Comunicação na captação de eventos corporativos: um estudo nos Convention & Visitors Bureaus do Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Costa, Juliana Rodrigues da
Orientador(a): Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/21730
Resumo: O turismo de eventos corporativos acelera o fenômeno e diminui a sazonalidade, além de impulsionar diversas formas de comunicação, seja ela voltada para captação de eventos ou não. Nessa expectativa, o objetivo da pesquisa foi avaliar as tipologias da comunicação utilizadas para a captação de eventos corporativos no Convention & Visitors Bureaus do Brasil. O estudo teve como universo, os diretores executivos e comerciais das associações que captam eventos corporativos, por meio de pesquisa qualitativa e natureza descritivo-exploratória, viés funcionalista e amostra não probabilística. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado, enviado por meio eletrônico, por intermédio da ferramenta Google Docs e avaliado a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de captação é voltado para o perfil dos setores: atacadistas, serviços, organizadoras e promotoras de eventos, agronegócio, tecnológico, industrial, mineração, líderes e médicos. Tendo como quesitos que impactam a comunicação os seguintes elementos: avaliação dos dados e fontes, recebimento de informações atualizadas, feedback, trabalhos com a demanda e oferta da captação. Assim como, comunicação multi-ferramentas, avaliações constantes, vícios de linguagem, clareza comunicativa, limitação vocabular, experiências anteriores e visão de amigos ou familiares. Já os que corroboram estão voltados para atitude ao se comunicar, a responsabilidade e propriedade que gera transparência e fidelidade à comunicação, o contato direto, por meio da fala, apresentação da proposta, contato com o promotor ou líder. No cenário, foi apontada a dificuldade de avaliação, quanto à frequência e retroalimentação dos dados, a fim de manter uma sintonia de informações e possível desenvolvimento, haja vista que o termo avaliação ponto a ponto foi citado por quatro destinos (Natal, São Paulo, Belém e Poços de Caldas). Conclui-se que, para se construir uma comunicação captadora de eventos corporativos que descentralize os resultados pelo país de forma integral, é preciso conhecer os principais nichos de contratantes, as suas peculiaridades e particularidades, pois cada captação de evento é única e, para esse contratante, a vontade dos participantes está sempre em primeiro lugar, ou seja, a fidelidade da comunicação impacta no feedback final.
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O estudo teve como universo, os diretores executivos e comerciais das associações que captam eventos corporativos, por meio de pesquisa qualitativa e natureza descritivo-exploratória, viés funcionalista e amostra não probabilística. A coleta dos dados foi realizada por meio de questionário semiestruturado, enviado por meio eletrônico, por intermédio da ferramenta Google Docs e avaliado a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que o processo de captação é voltado para o perfil dos setores: atacadistas, serviços, organizadoras e promotoras de eventos, agronegócio, tecnológico, industrial, mineração, líderes e médicos. Tendo como quesitos que impactam a comunicação os seguintes elementos: avaliação dos dados e fontes, recebimento de informações atualizadas, feedback, trabalhos com a demanda e oferta da captação. Assim como, comunicação multi-ferramentas, avaliações constantes, vícios de linguagem, clareza comunicativa, limitação vocabular, experiências anteriores e visão de amigos ou familiares. Já os que corroboram estão voltados para atitude ao se comunicar, a responsabilidade e propriedade que gera transparência e fidelidade à comunicação, o contato direto, por meio da fala, apresentação da proposta, contato com o promotor ou líder. No cenário, foi apontada a dificuldade de avaliação, quanto à frequência e retroalimentação dos dados, a fim de manter uma sintonia de informações e possível desenvolvimento, haja vista que o termo avaliação ponto a ponto foi citado por quatro destinos (Natal, São Paulo, Belém e Poços de Caldas). Conclui-se que, para se construir uma comunicação captadora de eventos corporativos que descentralize os resultados pelo país de forma integral, é preciso conhecer os principais nichos de contratantes, as suas peculiaridades e particularidades, pois cada captação de evento é única e, para esse contratante, a vontade dos participantes está sempre em primeiro lugar, ou seja, a fidelidade da comunicação impacta no feedback final.The corporate events tourism accelerates the tourism phenomenon and reduces seasonality, besides it boosts various forms of communication, whether it is focused on attracting events or otherwise. Based on this expectation, the objective of the research was to evaluate the types of communication used for the attraction of corporate events in Convention & Visitors Bureaus of Brazil. The study had as its universe executives and trade directors of associations that attract corporate events, through qualitative research and descriptive and exploratory nature, functionalist bias and non-probabilistic sample. Data collection was conducted through a semi-structured questionnaire sent by electronic means through the Google Docs tool and evaluated by the content analysis technique. The research results show that the process of attracting is focused on the profile of the sectors: wholesale, services, events organizers, promoters, agribusiness, technological, industrial, mining, leaders and medical. The questions that impact communication are: evaluate the data and sources, have updated information, ask for and offer feedback, work with the demand and supply of the attraction. Communication should be multi-tools, make assessments constantly, language vices, communicative clarity, limited vocabulary, previous experiences and vision of friends or family. Those which corroborate are focused on an attitude while communicating, responsibility and ownership that creates transparency and fidelity to communication, direct contact through speech, proposal submission, contact with the promoter or leader. In the research was pointed out the difficulty of evaluation, regarding the frequency and feedback of data in order to maintain a line of information and possible development, given that the evaluation point to point was cited by four destinations (Natal, São Paulo, Belém and Poços de Caldas). In conclusion, to build a communication to attract corporate events that decentralize the results through the country integrally, it is needed to know the main contractors niches, their quirks and peculiarities, because each event attraction is unique and for that contractor the will of the participants is always in first place, in other words, the communication fidelity impacts on the final feedback.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::TURISMOComunicaçãoCaptação de eventosTurismo de eventosComunicação na captação de eventos corporativos: um estudo nos Convention & Visitors Bureaus do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdfJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdfapplication/pdf2029539https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21730/1/JulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf554c80dcbf7a8b809e05e275b0cacd69MD51TEXTJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.txtJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain243360https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21730/4/JulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.txt06978dd87e3f12f483ba640ab6994c63MD54THUMBNAILJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.jpgJulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/21730/5/JulianaRodriguesDaCosta_DISSERT.pdf.jpg515a99460d4fc4bd2e813eda4d15acfcMD55123456789/217302017-11-03 20:30:37.336oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/21730Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T23:30:37Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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