O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Roberto, Marcelo Rodrigues
Orientador(a): Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451
Resumo: A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia e no que concerne à Educação trata-se de um conteúdo/conceito que se amplia ao longo da trajetória escolar, que potencializa desdobramentos de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Assim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dada a popularização do cinema que permite hoje, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtores e difusores de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta: De que modo a linguagem videográfica possibilita ao professor de Geografia caminhos educativos na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamento o presente trabalho se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem e suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia cuja escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o entorno da escola e povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares, cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na aplicação de entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica do vídeo produzido pelos alunos intitulado “Praça Gentil Ferreira”.
id UFRN_0948fd3a99447d5e2567dea036c5d2ef
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28451
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Roberto, Marcelo RodriguesTroleis, Adriano LimaDantas, Eugenia MariaNunes, Flaviana GasparottiFernandez, Pablo Sebastian Moreira2020-02-07T18:05:02Z2020-02-07T18:05:02Z2019-12-05ROBERTO, Marcelo Rodrigues. O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia e no que concerne à Educação trata-se de um conteúdo/conceito que se amplia ao longo da trajetória escolar, que potencializa desdobramentos de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Assim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dada a popularização do cinema que permite hoje, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtores e difusores de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta: De que modo a linguagem videográfica possibilita ao professor de Geografia caminhos educativos na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamento o presente trabalho se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem e suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia cuja escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o entorno da escola e povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares, cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na aplicação de entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica do vídeo produzido pelos alunos intitulado “Praça Gentil Ferreira”.Landscape is one of the most fundamental concepts on Geography. Concerning education, landscape is a content/concept that grows throughout the school life and intensifies the unfolding of meanings, integrating the construction of students’ knowledge on Geography. Therefore, this study addresses the video language as a way to consolidate the teachinglearning process on landscapes, considering the fact that such language is so present in the daily lives of students and teachers and its rapid technical progress and large scope with the popularization of cinema enable, especially youngsters, to be protagonists in such language as producers and broadcasters of audiovisual products. Considering such scenario, it is questioned how cell phones and their digital cameras have been transforming habits, cultures and teaching-learning methods that are occurring in both school and youngsters' culture. Thus, a question arises: How does video language enable geography teachers to adopt educational methods in the construction and sharing of spatial knowledges? Based on such questioning, this study is organized as follows: At first, a study on the concept of landscapes and its reverberations on Geography teaching in a pre-established educational context (Instituto Padre Miguelinho, a centenary public high school located in the district of Alecrim – Natal, RN, Brazil). Afterwards, a theoretical and technical study was performed on the video language that was employed as theoretical background for conducting workshops of video and audiovisual experimentations with a group of senior students of Instituto Padre Miguelinho. Such workshops focused on the studies of geographic landscapes of Alecrim (district where Instituto Padre Miguelinho is located in and which is filled with memories, history, culture, places, routines and life trajectories meaningful for the study of landscapes by the students). At last, a critical analysis was conducted on the teaching-learning process in the application of interviews and conversations related to experimentation process, students’ impressions on the understanding of the concept of landscape and the video exhibition that occurred at the Arts Fair of the Instituto Padre Miguelinho. As a final product that strengthens the theoretical study, this dissertation addresses the Video Language Workshop of the video produced by the students, which is titled “Praça Gentil Ferreira”.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEducaçãoGeografiaPaisagemLinguagem videográficaImagemO vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txtVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain356363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/2/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txta519f1ba3625814cd4c3853f42cbd9eeMD52THUMBNAILVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/3/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgf2ad2f849c0c7c3b72f461e2b9ffeaf5MD53ORIGINALVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdfapplication/pdf6893478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/1/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf46c474d5844f4361a800a61e3076f80eMD51123456789/284512020-02-09 04:29:08.773oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:29:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
title O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
spellingShingle O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
Roberto, Marcelo Rodrigues
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Educação
Geografia
Paisagem
Linguagem videográfica
Imagem
title_short O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
title_full O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
title_fullStr O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
title_full_unstemmed O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
title_sort O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
author Roberto, Marcelo Rodrigues
author_facet Roberto, Marcelo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Dantas, Eugenia Maria
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nunes, Flaviana Gasparotti
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto, Marcelo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
contributor_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Educação
Geografia
Paisagem
Linguagem videográfica
Imagem
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Geografia
Paisagem
Linguagem videográfica
Imagem
description A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia e no que concerne à Educação trata-se de um conteúdo/conceito que se amplia ao longo da trajetória escolar, que potencializa desdobramentos de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Assim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dada a popularização do cinema que permite hoje, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtores e difusores de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta: De que modo a linguagem videográfica possibilita ao professor de Geografia caminhos educativos na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamento o presente trabalho se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem e suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia cuja escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o entorno da escola e povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares, cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na aplicação de entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica do vídeo produzido pelos alunos intitulado “Praça Gentil Ferreira”.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-07T18:05:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-07T18:05:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ROBERTO, Marcelo Rodrigues. O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451
identifier_str_mv ROBERTO, Marcelo Rodrigues. O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/2/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/3/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/1/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a519f1ba3625814cd4c3853f42cbd9ee
f2ad2f849c0c7c3b72f461e2b9ffeaf5
46c474d5844f4361a800a61e3076f80e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777717391785984