O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN
Ano de defesa: | 2016 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23054 |
Resumo: | O presente trabalho, intitulado “O Saber Empreendedor Docente: a experiência do Projeto Despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN”, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do empreendedorismo para o desenvolvimento profissional docente e para a educação escolar. Delimitamos os seguintes problemas: a proposta da educação empreendedora é capaz de contribuir na escola, para a inovação do processo educacional? Quais são os saberes empreendedores adquiridos pelos docentes formadores egressos do Projeto Despertar? Como eles poderão contribuir para a formação e profissionalização docente? Os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados para desvelar os objetivos do estudo norteiam-se na pesquisa qualitativa. Como instrumentos e técnicas de pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, a entrevista compreensiva e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Bandura (1997), Rogers (2001), Maslow (1998), Candy (1991), Ramalho, Nunes e Gaultier (2004), Alcoforado (2010), Garcia (1999), Freire (1972), Dewey (1979), Dolabela (2002), Tardif (2014), Mezirow (1990), dentre outros. Este trabalho está provisoriamente organizado em duas partes. Na primeira parte, foi desenvolvida uma análise sobre a inter-relação do empreendedorismo com educação e ensino, seguido de uma apresentação do Projeto Despertar, sua origem, concepção, fundamentação teórico-metodológica e como se desenvolveu a parceria com a Secretaria de Educação do RN, além dos resultados alcançados que caminharam para uma reflexão sobre as implicações pedagógicas dessa proposta educacional. A segunda parte do trabalho apresenta a metodologia adotada e os caminhos percorridos pela pesquisa para a identificação e validação dos dados, seguido dos resultados e considerações finais, expressas por meio de três categorias: Dimensão Pessoal, Dimensão Pedagógica e Dimensão Sociopolítica. Os resultados da pesquisa revelaram que os elementos didáticos e epistemológicos do campo do empreendedorismo têm um poder transformador, não só por parte de quem recebe (o aluno), mas principalmente, por parte de quem ensina/transmite: o professor. Esse conjunto de elementos que envolvem aspectos de natureza cognitiva e atitudinal desencadeia no professor um processo crítico reflexivo, o qual denominamos como “Saber Empreendedor Docente”. Considerando as novas necessidades formativas da sociedade, a perspectiva é que esse conjunto de saberes possa ser acessado didática e pedagogicamente pelos profissionais da educação, bem como, incluí-los no âmbito dos programas de formação inicial e continuada, oportunizando o engajamento da escola e seus estudantes nos inúmeros desafios que o mundo enfrenta, especialmente o Brasil. |
id |
UFRN_0dc4865a74947c76d3ced0fed75df79f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23054 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Liberato, Antonio Carlos TeixeiraDiniz, Adriana Valeria SantosCabral Neto, AntonioNunez, Isauro BeltranAlcoforado, Joaquim Luís de MedeirosRezende, Julio Francisco Dantas deBormann, Maria Aliete Cavalcante2017-05-23T19:50:53Z2017-05-23T19:50:53Z2016-05-16LIBERATO, Antonio Carlos Teixeira. O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN. 2016. 227f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23054O presente trabalho, intitulado “O Saber Empreendedor Docente: a experiência do Projeto Despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN”, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do empreendedorismo para o desenvolvimento profissional docente e para a educação escolar. Delimitamos os seguintes problemas: a proposta da educação empreendedora é capaz de contribuir na escola, para a inovação do processo educacional? Quais são os saberes empreendedores adquiridos pelos docentes formadores egressos do Projeto Despertar? Como eles poderão contribuir para a formação e profissionalização docente? Os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados para desvelar os objetivos do estudo norteiam-se na pesquisa qualitativa. Como instrumentos e técnicas de pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, a entrevista compreensiva e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Bandura (1997), Rogers (2001), Maslow (1998), Candy (1991), Ramalho, Nunes e Gaultier (2004), Alcoforado (2010), Garcia (1999), Freire (1972), Dewey (1979), Dolabela (2002), Tardif (2014), Mezirow (1990), dentre outros. Este trabalho está provisoriamente organizado em duas partes. Na primeira parte, foi desenvolvida uma análise sobre a inter-relação do empreendedorismo com educação e ensino, seguido de uma apresentação do Projeto Despertar, sua origem, concepção, fundamentação teórico-metodológica e como se desenvolveu a parceria com a Secretaria de Educação do RN, além dos resultados alcançados que caminharam para uma reflexão sobre as implicações pedagógicas dessa proposta educacional. A segunda parte do trabalho apresenta a metodologia adotada e os caminhos percorridos pela pesquisa para a identificação e validação dos dados, seguido dos resultados e considerações finais, expressas por meio de três categorias: Dimensão Pessoal, Dimensão Pedagógica e Dimensão Sociopolítica. Os resultados da pesquisa revelaram que os elementos didáticos e epistemológicos do campo do empreendedorismo têm um poder transformador, não só por parte de quem recebe (o aluno), mas principalmente, por parte de quem ensina/transmite: o