Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Silva, Jeremias Alves de Araujo e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Departamento: Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641
Resumo: This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlements
id UFRN_12114c6ca67c991472038979b7daf27d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13641
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Jeremias Alves de Araujo ehttp://lattes.cnpq.br/2185761908980255http://lattes.cnpq.br/7842254018559167Schwade, Elisetehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4Nascimento, Silvana de Souzahttp://lattes.cnpq.br/03833593825323102014-12-17T14:20:04Z2012-03-292014-12-17T14:20:04Z2011-09-02SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlementsEste trabalho discute como os processos de escolarização podem contribuir para que jovens assentados ressignifiquem a sua relação com os assentamentos rurais em que vivem. Procuramos compreender o lugar do jovem, sua relação com a comunidade local, os movimentos sociais e a sua atuação, posterior à formação, nas suas localidades. Para tanto, acompanhamos um grupo de alunos do Curso Magistério da Terra, desenvolvido através de uma parceria entre UFRN, INCRA e o MST, durante os anos de 2004 a 2007. Observamos suas trajetórias, os aprendizados proporcionados pelo Curso e de que forma as vivências no Centro de Formação contribuíram para a sua condição de agentes, oferecendo-lhes oportunidades de escolha em diferentes campos de atuação. Entendemos que o processo de formação pelo qual passaram lhes possibilitou ganhos individuais, no sentido de lhes ampliar o leque de escolhas, ao passo que tem contribuído para o desenvolvimento das áreas em que vivem, a partir da sua atuação coletiva. As práticas sociais vivenciadas no ambiente coletivo, aliadas ao acesso à escolaridade, proporcionaram um conjunto de saberes. Esses aprendizados possibilitaram aos jovens assumirem posições nos espaços de participação que se abriram para eles a partir de então, na escola, enquanto professores, no movimento social e nas associações que gerem os assentamentosapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisUFRNBRDesenvolvimento Regional; Cultura e RepresentaçõesJuventude ruralParticipaçãoEducação do campoAssentamentos ruraisMovimentos sociaisRural youthParticipationEducation in the countryRural settlementsSocial movementsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAJovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdfapplication/pdf650691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/1/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdfa666475602e3dedc7e2719655dd6ef89MD51TEXTJeremiasAAS_DISSERT.pdf.txtJeremiasAAS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain254436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/6/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.txt544bbe83ff4401105615ca431093e037MD56JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txtJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain254215https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/8/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txt9ae68b24e679d72f1c749c0cd87287a9MD58THUMBNAILJeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgJeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1948https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/7/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpgb192567cca182f80e5d9a84137e798c8MD57JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgJovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/9/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpgbb9b8619baf1e22de6c42c5563636c22MD59123456789/136412019-05-26 02:26:09.862oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/13641Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T05:26:09Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
title Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
spellingShingle Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
Silva, Jeremias Alves de Araujo e
Juventude rural
Participação
Educação do campo
Assentamentos rurais
Movimentos sociais
Rural youth
Participation
Education in the country
Rural settlements
Social movements
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
title_full Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
title_fullStr Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
title_full_unstemmed Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
title_sort Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN
author Silva, Jeremias Alves de Araujo e
author_facet Silva, Jeremias Alves de Araujo e
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2185761908980255
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7842254018559167
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Schwade, Elisete
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Nascimento, Silvana de Souza
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0383359382532310
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jeremias Alves de Araujo e
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude rural
Participação
Educação do campo
Assentamentos rurais
Movimentos sociais
topic Juventude rural
Participação
Educação do campo
Assentamentos rurais
Movimentos sociais
Rural youth
Participation
Education in the country
Rural settlements
Social movements
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Rural youth
Participation
Education in the country
Rural settlements
Social movements
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description This work discusses how schooling processes can contribute to young settlers resignify their relationship with rural settlements where they live. We want to understand youngster s place, his relationship with local community, social movements and their acting, after formation, at their localities. Thereunto, we tracked a group of students of Land Teaching Course, developed through a partnership between UFRN, INCRA and MST in the years 2004 to 2007. We observed their trajectories, the learnings provided by the Course and how Formation Centre experiences contributed to their agent conditions, offering them choice opportunities on different fields. We understand that formation process enabled them to have individual gains, widening their range of choices, while have contributed to development of areas in which they live, from their collective action. Social practices experienced in collective environment, combined with education access, provided a set of knowledge. These learnings have enabled youngsters to assume positions in participation areas which have been opened at school, while teachers, at social movements and at associations that manage the settlements
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-09-02
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-29
2014-12-17T14:20:04Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:20:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641
identifier_str_mv SILVA, Jeremias Alves de Araujo e. Jovens assentados, jovens estudantes, jovens professores: juventude em assentamentos rurais do RN. 2011. 119 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/1/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/6/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/8/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/7/JeremiasAAS_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/13641/9/JovensAssentadosJovens_Silva_2011.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a666475602e3dedc7e2719655dd6ef89
544bbe83ff4401105615ca431093e037
9ae68b24e679d72f1c749c0cd87287a9
b192567cca182f80e5d9a84137e798c8
bb9b8619baf1e22de6c42c5563636c22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767112830648320