O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
Ano de defesa: | 2014 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação. |
id |
UFRN_2240d73ee8e77f4f0702489962796bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19491 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Teixeira, Sidney Fariashttp://lattes.cnpq.br/2147656973573306http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Jesus, Odirlei Silvahttp://lattes.cnpq.br/8218251445636856Oliveira, Rosalba Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0644580391172404Morey, Bernadete Barbosa2015-12-18T19:36:30Z2015-12-18T19:36:30Z2014-07-31TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação.This work presents a proposal to build a Mathematics Teaching Laboratory (MTL) whose main theme is the study, construction and use of instruments for navigation and location of mathematical content in an interdisciplinary way approach, and develop a notebook of activities focused on navigational instruments. For this it was necessary a literature review to understand the different conceptions of MTL and its pedagogical implications. The methodology used was literature research, construction and handling of instruments, and pedagogical experimentation. Lorenzato (2006) highlights the importance of an environment and suitable for a professional who can do a good job instruments. The implementation of an LEM can find some obstacles. The lack of support from other teachers or the management, the lack of a suitable place to store the materials produced, the lack of time in the workload of the teacher to prepare the lab activity, etc. Even in unfavorable or adverse conditions, according Lorenzato (2006), its implementation will benefit teachers and students. The lack of teacher training in their initial and continuing education, to use materials, and the lack of manuals with lab activities are also mentioned as factors that keep teachers from MTL. With propóposito assist the teacher of elementary or middle school in building a theme MTL prepared and we are providing a notebook of activities that provides a didactic sequence involving History and Mathematics. The book consists of four accompanied by suggestions for teachers activities, however the teacher has full autonomy to adapt the activities to the reality of your school. Among the instruments of navigation presented in this study chose to build the quadrant due to its simplicity, low cost of material and great teaching potential that this instrument has. But a theme lab is always being built and rebuilt as it is a research environmentporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALaboratório de ensino de matemáticaFormação de professores de matemáticaAtividades de ensino de matemáticaO laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfapplication/pdf20933654https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/1/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfccdf7eaa4a3a249c391d1979ed926386MD51TEXTSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txtSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain146360https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/6/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txt31f82b171001d0cdead542272f277dc4MD56THUMBNAILSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpgSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/7/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpg01933f2ec3a7bb6c7dc9337e30c89938MD57123456789/194912017-11-02 12:21:39.294oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19491Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T15:21:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
title |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
spellingShingle |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN Teixeira, Sidney Farias CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Laboratório de ensino de matemática Formação de professores de matemática Atividades de ensino de matemática |
title_short |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
title_full |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
title_fullStr |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
title_full_unstemmed |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
title_sort |
O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN |
author |
Teixeira, Sidney Farias |
author_facet |
Teixeira, Sidney Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2147656973573306 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Jesus, Odirlei Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8218251445636856 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Rosalba Lopes de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0644580391172404 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Sidney Farias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
contributor_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Laboratório de ensino de matemática Formação de professores de matemática Atividades de ensino de matemática |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de ensino de matemática Formação de professores de matemática Atividades de ensino de matemática |
description |
O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-18T19:36:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-12-18T19:36:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491 |
identifier_str_mv |
TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/1/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/6/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/7/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ccdf7eaa4a3a249c391d1979ed926386 31f82b171001d0cdead542272f277dc4 01933f2ec3a7bb6c7dc9337e30c89938 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767129130762240 |