf2167fe1e32af08f2d97b9f0654f508MD55Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.jpgProdutoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1458https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.jpg5ebb210a6ff27afee6d1678cec62c339MD58123456789/220902020-01-05 04:56:26.125oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22090Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-01-05T07:56:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
title Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
spellingShingle Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
Barbosa, João Batista Nóbrega
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
TIC
Edmodo
E-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de biologia
title_short Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
title_full Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
title_fullStr Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
title_sort Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio
author Barbosa, João Batista Nóbrega
author_facet Barbosa, João Batista Nóbrega
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4461440341104206
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5126340528077248
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2971840301895348
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Moreira, Keila Cruz
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6386073172746976
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, João Batista Nóbrega
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
contributor_str_mv Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA: ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
TIC
Edmodo
E-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de biologia
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Edmodo
E-learning
Ambiente virtual de aprendizagem
Ensino de biologia
description A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-24T00:45:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-02-24T00:45:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, João Batista Nóbrega. Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090
identifier_str_mv BARBOSA, João Batista Nóbrega. Ensino da bioquímica por meio de uma rede social educacional para alunos do ensino médio. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Ensino da Bioquímica por meio de uma rede social educacional
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/1/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/6/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/4/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/7/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/5/JoaoBatistaNobregaBarbosa_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22090/8/Produtoeducacional_PPGECNM_Barbosa_2016.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8af796c7ed9fddf993e9ef99e3d28978
3dc708d087e6961002d5a9057bdc581d
2af6fee7a431b0d9fff8466979f5cbcb
3b6bf9aee795affdaa349b1cad11d93c
af2167fe1e32af08f2d97b9f0654f508
5ebb210a6ff27afee6d1678cec62c339
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767130669023232