Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Lopes, Maria Maroni
Orientador(a): Morey, Bernadete Barbosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068
Resumo: The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situations
id UFRN_1d715990220851f23c09aa06b3edbe69
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16068
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Maria Maronihttp://lattes.cnpq.br/2220543374873550http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Sousa, Giselle Costa dehttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282Garnica, Antônio Vicente Marafiotihttp://lattes.cnpq.br/5089072868644414Morey, Bernadete Barbosa2014-12-17T15:04:55Z2011-05-302014-12-17T15:04:55Z2010-08-17LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situationsO presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades e limitações do software GeoGebra no ensino e aprendizagem de Trigonometria. Baseando-se nos recursos presentes nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, a pesquisa pretendeu responder à seguinte questão: Poderíamos utilizar as condições hoje presentes na escola e, os recursos do software Geogebra para otimizar o ensino e aprendizagem de Trigonometria? . Para tanto, foi elaborado e aplicado um módulo de atividades investigativas. A intervenção metodológica foi realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola pública na cidade do Natal, RN. Tomamos como base o referencial teórico da Didática da Matemática, adotando as concepções de Borba e Penteado (2007), Valente (1999) e Zulatto (2002, 2007) no que se refere ao uso da Tecnologia Informática (TI) na sala de aula de Matemática. Para elaborar as atividades investigativas, adotamos as concepções de Ponte, Brocardo e Oliveira (2005) e Ernest (1996). A análise das atividades ajudou-nos a entender como os alunos realizam suas construções e fazem a apreensão visual por meio do processo de arrastar as figuras na tela do computador. Além disso, as atividades aplicadas com o recurso do software GeoGebra nos levaram a afirmar sobre as alternativas e performance dos estudantes face a solução de alguns problemas de Trigonometriaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino e aprendizagem de trigonometriaAtividades investigativasSoftware geoGebraTrigonometry learning and teaching processesInvestigative activitiesGeoGebra softwareCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAConstrução e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaML_DISSERT.pdfapplication/pdf1784880https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/1/MariaML_DISSERT.pdf8faf0ecb9ae8b0c1f3c6695cd8d2bd73MD51TEXTMariaML_DISSERT.pdf.txtMariaML_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain213929https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/6/MariaML_DISSERT.pdf.txt8c694b4f20b5ad9629d207f1ea2e9519MD56THUMBNAILMariaML_DISSERT.pdf.jpgMariaML_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1989https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/7/MariaML_DISSERT.pdf.jpg3e9b0e325f0df05758ace2dcb65f9ebbMD57123456789/160682017-11-02 10:23:03.713oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16068Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:23:03Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
title Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
spellingShingle Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
Lopes, Maria Maroni
Ensino e aprendizagem de trigonometria
Atividades investigativas
Software geoGebra
Trigonometry learning and teaching processes
Investigative activities
GeoGebra software
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
title_full Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
title_fullStr Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
title_full_unstemmed Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
title_sort Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra
author Lopes, Maria Maroni
author_facet Lopes, Maria Maroni
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2220543374873550
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Garnica, Antônio Vicente Marafioti
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5089072868644414
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Maria Maroni
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem de trigonometria
Atividades investigativas
Software geoGebra
topic Ensino e aprendizagem de trigonometria
Atividades investigativas
Software geoGebra
Trigonometry learning and teaching processes
Investigative activities
GeoGebra software
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Trigonometry learning and teaching processes
Investigative activities
GeoGebra software
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description The present study aims to analyze the potentialities and limitations of GeoGebra software on what concerns trigonometry s teaching and learning processes. Taking the present resources of public school from the state of Rio Grande do Norte, the research intends to answer the following question: Could we use the current conditions of public school and the Geogebra software to optimize the trigonometry s learning and teaching processes situation? . To make it a possible to answer the question above, a module of investigative activities was created and applied. The methodological intervention was made among second year High School students from a public school in Natal, RN. The theoretical reference of Mathematics Didactics was taken was a base, adopting the conceptions of Borba and Penteado (2001), Valente (1999) and Zulatto (2002, 2007) about the use of Information Technology (IT) on Mathematics classrooms. In order to create the investigative activities helped us to understand how the students make their constructions and their visual perception through the process of dragging images on the computer screen. Furthermore, the activities done with the GeoGebra software s resources facilitate the resolution of trigonometry situations
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-17
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-30
2014-12-17T15:04:55Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068
identifier_str_mv LOPES, Maria Maroni. Construção e aplicação de uma sequência didática para o ensino de trigonometria usando software geogebra. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/1/MariaML_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/6/MariaML_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16068/7/MariaML_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8faf0ecb9ae8b0c1f3c6695cd8d2bd73
8c694b4f20b5ad9629d207f1ea2e9519
3e9b0e325f0df05758ace2dcb65f9ebb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767020216221696