professor. Esse conjunto de elementos que envolvem aspectos de natureza cognitiva e atitudinal desencadeia no professor um processo crítico reflexivo, o qual denominamos como “Saber Empreendedor Docente”. Considerando as novas necessidades formativas da sociedade, a perspectiva é que esse conjunto de saberes possa ser acessado didática e pedagogicamente pelos profissionais da educação, bem como, incluí-los no âmbito dos programas de formação inicial e continuada, oportunizando o engajamento da escola e seus estudantes nos inúmeros desafios que o mundo enfrenta, especialmente o Brasil.This work titled "The Teacher’s Entrepreneurial Knowledge: the experience of Despertar project – Partnership SEBRAE-RN / SEEC-RN" has the main objective to analyze the construction of one’s teaching entrepreneurial knowledge in light of the experiences from high school teachers who are participants of Despertar Project. We defined the following research questions: from the perspective of teachers participating in Despertar, can the entrepreneurial knowledge acquired through this project empower teachers to trigger new processes that could change their pedagogy? Before the challenges of our time, what is the role that entrepreneurial education can play to form more active and critical individuals who are able to live in global citizenship? The theoretical and methodological procedures used to reveal the objectives of the study are grounded on qualitative research. For data collection techniques we used documentary research, comprehensive interview and observation. For the treatment of the information we use the Content Analysis. We conducted a study of descriptive and comphrehensive nature, with the support of documents prepared by the research subjects (teachers) as well as literature on entrepreneurship, education and teacher training. We rooted this research on authors such as: Tardif (2014), Mezirow (1990), Dewey (1979), Bandura (1997), Shulman (1998), Ramalho, Nunes and Gaulthier (2004), Alcoforado (2010), Garcia ( 1999), Freire (1972), Dolabella (1999) among others. This work is tentatively divided into two parts. In the first part, there is an analysis of the synergies between entrepreneurship, education and teaching. This section is followed by an introduction to Despertar, its origins and design as well as the development of the partnership between SEBRAE-RN with the Department of Education. The results from this section lead to a reflection on the pedagogical implications of this educational proposal. The second section presents the methodology used and the paths followed by the researcher to identify and validate the data, followed by the results and final considerations, expressed through three categories: Personal Dimension, Dimension Educational, and Social Dimension Policy. The research’s results reveal that the epistemological didactic elements of entrepreneurship teaching has a transformative power, not only on the part of the recipient (the student), but mainly on those who teach / transmit: the teacher. This set of elements, involving aspects of cognitive and attitudinal nature, triggers teachers to a reflective, critical process, which we name "Knowing Entrepreneurial Teacher". Taking into account the new educational needs of society, the perspective is that this set of knowledge can be accessed didactically and pedagogically by education professionals — as well as include them in the context of initial and continuing education programs —, thus providing opportunities for schools and students to engage with the numerous challenges facing the world, especially Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEmpreendedorismoSaber docenteEducaçãoDimensões: pessoal, pedagógica e sociopolíticaO saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RNThe teacher’s entrepreneurial knowledge: the experience of despertar project – partnership SEBRAE-RN/SEEC-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdfSaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdfapplication/pdf3836136https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/1/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf1067e0c1bcfb5f0d46c1ef68c4853916MD51TEXTAntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.txtAntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain489245https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/4/AntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.txta7258f01f86a1214eb05c028064f7015MD54SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.txtSaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain488785https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/6/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.txteb844b9e89142e571c7caff0cc478c83MD56THUMBNAILAntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.jpgAntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8482https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/5/AntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.jpg6b507b298ad19386f2825a127f1c3534MD55SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.jpgSaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1863https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/7/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.jpg3e1993666b69d489da2a82c79148a654MD57123456789/230542019-06-16 02:20:39.219oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23054Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:20:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The teacher’s entrepreneurial knowledge: the experience of despertar project – partnership SEBRAE-RN/SEEC-RN |
