Crises do cotidiano em Machado de Assis e Luigi Pirandello: um estudo comparado
Ano de defesa: | 2015 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
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Departamento: |
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20752 |
Resumo: | A presente tese se propõe a identificar possíveis aproximações e diferenças entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), do escritor brasileiro Machado de Assis, e Uno, nessuno e centomila (1926), do escritor italiano Luigi Pirandello. Considerando que os dois autores ocupam lugar de destaque nas literaturas brasileira e italiana, respectivamente, e que ambos observaram e vivenciaram transformações marcantes em suas respectivas sociedades, o Brasil do período imperial, e a Itália pós risorgimentale, verificaremos como os dois, a seu modo, compõem uma arte literária na qual é possível alcançar a consciência social e moral de cada um. Procuramos alcançar, ainda, o sentimento de inquietação, de ansiedade, de medo, de dúvida, de interesse, de vaidade, de ambição, enfim, o desejo de ser das personagens, as quais representam o homem de final do século XIX e início do século XX, com características que apontam para o sujeito de identidade fragmentada, em busca de um lugar no mundo, mesmo que para conseguir tal lugar renuncie sua essência e adote uma aparência correspondente a todas as imagens que a sociedade lhe atribui. Os protagonistas Brás Cubas e Vitangelo Moscarda nos conduzirão pelas trilhas da consciência de cada um, as quais demarcam a fronteira da essência em desarmonia com a aparência. Críticos como Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone de Castris, entre outros, nos deram o amparo teórico necessário para um estudo comparado entre dois autores que, como poucos, souberam expressar, por meio de suas personagens, a difícil relação do homem consigo mesmo e com o universo que o circunda. |
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20752A presente tese se propõe a identificar possíveis aproximações e diferenças entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), do escritor brasileiro Machado de Assis, e Uno, nessuno e centomila (1926), do escritor italiano Luigi Pirandello. Considerando que os dois autores ocupam lugar de destaque nas literaturas brasileira e italiana, respectivamente, e que ambos observaram e vivenciaram transformações marcantes em suas respectivas sociedades, o Brasil do período imperial, e a Itália pós risorgimentale, verificaremos como os dois, a seu modo, compõem uma arte literária na qual é possível alcançar a consciência social e moral de cada um. Procuramos alcançar, ainda, o sentimento de inquietação, de ansiedade, de medo, de dúvida, de interesse, de vaidade, de ambição, enfim, o desejo de ser das personagens, as quais representam o homem de final do século XIX e início do século XX, com características que apontam para o sujeito de identidade fragmentada, em busca de um lugar no mundo, mesmo que para conseguir tal lugar renuncie sua essência e adote uma aparência correspondente a todas as imagens que a sociedade lhe atribui. Os protagonistas Brás Cubas e Vitangelo Moscarda nos conduzirão pelas trilhas da consciência de cada um, as quais demarcam a fronteira da essência em desarmonia com a aparência. Críticos como Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone de Castris, entre outros, nos deram o amparo teórico necessário para um estudo comparado entre dois autores que, como poucos, souberam expressar, por meio de suas personagens, a difícil relação do homem consigo mesmo e com o universo que o circunda.This thesis proposes to identify possible similarities and differences between the novels Memórias Póstumas de Brás Cubas (1981), by the Brazilian writer Machado de Assis, and Uno, Nessuno and Centomila (1926), by the Italian writer Luigi Pirandello. The two authors have prominent respective places in Brazilian and Italian literature, and both observed and experienced remarkable changes in their societies Brazil's imperial period, and Italy’s post-risorgimentale period. We will verify how each author composes a piece o literary art in which it is possible to achieve the authors’social and moral conscience. We will also attempt to achieve thefeelings of restlessness, anxiety, fear, doubt, interest, vanity, ambition: in summary, the desire of the characters to exist, which represents man at the end of the nineteenth century and commencement of thetwentieth century. The characters’ features point to fragmented identity, in search of a place in the world, even if he needs to renounce his essence and to adopt a corresponding appearance to all images that society assigns to him in order to achieve such a place. The protagonists, Brás Cubas and Vitangelo Moscarda, will lead us along the paths of consciousness of each, which demarcate the border between essence and appearance. Critics such as Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone Castris, among others, will give us the theoretical support necessary for a comparative study between the two authors, whom, like few others, knew how to express, through their characters, the difficult relationship of man with himself and with the universe at large.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAMachado de AssisLuigi PirandelloEssênciaAparênciaVidaFormaCrises do cotidiano em Machado de Assis e Luigi Pirandello: um estudo comparadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdfTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdfapplication/pdf1218674https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20752/1/TerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf4dc13abc1d0ffa7d63519410b932300bMD51TEXTTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.txtTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain399872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20752/6/TerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.txt1bd5ddd43b90078dc622c266703c185bMD56THUMBNAILTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.jpgTerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1721https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20752/7/TerezinhaMartaDePaulaPeres_TESE.pdf.jpga783e402e74c9181481410c71b290f03MD57123456789/207522017-11-04 12:22:44.129oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20752Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T15:22:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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A presente tese se propõe a identificar possíveis aproximações e diferenças entre os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), do escritor brasileiro Machado de Assis, e Uno, nessuno e centomila (1926), do escritor italiano Luigi Pirandello. Considerando que os dois autores ocupam lugar de destaque nas literaturas brasileira e italiana, respectivamente, e que ambos observaram e vivenciaram transformações marcantes em suas respectivas sociedades, o Brasil do período imperial, e a Itália pós risorgimentale, verificaremos como os dois, a seu modo, compõem uma arte literária na qual é possível alcançar a consciência social e moral de cada um. Procuramos alcançar, ainda, o sentimento de inquietação, de ansiedade, de medo, de dúvida, de interesse, de vaidade, de ambição, enfim, o desejo de ser das personagens, as quais representam o homem de final do século XIX e início do século XX, com características que apontam para o sujeito de identidade fragmentada, em busca de um lugar no mundo, mesmo que para conseguir tal lugar renuncie sua essência e adote uma aparência correspondente a todas as imagens que a sociedade lhe atribui. Os protagonistas Brás Cubas e Vitangelo Moscarda nos conduzirão pelas trilhas da consciência de cada um, as quais demarcam a fronteira da essência em desarmonia com a aparência. Críticos como Roberto Schwarz, Alfredo Bosi, Leone de Castris, entre outros, nos deram o amparo teórico necessário para um estudo comparado entre dois autores que, como poucos, souberam expressar, por meio de suas personagens, a difícil relação do homem consigo mesmo e com o universo que o circunda. |
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