A governança interativa e a curricularização da extensão na UFRPE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Farias, Ana Paula da Silva
Orientador(a): Alloufa, Jomaria Mata de Lima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49151
Resumo: As universidades federais têm estilo próprio de estrutura, forma de agir e de tomar decisões e um formato de administração educacional que demanda habilidades e técnicas adequadas à sua realidade. Essas instituições possuem características que as tornam diferentes das demais organizações públicas brasileiras. Em função disso, defende-se a tese de que a governança dessas universidades não pode ficar restrita à uma concepção tradicional, baseada na prestação de contas, na divulgação de indicadores de desempenho, na transparência, accountability, eficiência e eficácia. Entende-se que é possível explorar a governança das universidades federais conhecendo a forma com que seus atores se mobilizam, trocam e implementam ideias, regras e recursos para atingir objetivos institucionais. E isso pode ser feito à luz do modelo de governança interativa de Kooiman et al. (2008), que enxerga a universidade federal como um sistema social, composto por um sistema de governo, um sistema a ser governado e as interações, que fluem entre esses dois sistemas. E, a partir dessa configuração, discutir uma questão que se apresenta no contexto diverso, complexo e dinâmico das universidades federais atualmente: a curricularização da extensão. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma o sistema de governança da UFRPE afeta a curricularização da extensão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, qualitativo, com análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE. Os resultados obtidos confirmaram a tese de que é possível analisar a governança da UFRPE a partir de uma concepção interativa. Embora elementos atrelados à concepção tradicional da governança tenham influenciado a formação e o funcionamento do sistema, com os próreitores de ensino e extensão da UFRPE atuando de forma privilegiada, tomando decisões centralizadas e instituindo uma governança, predominantemente, hierárquica, em detrimento aos modos mais participativos. Isso fez com que a governança da UFRPE afetasse elementos importantes da curricularização da extensão, como é o caso da interdisciplinaridade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
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Essas instituições possuem características que as tornam diferentes das demais organizações públicas brasileiras. Em função disso, defende-se a tese de que a governança dessas universidades não pode ficar restrita à uma concepção tradicional, baseada na prestação de contas, na divulgação de indicadores de desempenho, na transparência, accountability, eficiência e eficácia. Entende-se que é possível explorar a governança das universidades federais conhecendo a forma com que seus atores se mobilizam, trocam e implementam ideias, regras e recursos para atingir objetivos institucionais. E isso pode ser feito à luz do modelo de governança interativa de Kooiman et al. (2008), que enxerga a universidade federal como um sistema social, composto por um sistema de governo, um sistema a ser governado e as interações, que fluem entre esses dois sistemas. E, a partir dessa configuração, discutir uma questão que se apresenta no contexto diverso, complexo e dinâmico das universidades federais atualmente: a curricularização da extensão. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma o sistema de governança da UFRPE afeta a curricularização da extensão. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, qualitativo, com análise documental e aplicação de entrevistas semiestruturadas com servidores da UFRPE. Os resultados obtidos confirmaram a tese de que é possível analisar a governança da UFRPE a partir de uma concepção interativa. Embora elementos atrelados à concepção tradicional da governança tenham influenciado a formação e o funcionamento do sistema, com os próreitores de ensino e extensão da UFRPE atuando de forma privilegiada, tomando decisões centralizadas e instituindo uma governança, predominantemente, hierárquica, em detrimento aos modos mais participativos. Isso fez com que a governança da UFRPE afetasse elementos importantes da curricularização da extensão, como é o caso da interdisciplinaridade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.Federal universities have their own style of structure, way of acting and making decisions, and a format of educational administration that demands skills and techniques appropriate to their reality. These institutions have characteristics that make them different from other Brazilian public organizations. As a result, the thesis is defended that the governance of these universities cannot be restricted to a traditional conception, based on accountability, on the disclosure of performance indicators, on transparency, accountability, efficiency and effectiveness. It is understood that it is possible to explore the governance of federal universities knowing the way in which their actors mobilize, exchange and implement ideas, rules and resources to achieve institutional goals. And this can be done in light of the interactive governance model by Kooiman et al. (2008), who see the federal university as a social system, composed of a government system, a system to be governed and the interactions that flow between these two systems. And, from this configuration, to discuss an issue that presents itself in the diverse, complex and dynamic context of federal universities today: the curricularization of extension. Therefore, this research aims to understand how UFRPE's governance system affects extension curricularization. This is an exploratory and descriptive, qualitative study, with document analysis and application of semi-structured interviews with UFRPE employees. The results obtained confirmed the thesis that it is possible to analyze the governance of UFRPE from an interactive concept. Although elements linked to the traditional conception of governance have influenced the formation and functioning of the system, with the deans of teaching and extension at UFRPE acting in a privileged way, making centralized decisions and instituting a predominantly hierarchical governance, to the detriment of the more participatory. This made the governance of UFRPE affect important elements of the extension curricularization, as is the case of interdisciplinarity and the inseparability between teaching, research and extension.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOGovernança interativaCurricularizaçãoExtensãoUniversidades públicasA governança interativa e a curricularização da extensão na UFRPEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALGovernancainterativacurricularizacao_Farias_2022.pdfapplication/pdf2075921https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49151/1/Governancainterativacurricularizacao_Farias_2022.pdf6e3392e5503648cf5bd7da0d6823ebf2MD51123456789/491512022-08-15 20:02:19.652oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49151Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-08-15T23:02:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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