O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN
Ano de defesa: | 2019 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451 |
Resumo: | A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia e no que concerne à Educação trata-se de um conteúdo/conceito que se amplia ao longo da trajetória escolar, que potencializa desdobramentos de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Assim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dada a popularização do cinema que permite hoje, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtores e difusores de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta: De que modo a linguagem videográfica possibilita ao professor de Geografia caminhos educativos na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamento o presente trabalho se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem e suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia cuja escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o entorno da escola e povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares, cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na aplicação de entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica do vídeo produzido pelos alunos intitulado “Praça Gentil Ferreira”. |
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Roberto, Marcelo RodriguesTroleis, Adriano LimaDantas, Eugenia MariaNunes, Flaviana GasparottiFernandez, Pablo Sebastian Moreira2020-02-07T18:05:02Z2020-02-07T18:05:02Z2019-12-05ROBERTO, Marcelo Rodrigues. O vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RN. 2019. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28451A paisagem é um dos conceitos fundamentais da Geografia e no que concerne à Educação trata-se de um conteúdo/conceito que se amplia ao longo da trajetória escolar, que potencializa desdobramentos de sentidos e significados, participando da construção de saberes e conhecimentos geográficos dos alunos. Assim, como forma de consolidar processos de ensino-aprendizagem acerca da paisagem nos valemos neste trabalho da linguagem videográfica, tão presente no cotidiano de alunos e professores visto seu acelerado avanço técnico e alcance dada a popularização do cinema que permite hoje, sobretudo aos jovens, um protagonismo nessa linguagem como produtores e difusores de produtos audiovisuais. Diante deste cenário, nos indagamos sobre de que modo os telefones celulares (e suas câmeras digitais) vêm transformando os hábitos, a cultura e os modos de aprender-ensinar tanto da escola quanto das culturas jovens. Assim, uma questão nos orienta: De que modo a linguagem videográfica possibilita ao professor de Geografia caminhos educativos na construção e compartilhamento de saberes espaciais? Tomando por base esse questionamento o presente trabalho se organiza da seguinte maneira: primeiramente, realiza um estudo sobre o conceito de paisagem e suas reverberações no Ensino de Geografia, em um contexto educacional estabelecido: o Instituto Padre Miguelinho, instituição pública de Ensino Médio centenária, localizada no bairro do Alecrim, Natal/RN. Um segundo passo se deu com a realização de um estudo teórico e técnico acerca da linguagem videográfica que deu aporte para a realização de oficinas de vídeos e de experimentações audiovisuais com grupos de alunos da 3ª série desta instituição, direcionadas para o estudo da paisagem em Geografia cuja escolha se deu pelo Alecrim, bairro da cidade que configura o entorno da escola e povoado por memórias, histórias, marcas da cultura, lugares, cotidianos e trajetórias de vida relevantes para o estudo das paisagens pelos alunos. O terceiro momento se dá como a análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na aplicação de entrevistas e conversas acerca dos processos de experimentação, das impressões dos alunos acerca da compreensão do conceito de paisagem e da exibição do vídeo em uma mostra de Artes na escola. Como produtos finais que ampliam o estudo teórico, a dissertação traz a Oficina de Linguagem Videográfica do vídeo produzido pelos alunos intitulado “Praça Gentil Ferreira”.Landscape is one of the most fundamental concepts on Geography. Concerning education, landscape is a content/concept that grows throughout the school life and intensifies the unfolding of meanings, integrating the construction of students’ knowledge on Geography. Therefore, this study addresses the video language as a way to consolidate the teachinglearning process on landscapes, considering the fact that such language is so present in the daily lives of students and teachers and its rapid technical progress and large scope with the popularization of cinema enable, especially youngsters, to be protagonists in such language as producers and broadcasters of audiovisual products. Considering such scenario, it is questioned how cell phones and their digital cameras have been transforming habits, cultures and teaching-learning methods that are occurring in both school and youngsters' culture. Thus, a question arises: How does video language enable geography teachers to adopt educational methods in the construction and sharing of spatial knowledges? Based on such questioning, this study is organized as follows: At first, a study on the concept of landscapes and its reverberations on Geography teaching in a pre-established educational context (Instituto Padre Miguelinho, a centenary public high school located in the district of Alecrim – Natal, RN, Brazil). Afterwards, a theoretical and technical study was performed on the video language that was employed as theoretical background for conducting workshops of video and audiovisual experimentations with a group of senior students of Instituto Padre Miguelinho. Such workshops focused on the studies of geographic landscapes of Alecrim (district where Instituto Padre Miguelinho is located in and which is filled with memories, history, culture, places, routines and life trajectories meaningful for the study of landscapes by the students). At last, a critical analysis was conducted on the teaching-learning process in the application of interviews and conversations related to experimentation process, students’ impressions on the understanding of the concept of landscape and the video exhibition that occurred at the Arts Fair of the Instituto Padre Miguelinho. As a final product that strengthens the theoretical study, this dissertation addresses the Video Language Workshop of the video produced by the students, which is titled “Praça Gentil Ferreira”.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEducaçãoGeografiaPaisagemLinguagem videográficaImagemO vídeo como linguagem no estudo da paisagem: experiências e práticas educativas no bairro do Alecrim - Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txtVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain356363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/2/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.txta519f1ba3625814cd4c3853f42cbd9eeMD52THUMBNAILVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/3/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf.jpgf2ad2f849c0c7c3b72f461e2b9ffeaf5MD53ORIGINALVideolinguagemestudo_Roberto_2019.pdfapplication/pdf6893478https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28451/1/Videolinguagemestudo_Roberto_2019.pdf46c474d5844f4361a800a61e3076f80eMD51123456789/284512020-02-09 04:29:08.773oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:29:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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