title |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
spellingShingle |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN Liberato, Antonio Carlos Teixeira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Empreendedorismo Saber docente Educação Dimensões: pessoal, pedagógica e sociopolítica |
title_short |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
title_full |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
title_fullStr |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
title_full_unstemmed |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
title_sort |
O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN |
author |
Liberato, Antonio Carlos Teixeira |
author_facet |
Liberato, Antonio Carlos Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Diniz, Adriana Valeria Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Cabral Neto, Antonio |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Nunez, Isauro Beltran |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Alcoforado, Joaquim Luís de Medeiros |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Rezende, Julio Francisco Dantas de |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Bormann, Maria Aliete Cavalcante |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liberato, Antonio Carlos Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Empreendedorismo Saber docente Educação Dimensões: pessoal, pedagógica e sociopolítica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Saber docente Educação Dimensões: pessoal, pedagógica e sociopolítica |
description |
O presente trabalho, intitulado “O Saber Empreendedor Docente: a experiência do Projeto Despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN”, tem como objetivo analisar as possíveis contribuições do empreendedorismo para o desenvolvimento profissional docente e para a educação escolar. Delimitamos os seguintes problemas: a proposta da educação empreendedora é capaz de contribuir na escola, para a inovação do processo educacional? Quais são os saberes empreendedores adquiridos pelos docentes formadores egressos do Projeto Despertar? Como eles poderão contribuir para a formação e profissionalização docente? Os procedimentos teóricos e metodológicos utilizados para desvelar os objetivos do estudo norteiam-se na pesquisa qualitativa. Como instrumentos e técnicas de pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, a entrevista compreensiva e a observação. Fundamentamo-nos em autores como: Bandura (1997), Rogers (2001), Maslow (1998), Candy (1991), Ramalho, Nunes e Gaultier (2004), Alcoforado (2010), Garcia (1999), Freire (1972), Dewey (1979), Dolabela (2002), Tardif (2014), Mezirow (1990), dentre outros. Este trabalho está provisoriamente organizado em duas partes. Na primeira parte, foi desenvolvida uma análise sobre a inter-relação do empreendedorismo com educação e ensino, seguido de uma apresentação do Projeto Despertar, sua origem, concepção, fundamentação teórico-metodológica e como se desenvolveu a parceria com a Secretaria de Educação do RN, além dos resultados alcançados que caminharam para uma reflexão sobre as implicações pedagógicas dessa proposta educacional. A segunda parte do trabalho apresenta a metodologia adotada e os caminhos percorridos pela pesquisa para a identificação e validação dos dados, seguido dos resultados e considerações finais, expressas por meio de três categorias: Dimensão Pessoal, Dimensão Pedagógica e Dimensão Sociopolítica. Os resultados da pesquisa revelaram que os elementos didáticos e epistemológicos do campo do empreendedorismo têm um poder transformador, não só por parte de quem recebe (o aluno), mas principalmente, por parte de quem ensina/transmite: o professor. Esse conjunto de elementos que envolvem aspectos de natureza cognitiva e atitudinal desencadeia no professor um processo crítico reflexivo, o qual denominamos como “Saber Empreendedor Docente”. Considerando as novas necessidades formativas da sociedade, a perspectiva é que esse conjunto de saberes possa ser acessado didática e pedagogicamente pelos profissionais da educação, bem como, incluí-los no âmbito dos programas de formação inicial e continuada, oportunizando o engajamento da escola e seus estudantes nos inúmeros desafios que o mundo enfrenta, especialmente o Brasil. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-05-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-23T19:50:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-23T19:50:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIBERATO, Antonio Carlos Teixeira. O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN. 2016. 227f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23054 |
identifier_str_mv |
LIBERATO, Antonio Carlos Teixeira. O saber empreendedor docente: a experiência do projeto despertar - parceria SEBRAE-RN/SEEC-RN. 2016. 227f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23054 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/1/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/4/AntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/6/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/5/AntonioCarlosTeixeiraLiberato_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23054/7/SaberEmpreendedorDocente_Liberato_2016.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1067e0c1bcfb5f0d46c1ef68c4853916 a7258f01f86a1214eb05c028064f7015 eb844b9e89142e571c7caff0cc478c83 6b507b298ad19386f2825a127f1c3534 3e1993666b69d489da2a82c79148a654 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767042396749824 |