A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22348 |
Resumo: | A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática comometodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividadeshistóricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar aspossibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógicoatravés da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto deformação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais oconhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, paraelaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação àsCombinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Estainvestigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudoexplorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Paraanálise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicadauma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensãoinstrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumasfragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como emconceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partirde um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparadocom outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podeseainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a línguavernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazerMatemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo comas atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nívelde compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre osconceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético. |
id |
UFRN_0e6c45d5d0ddafd88e61c281ae3295cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22348 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Dias, Graciana FerreiraMorey, Bernadete BarbosaSousa, Giselle Costa deSad, Ligia ArantesGutierre, Liliane dos SantosRego, Rogeria Gaudencio doAndrade, Silvanio de2017-03-20T18:22:17Z2017-03-20T18:22:17Z2014-12-16DIAS, Graciana Ferreira. A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal. 2014. 172f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22348A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática comometodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividadeshistóricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar aspossibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógicoatravés da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto deformação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais oconhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, paraelaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação àsCombinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Estainvestigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudoexplorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Paraanálise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicadauma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensãoinstrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumasfragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como emconceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partirde um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparadocom outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podeseainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a línguavernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazerMatemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo comas atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nívelde compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre osconceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético.A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática comometodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividadeshistóricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar aspossibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógicoatravés da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto deformação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais oconhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, paraelaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação àsCombinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Estainvestigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudoexplorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Paraanálise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicadauma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensãoinstrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumasfragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como emconceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partirde um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparadocom outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podeseainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a línguavernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazerMatemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo comas atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nívelde compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre osconceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOHistória da MatemáticaAtividades históricasTriângulo AritméticoConstrutivismoA história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALHistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdfHistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdfapplication/pdf11628197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/1/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf0da07ee9e81124d3a33c4ea93ff85749MD51TEXTGracianaFerreiraDias_TESE.pdf.txtGracianaFerreiraDias_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain371714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/4/GracianaFerreiraDias_TESE.pdf.txt2ea5a77d6a3fc4eda4c638ccdb75bb84MD54HistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdf.txtHistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain371650https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/6/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf.txt78999320db4e95d082909d5f990b210eMD56THUMBNAILGracianaFerreiraDias_TESE.pdf.jpgGracianaFerreiraDias_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1951https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/5/GracianaFerreiraDias_TESE.pdf.jpgf15ef4846cce5344fd477cb71f219374MD55HistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdf.jpgHistóriaMatemáticaMetodologia_Dias_2014.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/7/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf.jpg299f16252f3238acf58f2c25f2005df6MD57123456789/223482019-06-16 02:19:42.523oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22348Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-16T05:19:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
title |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
spellingShingle |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal Dias, Graciana Ferreira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO História da Matemática Atividades históricas Triângulo Aritmético Construtivismo |
title_short |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
title_full |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
title_fullStr |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
title_full_unstemmed |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
title_sort |
A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal |
author |
Dias, Graciana Ferreira |
author_facet |
Dias, Graciana Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Sousa, Giselle Costa de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Sad, Ligia Arantes |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Gutierre, Liliane dos Santos |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Rego, Rogeria Gaudencio do |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Andrade, Silvanio de |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Graciana Ferreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO História da Matemática Atividades históricas Triângulo Aritmético Construtivismo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Atividades históricas Triângulo Aritmético Construtivismo |
description |
A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática comometodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividadeshistóricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar aspossibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógicoatravés da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto deformação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais oconhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, paraelaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação àsCombinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Estainvestigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudoexplorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do RioGrande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Paraanálise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicadauma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensãoinstrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumasfragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como emconceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partirde um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparadocom outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podeseainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a línguavernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazerMatemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo comas atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nívelde compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre osconceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-20T18:22:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-20T18:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DIAS, Graciana Ferreira. A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal. 2014. 172f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22348 |
identifier_str_mv |
DIAS, Graciana Ferreira. A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal. 2014. 172f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/1/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/4/GracianaFerreiraDias_TESE.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/6/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/5/GracianaFerreiraDias_TESE.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22348/7/Hist%c3%b3riaMatem%c3%a1ticaMetodologia_Dias_2014.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0da07ee9e81124d3a33c4ea93ff85749 2ea5a77d6a3fc4eda4c638ccdb75bb84 78999320db4e95d082909d5f990b210e f15ef4846cce5344fd477cb71f219374 299f16252f3238acf58f2c25f2005df6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777800537571328 |