Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva
Orientador(a): Canan, Ana Graça
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495
Resumo: Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes.
id UFRN_082a51ad8850c5685798e513645a0765
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23495
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Paiva, Vitória Maria Avelino da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8625423446938222http://lattes.cnpq.br/1212672321267679Amorim, Marcelo da Silvahttp://lattes.cnpq.br/4995000816782449Martins, Selma Alashttp://lattes.cnpq.br/1471852102360947Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/4710381196001278Cunha, Eva Carolina dahttp://lattes.cnpq.br/3575831122455566Canan, Ana Graça2017-06-13T23:25:24Z2017-06-13T23:25:24Z2017-02-23PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes.This work is the result of a study about the use of self-assessment in English-language classes from two perspectives: as a learning strategy (O’MALLEY & CHAMOT, 1990) of foreign languages and as a manner to promote the student’s participation in the teaching-learning process (ALVES, 2004; SOARES, 2007) toward the construction of their learning. For this purpose, we adopted the concepts of self-assessment as a tool for the self-regulation of knowledge (BANDURA, 1977; BLANCHE & MERINO, 1989; DUKE & SANCHEZ, 1994; SOARES, 2006) and for the promotion of learning. (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). The research was developed with twenty-six students from a public school in the city of Natal, capital of Rio Grande do Norte, and used the Action research (ELLIOT, 2005 ) as the chosen investigative method, under the Qualitative Pedagogical research approach (LANKSHEAR, KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). The main objective of the study was to implement the self-assessment practice in the English language subject of the school where the research has been conducted and, therefore, proceed with the analysis of the effects that such implementation brings about as a strategy to promote the learning of English within and outside the school. It was also within our scope to contribute to the area of Language studies by means of the elaboration of a prototype of selfassessment which can be adaptable to the real situations faced in the Brazilian public schools. The achieved results confirm our hypothesis, which states that the self-assessment is a practical and effective strategy that helps high school students develop their English language learning and insert themselves in the teaching-learning-evaluation process in an autonomous and conscious way. The outcomes emphasize that the self-assessment can provide indicatives of the presence or absence of learning of the language studied; it can be the promoter of the student participation in the learning process; and it also can function as a tool for managing the learners’ individual learning actions.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAAutoavaliaçãoEstudanteAprendizagemParticipaçãoLíngua inglesaAutoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfapplication/pdf1352167https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/1/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdfba886734124098e3ffb0056505ecc860MD51TEXTVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txtVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain374254https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/4/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txt9851438051c9b97a991cfa6eaaa9cd60MD54THUMBNAILVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpgVitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/5/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpg877fbc336b372d7a1594fd960f85b77bMD55123456789/234952017-11-03 08:26:24.51oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23495Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T11:26:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
title Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
spellingShingle Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Autoavaliação
Estudante
Aprendizagem
Participação
Língua inglesa
title_short Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
title_full Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
title_fullStr Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
title_full_unstemmed Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
title_sort Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio
author Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva
author_facet Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8625423446938222
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Amorim, Marcelo da Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4995000816782449
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martins, Selma Alas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva, Celia Maria Medeiros Barbosa da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4710381196001278
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Cunha, Eva Carolina da
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3575831122455566
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Vitória Maria Avelino da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Canan, Ana Graça
contributor_str_mv Canan, Ana Graça
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Autoavaliação
Estudante
Aprendizagem
Participação
Língua inglesa
dc.subject.por.fl_str_mv Autoavaliação
Estudante
Aprendizagem
Participação
Língua inglesa
description Este trabalho é resultado de um estudo sobre o uso da autoavaliação nas aulas de língua inglesa a partir de duas perspectivas: como estratégia de aprendizagem (O’MALLEY; CHAMOT, 1990) de línguas estrangeiras e como uma forma de promover a participação do estudante no processo de ensino-aprendizagem-avaliação, possibilitando-lhe mais autonomia (ALVES, 2004; SOARES, 2007) na construção de sua aprendizagem. Para tanto, adotamos neste estudo os conceitos de autoavaliação enquanto ferramenta para autorregulação dos saberes (BANDURA, 1977; BLANCHE; MERINO, 1989; DUKE; SANCHEZ, 1994; SOARES, 2013) e para promoção da aprendizagem (ELLIS, 2001; BLACK; WILLIAN, 2006; FERREIRA, 2007; PAIVA, 2012). A investigação desenvolveu-se com vinte e seis estudantes de uma escola pública na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, e usou como método a pesquisa-ação (ELLIOT, 2005), sob a abordagem da pesquisa pedagógica qualitativa (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008; SILVERMAN, 2010). O principal objetivo do estudo foi, a partir da implementação da prática da autoavaliação na disciplina de língua inglesa da escola pesquisada, analisar os efeitos dessa implementação enquanto uma estratégia para a promoção da aprendizagem desse idioma dentro da escola e fora dela e contribuir com a área de estudos da linguagem a partir da elaboração de um protótipo de autoavaliação adaptável às realidades das escolas públicas brasileiras. Os resultados alcançados apontam para a confirmação de nossa hipótese, de que a autoavaliação configurase como uma estratégia prática e eficaz de auxílio ao estudante de Ensino Médio no desenvolvimento da aprendizagem de língua inglesa e na sua inserção no processo de ensinoaprendizagem-avaliação de forma autônoma e consciente, pois destacam que a autoavaliação pode fornecer indicativos de presença ou ausência de aprendizagem da língua estudada; pode ser promotora da participação estudantil no processo de aprendizagem; e pode gerenciar as ações de aprendizagem individuais dos aprendizes.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-13T23:25:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-13T23:25:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495
identifier_str_mv PAIVA, Vitória Maria Avelino da Silva. Autoavaliação: uma proposta para a aprendizagem de língua inglesa no ensino médio. 2017. 173f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/1/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/4/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23495/5/VitoriaMariaAvelinoDaSilvaPaiva_TESE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ba886734124098e3ffb0056505ecc860
9851438051c9b97a991cfa6eaaa9cd60
877fbc336b372d7a1594fd960f85b77b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796766995545325568