Funções executivas de crianças de escola pública em fase inicial de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Wanderley, Bruna Cardoso
Orientador(a): Azoni, Cintia Alves Salgado
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28694
Resumo: As funções executivas (FE) são um conjunto de habilidades cognitivas e/ou emocionais recrutadas em situações cujas respostas automáticas ou instintivas não são suficientes. Para utilizá-las é necessário empreender certo esforço. Cruciais para o alcance do desenvolvimento cognitivo saudável dos indivíduos, estão relacionadas à formação de raciocínio, resolução de problemas e planejamento. Ademais, contribuem para o sucesso acadêmico, familiar e social. A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e aprovado pelo Comitê de Ética sob protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se os testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância entre o 2º e 3º anos. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.
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A característica desenvolvimental das FE favorece a infância enquanto fase ideal para o desenvolvimento eficaz dessas habilidades ao ter disponível o potencial cognitivo das crianças. Logo, as escolas representam espaços oportunos de investigação e de desenvolvimento dessas habilidades. Sendo assim, objetivou-se analisar o desempenho das FE nos domínios memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, controle inibitório, planejamento e fluência verbal. Participaram 70 crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental matriculadas na rede municipal de ensino de Natal/RN, de modo que cada ano escolar constituiu três grupos distintos de avaliação. O estudo é de caráter quantitativo, transversal e aprovado pelo Comitê de Ética sob protocolo CAAE nº 85607718.0.0000.5537. O Modelo de Diamond (2013) fora eleito para a compreensão teórica do construto. Os dados foram tratados por meio de análise descritiva e inferencial, com distribuição normal da amostra, utilizando-se os testes estatísticos One-way ANOVA, com post-hoc de Bonferroni, e r de Pearson. De modo geral, os resultados indicaram que as medidas descritivas das FE aumentaram com a progressão escolar, contudo, apenas a fluência verbal demonstrou significância entre o 2º e 3º anos. As demais apontaram significância entre o 1º e o 2º e/ou entre o 1º e o 3º anos. Portanto, o estudo colaborou na discussão acerca do desenvolvimento das FE nos anos iniciais de alfabetização.Executive functions (FE) are a set of cognitive and/or emotional skills recruited in situations which automatic or instinctive responses are not sufficient. To use them requires some effort. Crucial to achieve healthy cognitive development in individuals they are related to reasoning, problem solving and planning. In addition, they contribute to academic, family and social success. The developmental characteristic of EF favors childhood as the ideal phase for the effective development of these skills by having the cognitive potential of children available. Therefore, schools represent opportune spaces for researching and development of these skills. Thus, the objective was to analyze the performance of EF in the domains working memory, cognitive flexibility, inhibitory control, planning and verbal fluency. Seventy children from the 1st to the 3rd grade of elementary school enrolled in the municipal school of Natal/RN participated in the study, so that each school year constituted three distinct assessment groups. The study is quantitative, cross-sectional and approved by the Ethics Committee under protocol CAAE No. 85607718.0.0000.5537. The Diamond Model (2013) was elected for the theoretical understanding of the construct. Data were treated by descriptive and inferential analysis, with normal distribution of the sample, using one-way ANOVA statistical tests, with Bonferroni post-hoc and Pearson r tests. Overall, the results indicated that the descriptive measures of EF increased with school progression, however, only verbal fluency demonstrated significance between the 2nd and 3rd years. The others indicated significance between the 1st and 2nd and/or between the 1st and 3rd years. Therefore, the study contributed to the discussion about the development of EF in the early years of literacy.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAFunções executivasAvaliação neuropsicológicaCriançasAlfabetizaçãoFunções executivas de crianças de escola pública em fase inicial de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFuncoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdfapplication/pdf2205536https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28694/1/Funcoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf214da9eed037773284c3b79df353723cMD51TEXTFuncoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.txtFuncoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain241083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28694/2/Funcoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.txt29b0cba2a278b6fcee525926b862d151MD52THUMBNAILFuncoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.jpgFuncoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28694/3/Funcoesexecutivascriancas_Wanderley_2019.pdf.jpg28ee2caea74b27bdce1aa7afd994f603MD53123456789/286942020-04-05 05:42:11.084oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28694Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-04-05T08:42:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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