O jogo de tabuleiro no ensino de geografia: proposta a partir de sequência didática sobre o meio ambiente do Seridó potiguar para o ensino fundamental - anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Fernandes, Jessiane Dantas
Orientador(a): Silva, Jeane Medeiros
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52131
Resumo: Se somos uma totalidade integrada, o estudante necessita conhecer seu papel neste planeta considerando que a fauna e a flora não são os únicos componentes do meio ambiente. Essa premissa implica a sensibilização do aluno para a construção de um saber geográfico que ultrapasse os muros escolares e perpasse a vida em sociedade. Nesse sentido, o ponto de partida será o lugar de vivência, do qual o estudante poderá chegar a uma percepção sustentável do planeta e de sua própria existência. Considerando essa concepção de realidade, questionamos: que possibilidades metodológicas, para além das abordagens usuais, podemos ensinar e aprender lugar, região e percepção ambiental no 4º ano do Ensino Fundamental? Como trabalhar didaticamente essas categorias no Seridó Potiguar em aulas de Geografia? Qual a importância do lúdico no ensino-aprendizagem de Geografia? Como o lúdico contribui para a compreensão do bioma da Caatinga a partir de seu lugar de vivência? O 4º ano foi escolhido devido às fragilidades que este ano representa para os alunos que não são alfabetizados, no qual consiste na possibilidade da primeira reprovação escolar e por se adequar à temática curricular e à metodologia do jogo. Esta pesquisa, a propósito, objetivou elaborar dois produtos, denominado Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e o outro, Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. Como procedimentos metodológicos, para organizar o conteúdo do currículo diversificado, utilizamos as análises documentais da BNCC, DCRN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e do Livro de Ocorrência do Corpo de Bombeiros. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar, priorizando os problemas do desmatamento, poluição ambiental, e a aprendizagem da fauna e da flora caantigueira. Recuperamos características em construção da Geografia Escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, previstas como objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCRN), aplicáveis à região do Seridó Potiguar, como projeção para o desenvolvimento do produto. Esses fundamentos foram aliados à sondagem do nível de conhecimento dos estudantes-sujeitos da pesquisa (matriculados na rede pública estadual de ensino no município de Caicó/RN), junto aos quais aplicamos a sequência e o jogo de tabuleiro. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Constatando que todas as nossas ações causam reações e impactos, sejam positivos ou negativos, estamos perante um novo olhar para a Terra, diante de sujeitos que farão a diferença a partir de sua localidade, com pequenas ações do dia a dia, construindo um espaço geográfico mais equilibrado ambientalmente. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, sendo possível verificar aprendizagem e interesse nas atividades sugeridas.
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Essa premissa implica a sensibilização do aluno para a construção de um saber geográfico que ultrapasse os muros escolares e perpasse a vida em sociedade. Nesse sentido, o ponto de partida será o lugar de vivência, do qual o estudante poderá chegar a uma percepção sustentável do planeta e de sua própria existência. Considerando essa concepção de realidade, questionamos: que possibilidades metodológicas, para além das abordagens usuais, podemos ensinar e aprender lugar, região e percepção ambiental no 4º ano do Ensino Fundamental? Como trabalhar didaticamente essas categorias no Seridó Potiguar em aulas de Geografia? Qual a importância do lúdico no ensino-aprendizagem de Geografia? Como o lúdico contribui para a compreensão do bioma da Caatinga a partir de seu lugar de vivência? O 4º ano foi escolhido devido às fragilidades que este ano representa para os alunos que não são alfabetizados, no qual consiste na possibilidade da primeira reprovação escolar e por se adequar à temática curricular e à metodologia do jogo. Esta pesquisa, a propósito, objetivou elaborar dois produtos, denominado Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e o outro, Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. Como procedimentos metodológicos, para organizar o conteúdo do currículo diversificado, utilizamos as análises documentais da BNCC, DCRN, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB e do Livro de Ocorrência do Corpo de Bombeiros. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar, priorizando os problemas do desmatamento, poluição ambiental, e a aprendizagem da fauna e da flora caantigueira. Recuperamos características em construção da Geografia Escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, previstas como objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCRN), aplicáveis à região do Seridó Potiguar, como projeção para o desenvolvimento do produto. Esses fundamentos foram aliados à sondagem do nível de conhecimento dos estudantes-sujeitos da pesquisa (matriculados na rede pública estadual de ensino no município de Caicó/RN), junto aos quais aplicamos a sequência e o jogo de tabuleiro. