Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
|
Departamento: |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641 |
Resumo: | This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlements |
id |
UFRN_12114c6ca67c991472038979b7daf27d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13641 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Jeremias Alves de Araujo ehttp://lattes.cnpq.br/2185761908980255http://lattes.cnpq.br/7842254018559167Schwade, Elisetehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4Nascimento, Silvana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/03833593825323102014-12-17T14:20:04Z2012-03-292014-12-17T14:20:04Z2011-09-02SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlementsEste trabalho discute como os processos de escolarização podem contribuir para que jovens assentados ressignifiquem a sua relação com os assentamentos rurais em que vivem. Procuramos compreender o lugar do jovem, sua relação com a comunidade local, os movimentos sociais e a sua atuação, posterior à formação, nas suas localidades. Para tanto, acompanhamos um grupo de alunos do Curso Magistério da Terra, desenvolvido através de uma parceria entre UFRN, INCRA e o MST, durante os anos de 2004 a 2007. Observamos suas trajetórias, os aprendizados proporcionados pelo Curso e de que forma as vivências no Centro de Formação contribuíram para a sua condição de agentes, oferecendo-lhes oportunidades de escolha em diferentes campos de atuação. Entendemos que o processo de formação pelo qual passaram lhes possibilitou ganhos individuais, no sentido de lhes ampliar o leque de escolhas, ao passo que tem contribuído para o desenvolvimento das áreas em que vivem, a partir da sua atuação coletiva. As práticas sociais vivenciadas no ambiente coletivo, aliadas ao acesso à escolaridade, proporcionaram um conjunto de saberes. Esses aprendizados possibilitaram aos jovens assumirem posições nos espaços de participação que se abriram para eles a partir de então, na escola, enquanto professores, no movimento social e nas associações que gerem os assentamentosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesJuventude ruralParticipaçãoEducação do campoAssentamentos ruraisMovimentos sociaisRural youthParticipationEducation in the countryRural settlementsSocial movementsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAJovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdfapplication/pdf650691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/1/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdfa666475602e3dedc7e2719655dd6ef89MD51TEXTJeremiasAAS_DISSERT.pdf.txtJeremiasAAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain254436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/6/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.txt544bbe83ff4401105615ca431093e037MD56JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txtJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain254215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/8/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txt9ae68b24e679d72f1c749c0cd87287a9MD58THUMBNAILJeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgJeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/7/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgb192567cca182f80e5d9a84137e798c8MD57JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/9/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgbb9b8619baf1e22de6c42c5563636c22MD59123456789/136412019-05-26 02:26:09.862oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13641Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
title |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
spellingShingle |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN Silva, Jeremias Alves de Araujo e Juventude rural Participação Educação do campo Assentamentos rurais Movimentos sociais Rural youth Participation Education in the country Rural settlements Social movements CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
title_short |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
title_full |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
title_fullStr |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
title_full_unstemmed |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
title_sort |
Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN |
author |
Silva, Jeremias Alves de Araujo e |
author_facet |
Silva, Jeremias Alves de Araujo e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2185761908980255 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7842254018559167 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Schwade, Elisete |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Nascimento, Silvana de Souza |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0383359382532310 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeremias Alves de Araujo e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude rural Participação Educação do campo Assentamentos rurais Movimentos sociais |
topic |
Juventude rural Participação Educação do campo Assentamentos rurais Movimentos sociais Rural youth Participation Education in the country Rural settlements Social movements CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rural youth Participation Education in the country Rural settlements Social movements |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
description |
This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlements |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-02 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-29 2014-12-17T14:20:04Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:20:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641 |
identifier_str_mv |
SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/1/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/6/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/8/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/7/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/9/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a666475602e3dedc7e2719655dd6ef89 544bbe83ff4401105615ca431093e037 9ae68b24e679d72f1c749c0cd87287a9 b192567cca182f80e5d9a84137e798c8 bb9b8619baf1e22de6c42c5563636c22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767112830648320 |