O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Araújo, Luzia Anália de
Orientador(a): Azevedo, Josilete Alves Moreira de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248
Resumo: O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua.
id UFRN_1ddb97a0e873d3b67ea794e68dca2432
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23248
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Luzia Anália dehttp://lattes.cnpq.br/3103700101273378http://lattes.cnpq.br/2799752911278641Paz, Ana Maria de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3154455138181144Bessa, José Cezinaldo Rochahttp://lattes.cnpq.br/4441063127606204Azevedo, Josilete Alves Moreira de2017-05-31T00:20:27Z2017-05-31T00:20:27Z2016-12-16ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua.The Portuguese language teaching has become the most urgent difficulty to be mastered/overcome within the school educational action. This observation, it is clear by the large number of students from high school who have shown serious problems when dealing with reading and writing. The facts exposed appear as a symptom of a teaching, which is more committed to the standardized contents in the institutionalized curriculum than with the building of a bridge between contents worked and life experience. Without which, there will be no effective learning. Before these difficulties, we have sat up as a goal to propose the literary reading of poems and short stories, making this way, the articulation of linguistic and literary knowledge much easier as an attempt to bring the learner closer of the richness that arises from the mentioned texts by giving them opportunities to minimize the limitations of writing well. Our investigation, sets up as a research-action, in which, we seek from a pedagogical intervention to develop written activities from the standard norm language perspective linked to the reading of literary works. To the achievement of the investigative purpose we were supported by authors from Portuguese and literature areas, such as : Cosson ( 2006), Flôres ( 2001), Kato ( 1995), Kleiman ( 1995), Matênio ( 1998), Antunes ( 2003, 2011), Figueiredo ( 2005), Koch and Elias ( 2010), Azevedo ( 2012) Passarelli ( 2004), Schneuwly and Dolz ( 2004), among others. The outcomes showed that the pedagogical actions applied to develop student’s written competence from the reading of literary genres texts have shown quite significant since it has helped the learning of the writing in the standard language mode.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASCompetência escritoraEscrita e literaturaLeitura e escritaO texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escritainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdfLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1980816https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/1/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdff1aadd431205ab78ec938ef31719e109MD51TEXTLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txtLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain305209https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/4/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txt603be409e72e13836569df233974e527MD54THUMBNAILLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgLuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2631https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/5/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg8661419d93ab4c03f01af58574a6cb40MD55123456789/232482017-11-03 23:41:17.746oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T02:41:17Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
title O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
spellingShingle O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
Araújo, Luzia Anália de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Competência escritora
Escrita e literatura
Leitura e escrita
title_short O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
title_full O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
title_fullStr O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
title_full_unstemmed O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
title_sort O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita
author Araújo, Luzia Anália de
author_facet Araújo, Luzia Anália de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3103700101273378
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Paz, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3154455138181144
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Bessa, José Cezinaldo Rocha
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4441063127606204
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Luzia Anália de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
contributor_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Competência escritora
Escrita e literatura
Leitura e escrita
dc.subject.por.fl_str_mv Competência escritora
Escrita e literatura
Leitura e escrita
description O ensino de Língua Portuguesa tem se constituído como a mais urgente dificuldade a ser superada, dentro da ação educativa escolar; sendo que tal observação torna-se evidente pela grande quantidade de estudantes do Ensino Fundamental que apresentam graves problemas de leitura e, consequentemente, de escrita. Os fatos expostos aparecem como sintoma de uma forma de ensino mais comprometida com os conteúdos sugeridos no currículo institucionalizado, do que com a construção de uma ponte entre os conteúdos trabalhados e as experiências de vida; sem a qual, não ocorrerá uma efetiva aprendizagem. Diante dessas dificuldades, traçamos como objetivo propor a leitura literária de poemas e contos para favorecer a articulação de conhecimentos linguísticos e literários e, assim, aproximar os aprendizes da riqueza que emana dos referidos textos; gerando oportunidades para minimizar as limitações do ato de bem escrever. Nossa investigação, configura-se como uma pesquisa ação, na qual buscamos, a partir de uma intervenção pedagógica, desenvolver atividades de escrita na perspectiva da norma padrão da língua vinculadas à leitura de obras literárias. Para consecução do propósito investigativo, apoiamo-nos autores das áreas de Língua Portuguesa e Literatura, a saber: Cosson (2006), Flôres (2001), Kato (1995), Kleiman (1995), Matêncio (1998), Antunes (2003, 2011), Figueiredo (2005) Koch e Elias (2010), Azevedo (2012), Passarelli (2004), Schneuwly e Dolz (2004), dentre outros. Os resultados revelaram que as ações didáticas empreendidas para desenvolver a competência escritora dos alunos a partir da leitura de textos do gênero literário mostraram-se relevantes em virtude de favorecer o aprendizado da escrita na modalidade padrão da língua.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-05-31T00:20:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T00:20:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248
identifier_str_mv ARAÚJO, Luzia Anália de. O texto literário como ferramenta para a aprendizagem da escrita. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/1/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/4/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23248/5/LuziaAnaliaDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1aadd431205ab78ec938ef31719e109
603be409e72e13836569df233974e527
8661419d93ab4c03f01af58574a6cb40
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767063666065408