A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Ano de defesa: | 2018 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574 |
Resumo: | A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica. |
id |
UFRN_212c301857c61f1a05dd68773ac6f328 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26574 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lopes, Josilma OliveiraVeloso, Maria do Socorro FurtadoCoelho, Maria das Graças Galvão PintoMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaGomes, Marcelo Bolshaw2019-02-07T17:06:11Z2019-02-07T17:06:11Z2018-09-27LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica.This dissertation describes the magazine Comunicação, Mídia e Consumo of the Superior School of Advertising and Marketing (ESPM) within the context of the publication of scientific research in postgraduate programs in Social Communication. The main objective is to understand the editorial and political criteria, both stated and hidden, that govern the classification and quality of journals in the area. The descriptive and exploratory research is a case study and points to a necessary change in the editorial criteria of scientific publication. The journal under study, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), has been published by PPGCOM-ESPM since 2004 and has been published exclusively in digital format since 2014. It is published quarterly and evaluated as Qualis A2 in the area of Communication and Information. In order to construct the theoretical reference of the research, we study different authors, for the purpose to understand better the field of communication, highlighting Bourdieu, who approaches the concepts of scientific field, monopoly of scientific authority and scientific competence.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAComunicaçãoCiências sociais aplicadasRevistas científicasMídiaConsumoA academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain204568https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/2/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtbcdba31102baeef4cf9640e66817d6e4MD52THUMBNAILAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpgAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2474https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/3/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpg57694a1ade4a85dccf6d3e6e6b938a85MD53ORIGINALAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdfapplication/pdf1311110https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/1/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdfb7fbfa5784242270ff0d9ed32cc1c833MD51123456789/265742019-02-08 01:36:46.47oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:36:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
spellingShingle |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing Lopes, Josilma Oliveira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Comunicação Ciências sociais aplicadas Revistas científicas Mídia Consumo |
title_short |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title_full |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title_fullStr |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title_full_unstemmed |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
title_sort |
A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing |
author |
Lopes, Josilma Oliveira |
author_facet |
Lopes, Josilma Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Josilma Oliveira |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Veloso, Maria do Socorro Furtado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Marcelo Bolshaw |
contributor_str_mv |
Veloso, Maria do Socorro Furtado Gomes, Marcelo Bolshaw |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA Comunicação Ciências sociais aplicadas Revistas científicas Mídia Consumo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Ciências sociais aplicadas Revistas científicas Mídia Consumo |
description |
A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-02-07T17:06:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-02-07T17:06:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574 |
identifier_str_mv |
LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/2/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/3/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/1/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bcdba31102baeef4cf9640e66817d6e4 57694a1ade4a85dccf6d3e6e6b938a85 b7fbfa5784242270ff0d9ed32cc1c833 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767126291218432 |