O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Bezerra, Alaine Sinara Ribeiro
Orientador(a): Ramalho, Betania Leite
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257
Resumo: O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico. Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMI é pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológica foi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamos a Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revela existir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI.
id UFRN_0e63f7bfcd0c15c654d3f614d4fb0cca
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24257
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Bezerra, Alaine Sinara Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6924136088917152http://lattes.cnpq.br/1326690619078211Ferreira, Adir LuizDiniz, Adriana Valeria Santoshttps://orcid.org/0000-0002-2720-2433http://lattes.cnpq.br/7196551398849603Nunez, Isauro BeltranBormann, Maria Aliete Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9727239185925676Ramalho, Betania Leite2017-11-13T21:44:12Z2017-11-13T21:44:12Z2017-07-28BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico. Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMI é pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológica foi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamos a Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revela existir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI.The Secondary School, the final stage of Basic Education, presents serious inconsistencies due to its hesitant identity. Policies are being implemented in order to respond to the demands of society in the 21st Century, enabling students to have access to a set of knowledge to connect them to the globalized and technological world. In this context, the Inovador High School Program (ProEMI) was created by the Ministry of Education (MEC) in 2009 with the objective of offering another type of training to students, more focused on solving problems, distancing itself from the current curriculum that values Content and memorization. The ProEMI is based on a curriculum organized from four integrating dimensions: work, science, technology and culture. This program has required a new posture of the teacher in his / her school performance making innovation as the main element of the Program. The act of innovating requires that the teacher and other education professionals reflect and acquire a re-signification of pedagogical conceptions and practices. The insertion of innovation in the school context aims to promote changes in the teaching and learning process: it is an action constituted of challenges and difficulties. The present study aims to characterize and analyze the innovative pedagogical practices of teachers within ProEMI. The theoretical and epistemological foundation was supported by the understanding that the teacher as a professional in the learning process should be able to reflect on their practice and direct it according to the reality in which it operates, as stated by Candau (1997), Hernandez (2000) ), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez and Galthier (2004) among others. It is an exploratory and descriptive research based on qualitative and quantitative approaches, with the aim of identifying the representation that teachers have about pedagogical innovation and innovative practice. For this, 33 teachers participated in the research, responding to a questionnaire composed of open and closed questions. We conjugate the Content Analysis Technique (Bardin 2011) to know the representations on the agenda and the Descriptive Analysis for quantitative data. It is observed that the teachers affirm to be able to innovate the pedagogical practice through new knowledge, interest and training activities. The study reveals an innovative knowledge to be incorporated in the base of professional knowledge, a challenge to be recognized by the initial and ongoing training processes. The study reveals an innovative knowledge to be incorporated in the base of professional knowledge, a challenge to be recognized by the initial and ongoing training processes. The study also emphasizes the responsibility that the pedagogical teams should have in relation to the theoretical, methodological and technical conceptions not only of the teachers, but also of all those responsible for the implementation of the Program. Some recommendations are made for all ProEMI schools.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEnsino MédioPrograma Ensino Médio InovadorInovação pedagógicaO Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdfAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdfapplication/pdf2336146https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/1/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf587bdd9140ed1c0b8c25a44ccd58b7f7MD51TEXTAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txtAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain390570https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/2/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txt9c89b1ded6d94e45ac135c12acbb9216MD52THUMBNAILAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpgAlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2671https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/3/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpg1b7f4548c160b13d0ffc8de5c5d3ff0cMD53123456789/242572022-04-20 18:22:38.471oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T21:22:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
title O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
spellingShingle O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
Bezerra, Alaine Sinara Ribeiro
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Inovação pedagógica
title_short O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
title_full O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
title_fullStr O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
title_full_unstemmed O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
title_sort O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora
author Bezerra, Alaine Sinara Ribeiro
author_facet Bezerra, Alaine Sinara Ribeiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6924136088917152
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1326690619078211
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Ferreira, Adir Luiz
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Diniz, Adriana Valeria Santos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2720-2433
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7196551398849603
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Nunez, Isauro Beltran
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Bormann, Maria Aliete Cavalcante
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9727239185925676
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Alaine Sinara Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Betania Leite
contributor_str_mv Ramalho, Betania Leite
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Inovação pedagógica
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Médio
Programa Ensino Médio Inovador
Inovação pedagógica
description O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, apresenta sérias incoerências decorrentes da sua identidade vacilante. Políticas veem sendo implementadas a fim de responder às exigências postas pela sociedade do Século XXI, possibilitando aos alunos ter acesso a um conjunto de conhecimentos para conecta-los ao mundo globalizado e tecnológico. Nesse contexto surge o Programa do Ensino Médio Inovador (ProEMI), criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 com o objetivo de ofertar outro tipo de formação aos estudantes, mais focada na resolução de problemas, distanciando-se do currículo vigente que valoriza demasiadamente o conteúdo e a memorização. O ProEMI é pautado por um currículo organizado a partir de quatro dimensões integradoras: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Esse programa tem exigido uma nova postura do professor na sua atuação da escola tornando a inovação como elemento principal do Programa. O ato de inovar exige que o professor e demais profissionais da educação reflitam e adquiram uma ressignificação de concepções e de práticas pedagógicas. A inserção da inovação no contexto escolar tem como objetivo promover mudanças no processo de ensino e aprendizagem: é uma ação constituída de desafios e dificuldades. O presente estudo tem como objetivo caracterizar e analisar as práticas pedagógicas inovadoras dos docentes no âmbito do ProEMI. A fundamentação teórica e epistemológica foi respaldada na compreensão de que o professor como profissional do processo de ensino aprendizagem deve ser capaz de refletir sobre a sua prática e direcioná-la segundo a realidade em que atua, como afirmam Candau (1997), Hernandez (2000), Carbonell (2002), Pozo (2002), Fullan (2007) Perrenoud (2002), Ramalho, Nunez e Galthier (2004) entre outros. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva baseadas nas abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como foco identificar a representação que tem os professores sobre a inovação pedagógica e prática inovadora. Para isso, 33 professores participaram da pesquisa, respondendo a um questionário composto por questões abertas e fechadas. Conjugamos a Técnica da Análise de conteúdo (Bardin 2011) para conhecer as representações em pauta e a Análise descritiva para dados quantitativos. Constata-se que os professores afirmam poder inovar a prática pedagógica por meio de novos conhecimentos, interesse e atividades de formação. O estudo revela existir um saber inovador, a ser incorporado na base dos conhecimentos profissionais, um desafio a ser reconhecido pelos processos formativos inicial e continuado. O estudo destaca também a responsabilidade que deve ter as equipes pedagógicas em relação a condução nas concepções teóricas, metodológicas e técnicas não apenas dos professores, mas de todos os responsáveis pela implementação do Programa. Algumas recomendações são postas para o conjunto das escolas ProEMI.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-13T21:44:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-11-13T21:44:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257
identifier_str_mv BEZERRA, Alaine Sinara Ribeiro. O Programa Ensino Médio Inovador: recontextualizando a prática pedagógica inovadora. 2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/1/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/2/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24257/3/AlaineSinaraRibeiroBezerra_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 587bdd9140ed1c0b8c25a44ccd58b7f7
9c89b1ded6d94e45ac135c12acbb9216
1b7f4548c160b13d0ffc8de5c5d3ff0c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767091858079744