Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes. |
id |
UFRN_082a51ad8850c5685798e513645a0765 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23495 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8625423446938222http://lattes.cnpq.br/1212672321267679Amorim, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4995000816782449Martins, Selma Alashttp://lattes.cnpq.br/1471852102360947Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/4710381196001278Cunha, Eva Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566Canan, Ana Graça2017-06-13T23:25:24Z2017-06-13T23:25:24Z2017-02-23PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes.This work is the result of a study about the use of self-assessment in English-language classes from two perspectives: as a learning strategy (O’MALLEY & CHAMOT, 1990) of foreign languages and as a manner to promote the student’s participation in the teaching-learning process (ALVES, 2004; SOARES, 2007) toward the construction of their learning. For this purpose, we adopted the concepts of self-assessment as a tool for the self-regulation of knowledge (BANDURA, 1977; BLANCHE & MERINO, 1989; DUKE & SANCHEZ, 1994; SOARES, 2006) and for the promotion of learning. (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). The research was developed with twenty-six students from a public school in the city of Natal, capital of Rio Grande do Norte, and used the Action research (ELLIOT, 2005 ) as the chosen investigative method, under the Qualitative Pedagogical research approach (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). The main objective of the study was to implement the self-assessment practice in the English language subject of the school where the research has been conducted and, therefore, proceed with the analysis of the effects that such implementation brings about as a strategy to promote the learning of English within and outside the school. It was also within our scope to contribute to the area of Language studies by means of the elaboration of a prototype of selfassessment which can be adaptable to the real situations faced in the Brazilian public schools. The achieved results confirm our hypothesis, which states that the self-assessment is a practical and effective strategy that helps high school students develop their English language learning and insert themselves in the teaching-learning-evaluation process in an autonomous and conscious way. The outcomes emphasize that the self-assessment can provide indicatives of the presence or absence of learning of the language studied; it can be the promoter of the student participation in the learning process; and it also can function as a tool for managing the learners’ individual learning actions.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAutoavaliaçãoEstudanteAprendizagemParticipaçãoLíngua inglesaAutoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfapplication/pdf1352167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/1/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfba886734124098e3ffb0056505ecc860MD51TEXTVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txtVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain374254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/4/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txt9851438051c9b97a991cfa6eaaa9cd60MD54THUMBNAILVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpgVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/5/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpg877fbc336b372d7a1594fd960f85b77bMD55123456789/234952017-11-03 08:26:24.51oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23495Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T11:26:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
title |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
spellingShingle |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Autoavaliação Estudante Aprendizagem Participação Língua inglesa |
title_short |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
title_full |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
title_fullStr |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
title_sort |
Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio |
author |
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva |
author_facet |
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8625423446938222 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1212672321267679 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Amorim, Marcelo da Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4995000816782449 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Martins, Selma Alas |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1471852102360947 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa da |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4710381196001278 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Cunha, Eva Carolina da |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3575831122455566 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Canan, Ana Graça |
contributor_str_mv |
Canan, Ana Graça |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Autoavaliação Estudante Aprendizagem Participação Língua inglesa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoavaliação Estudante Aprendizagem Participação Língua inglesa |
description |
Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-13T23:25:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-13T23:25:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495 |
identifier_str_mv |
PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/1/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/4/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/5/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ba886734124098e3ffb0056505ecc860 9851438051c9b97a991cfa6eaaa9cd60 877fbc336b372d7a1594fd960f85b77b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796766995545325568 |