O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Palavras-chave em Português: | |
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Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257 |
Resumo: | O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico. Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMI é pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológica foi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamos a Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revela existir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI. |
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Bezerra, Alaine Sinara Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6924136088917152http://lattes.cnpq.br/1326690619078211Ferreira, Adir LuizDiniz, Adriana Valeria Santoshttps://orcid.org/0000-0002-2720-2433http://lattes.cnpq.br/7196551398849603Nunez, Isauro BeltranBormann, Maria Aliete Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9727239185925676Ramalho, Betania Leite2017-11-13T21:44:12Z2017-11-13T21:44:12Z2017-07-28BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico. Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMI é pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológica foi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamos a Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revela existir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI.The Secondary School, the final stage of Basic Education, presents serious inconsistencies due to its hesitant identity. Policies are being implemented in order to respond to the demands of society in the 21st Century, enabling students to have access to a set of knowledge to connect them to the globalized and technological world. In this context, the Inovador High School Program (ProEMI) was created by the Ministry of Education (MEC) in 2009 with the objective of offering another type of training to students, more focused on solving problems, distancing itself from the current curriculum that values Content and memorization. The ProEMI is based on a curriculum organized from four integrating dimensions: work, science, technology and culture. This program has required a new posture of the teacher in his / her school performance making innovation as the main element of the Program. The act of innovating requires that the teacher and other education professionals reflect and acquire a re-signification of pedagogical conceptions and practices. The insertion of innovation in the school context aims to promote changes in the teaching and learning process: it is an action constituted of challenges and difficulties. The present study aims to characterize and analyze the innovative pedagogical practices of teachers within ProEMI. The theoretical and epistemological foundation was supported by the understanding that the teacher as a professional in the learning process should be able to reflect on their practice and direct it according to the reality in which it operates, as stated by Candau (1997), Hernandez (2000) ), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez and Galthier (2004) among others. It is an exploratory and descriptive research based on qualitative and quantitative approaches, with the aim of identifying the representation that teachers have about pedagogical innovation and innovative practice. For this, 33 teachers participated in the research, responding to a questionnaire composed of open and closed questions. We conjugate the Content Analysis Technique (Bardin 2011) to know the representations on the agenda and the Descriptive Analysis for quantitative data. It is observed that the teachers affirm to be able to innovate the pedagogical practice through new knowledge, interest and training activities. The study reveals an innovative knowledge to be incorporated in the base of professional knowledge, a challenge to be recognized by the initial and ongoing training processes. The study reveals an innovative knowledge to be incorporated in the base of professional knowledge, a challenge to be recognized by the initial and ongoing training processes. The study also emphasizes the responsibility that the pedagogical teams should have in relation to the theoretical, methodological and technical conceptions not only of the teachers, but also of all those responsible for the implementation of the Program. Some recommendations are made for all ProEMI schools.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino MédioPrograma Ensino Médio InovadorInovação pedagógicaO Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdfAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdfapplication/pdf2336146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/1/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf587bdd9140ed1c0b8c25a44ccd58b7f7MD51TEXTAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txtAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390570https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/2/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txt9c89b1ded6d94e45ac135c12acbb9216MD52THUMBNAILAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpgAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2671https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/3/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpg1b7f4548c160b13d0ffc8de5c5d3ff0cMD53123456789/242572022-04-20 18:22:38.471oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T21:22:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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