A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Lopes, Josilma Oliveira
Orientador(a): Gomes, Marcelo Bolshaw
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574
Resumo: A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica.
id UFRN_212c301857c61f1a05dd68773ac6f328
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26574
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lopes, Josilma OliveiraVeloso, Maria do Socorro FurtadoCoelho, Maria das Graças Galvão PintoMendes, Marcilia Luzia Gomes da CostaGomes, Marcelo Bolshaw2019-02-07T17:06:11Z2019-02-07T17:06:11Z2018-09-27LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica.This dissertation describes the magazine Comunicação, Mídia e Consumo of the Superior School of Advertising and Marketing (ESPM) within the context of the publication of scientific research in postgraduate programs in Social Communication. The main objective is to understand the editorial and political criteria, both stated and hidden, that govern the classification and quality of journals in the area. The descriptive and exploratory research is a case study and points to a necessary change in the editorial criteria of scientific publication. The journal under study, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), has been published by PPGCOM-ESPM since 2004 and has been published exclusively in digital format since 2014. It is published quarterly and evaluated as Qualis A2 in the area of Communication and Information. In order to construct the theoretical reference of the research, we study different authors, for the purpose to understand better the field of communication, highlighting Bourdieu, who approaches the concepts of scientific field, monopoly of scientific authority and scientific competence.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIAComunicaçãoCiências sociais aplicadasRevistas científicasMídiaConsumoA academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain204568https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/2/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txtbcdba31102baeef4cf9640e66817d6e4MD52THUMBNAILAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpgAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2474https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/3/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpg57694a1ade4a85dccf6d3e6e6b938a85MD53ORIGINALAcademiacomocampo_Lopes_2018.pdfapplication/pdf1311110https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/1/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdfb7fbfa5784242270ff0d9ed32cc1c833MD51123456789/265742019-02-08 01:36:46.47oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26574Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-02-08T04:36:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
title A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
spellingShingle A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Lopes, Josilma Oliveira
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Comunicação
Ciências sociais aplicadas
Revistas científicas
Mídia
Consumo
title_short A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
title_full A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
title_fullStr A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
title_full_unstemmed A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
title_sort A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
author Lopes, Josilma Oliveira
author_facet Lopes, Josilma Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Josilma Oliveira
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Marcelo Bolshaw
contributor_str_mv Veloso, Maria do Socorro Furtado
Gomes, Marcelo Bolshaw
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO: ESTUDOS DA MÍDIA
Comunicação
Ciências sociais aplicadas
Revistas científicas
Mídia
Consumo
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Ciências sociais aplicadas
Revistas científicas
Mídia
Consumo
description A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-07T17:06:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-07T17:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574
identifier_str_mv LOPES, Josilma Oliveira. A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/2/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/3/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26574/1/Academiacomocampo_Lopes_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv bcdba31102baeef4cf9640e66817d6e4
57694a1ade4a85dccf6d3e6e6b938a85
b7fbfa5784242270ff0d9ed32cc1c833
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767126291218432