Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Morais Neto, Raimundo Marcolino de
Orientador(a): Oliveira, Otom Anselmo de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31820
Resumo: Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.
id UFRN_1c8b386c9ba0844756545615ec73e3b5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31820
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Morais Neto, Raimundo Marcolino dehttp://lattes.cnpq.br/7903084274135177Freire, Melquesedeque da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0358064729580858Pontes, Daniel de Limahttp://lattes.cnpq.br/1903229358912987Castro, Kesia Kelly Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/8773378896831240Oliveira, Otom Anselmo de2021-03-11T22:55:18Z2021-03-11T22:55:18Z2020-11-30MORAIS NETO, Raimundo Marcolino de. Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório. 2020. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31820Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.Determining the electron arrangements of atomic and ionic species, as well as knowing the reasons for these configurations, is of fundamental importance to understand and explain some phenomena, as well as to make predictions about the properties of chemical elements. Traditionally, that topic has been addressed in chemistry textbooks using Linus Pauling's electron distribution diagram. Despite the simplicity and advantages of that diagram for the distribution of electrons of atoms and ions, this model presents some limitations in representing the electron configurations of about 20% of the chemical elements; particularly for ions of these elements, the difficulties become even more evident. Considering this matter, the present work carried out a study on the use of diagrams developed by Rich-Suter (1988) to approach the electronic configurations of chemical species in the teaching and learning context. Therefore, a didactic sequence was planned and applied, with the participation of chemistry undergraduate students at the State University of Rio Grande do Norte (UERN), in Mossoró - RN. The aim of this work was to analyze the use of these diagrams in the process of the teaching and learning on electronic configurations of transition elements, through the mentioned didactic sequence. The research is qualitative in nature and can be classified as exploratory. Data were collected from a questionnaire, evaluative activities, field notes and audio recording of discursive interactions along of the teaching sequence. Findings suggest that the use of RichSuter (1988) diagrams linked to the approach of phenomenological and submicroscopic aspects of chemical knowledge in the context of the teaching sequence was useful in favoring and expanding students' knowledge regarding to the electronic configurations of atoms and ions. From the observations carried out in this work, an instructional material has been designed in the form of a booklet as a suggestion for the approach of this theme in the teaching and learning of chemistry.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONALUFRNBrasilConfiguração eletrônicaDiagrama de Rich-SuterElementos de transiçãoUso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdfapplication/pdf113371242https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/1/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf81688e7af9e4cb3cf43d3bb85a376f2fMD51TEXTUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txtUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain140324https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/2/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txt28dab3c127ae087cf252d82e7f639516MD52THUMBNAILUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpgUsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1295https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/3/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpg9da37bdfc66eb4d3e403f8891325fdcdMD53123456789/318202021-03-14 05:48:59.706oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31820Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-03-14T08:48:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
title Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
spellingShingle Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
Morais Neto, Raimundo Marcolino de
Configuração eletrônica
Diagrama de Rich-Suter
Elementos de transição
title_short Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
title_full Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
title_fullStr Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
title_sort Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório
author Morais Neto, Raimundo Marcolino de
author_facet Morais Neto, Raimundo Marcolino de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7903084274135177
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Pontes, Daniel de Lima
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1903229358912987
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Castro, Kesia Kelly Vieira de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8773378896831240
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Neto, Raimundo Marcolino de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0358064729580858
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Otom Anselmo de
contributor_str_mv Freire, Melquesedeque da Silva
Oliveira, Otom Anselmo de
dc.subject.por.fl_str_mv Configuração eletrônica
Diagrama de Rich-Suter
Elementos de transição
topic Configuração eletrônica
Diagrama de Rich-Suter
Elementos de transição
description Elaborar arranjos eletrônicos de espécies atômicas e iônicas, bem como conhecer as razões determinantes dessas configurações, é de fundamental importância para compreender e explicar alguns fenômenos, assim como para fazer previsões sobre propriedades de elementos químicos. Tradicionalmente, esse tópico tem sido abordado em livros didáticos de química fazendo-se uso do diagrama de distribuição eletrônica de Linus Pauling. Apesar da simplicidade e vantagens desse diagrama para a distribuição de elétrons de átomos e íons, tal modelo apresenta algumas limitações quando busca-se representar as configurações eletrônicas de cerca de 20% dos elementos químicos; no caso dos íons desses elementos, as dificuldades ficam ainda mais evidentes. Considerando essa problemática, o presente trabalho realizou um estudo sobre o uso dos diagramas desenvolvidos por Rich-Suter (1988) para a abordagem das configurações eletrônicas de espécies químicas no contexto do ensino e aprendizagem. Para isso, foi planejada e aplicada uma sequência didática que contou com a participação de estudantes do curso de licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no município de Mossoró - RN. O objetivo deste trabalho se concentrou em analisar o uso desses diagramas no processo de ensino e aprendizagem de configurações eletrônicas dos elementos de transição, no contexto da referida sequência didática. A pesquisa tem natureza qualitativa e pode ser classificada como do tipo exploratória, sendo que para coleta de dados, foram utilizadas um questionário, atividades avaliativas, notas de campo e captação em áudio de interações discursivas durante as atividades da sequência. Os resultados sugerem que o uso dos diagramas de Rich-Suter (1988) articulados à abordagem de aspectos fenomenológicos e submicroscópicos do conhecimento químico no contexto da sequência didática desenvolvida, foi útil em favorecer e ampliar os conhecimentos dos estudantes quanto às configurações eletrônicas dos átomos e íons. Com base nas observações feitas neste trabalho, foi elaborado um produto acadêmico constituído por um material didático no formato de cartilha como sugestão para a abordagem desse tema no ensino e aprendizagem de química.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-11T22:55:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-11T22:55:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MORAIS NETO, Raimundo Marcolino de. Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório. 2020. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31820
identifier_str_mv MORAIS NETO, Raimundo Marcolino de. Uso dos diagramas de Rich-Suter para o ensino de aprendizagem de configurações eletrônicas: um estudo exploratório. 2020. 130f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química - Profqui) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/1/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/2/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31820/3/UsodiagramasRichSuter_MoraisNeto_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81688e7af9e4cb3cf43d3bb85a376f2f
28dab3c127ae087cf252d82e7f639516
9da37bdfc66eb4d3e403f8891325fdcd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767085016121344