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Constatando que todas as nossas ações causam reações e impactos, sejam positivos ou negativos, estamos perante um novo olhar para a Terra, diante de sujeitos que farão a diferença a partir de sua localidade, com pequenas ações do dia a dia, construindo um espaço geográfico mais equilibrado ambientalmente. Como resultado, a aplicação dos produtos se mostrou eficaz no ensino e aprendizagem dos estudantes que contribuíram na construção desta pesquisa, sendo possível verificar aprendizagem e interesse nas atividades sugeridas.If we are an integrated totality, the student needs to know his role on this planet, considering that the fauna and flora are not the only environment components. This premise implies the student's awareness of the geographic knowledge construction that goes beyond school walls and permeates life in society. In this sense, the starting point will be the living place, from which the student will be able to reach a sustainable perception of the planet and of his own existence. Considering this reality conception we question: what methodological possibilities, in addition to the usual approaches, can we teach and learn place, region and environmental perception in the 4th year of Elementary School? How to work didactically these categories Geography classes of Seridó Potiguar? What is the ludic importance in the teaching-learning of Geography? How does the ludic contribute to the understanding of the Caatinga biome from where you live? This research, by the way, aimed to develop two products, called Didactic Sequence with a board game: the environment of Seridó Potiguar in Geography Elementary School - Initial Years and the other, Geographical Board Game of Seridó Potiguar. As methodological procedures, to organize the content of the diversified curriculum, we used the document analysis of the BNCC, DCRN, Law of Guidelines and Bases of National Education - LDB and the Book of Occurrence of the Fire Department. The proposal produced an analog board game aimed at the spatial reading of the Seridó Potiguar, prioritizing the problems of deforestation, environmental pollution, and learning about the caantigueira (Caatinga Biome) fauna and flora. We recover characteristics under construction of School Geography in Elementary Education - Initial Years, foreseen as objects of knowledge of the Base Nacional Comum Curricular (National Common Curricular Base BNCC) and the Documento Curricular do Rio Grande do Norte (Curricular Document of the State of Rio Grande do Norte DCRN), applicable to the Seridó Potiguar region, as projection for product development. These fundamentals were combined with the survey of the knowledge level of the research subject students (enrolled in the state public education network in Caicó/RN), with whom we applied the sequence and the board game. The thematic approaches worked were related to preservation, degradation, landscapes, relief, vegetation cover and places characterization. We noticed that games provide playfulness and student participation in the teaching-learning environment, enhancing the community to learn and socialize this learning. Realizing that all our actions cause reactions and impacts, whether positive or negative, we are facing a new look at the Earth, in front of individuals who will make the difference from their locality, with small actions of the day to day, building a geographic space more environmentally balanced. Knowing and understanding your place of living is also understanding the complexity of the whole (city, state, country, continent and planet Earth). As a result, the application of the products proved to be effective in the teaching and learning of the students who contributed to the construction of this research, making it possible to verify learning and interest in the suggested activities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino fundamentalEnsino de GeografiaJogo de tabuleiroSequência didáticaGeografia (Ensino fundamental)O jogo de tabuleiro no ensino de geografia: proposta a partir de sequência didática sobre o meio ambiente do Seridó potiguar para o ensino fundamental - anos iniciaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJogotabuleiroensino_Fernandes_2022.pdfapplication/pdf8427437https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52131/1/Jogotabuleiroensino_Fernandes_2022.pdf174cc728dccab12753ddef3dafa6746dMD51123456789/521312023-04-13 16:33:11.56oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52131Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-04-13T19:33:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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