O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Teixeira, Sidney Farias
Orientador(a): Morey, Bernadete Barbosa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação.
id UFRN_2240d73ee8e77f4f0702489962796bb5
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19491
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Teixeira, Sidney Fariashttp://lattes.cnpq.br/2147656973573306http://lattes.cnpq.br/7554818862651491Jesus, Odirlei Silvahttp://lattes.cnpq.br/8218251445636856Oliveira, Rosalba Lopes dehttp://lattes.cnpq.br/0644580391172404Morey, Bernadete Barbosa2015-12-18T19:36:30Z2015-12-18T19:36:30Z2014-07-31TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação.This work presents a proposal to build a Mathematics Teaching Laboratory (MTL) whose main theme is the study, construction and use of instruments for navigation and location of mathematical content in an interdisciplinary way approach, and develop a notebook of activities focused on navigational instruments. For this it was necessary a literature review to understand the different conceptions of MTL and its pedagogical implications. The methodology used was literature research, construction and handling of instruments, and pedagogical experimentation. Lorenzato (2006) highlights the importance of an environment and suitable for a professional who can do a good job instruments. The implementation of an LEM can find some obstacles. The lack of support from other teachers or the management, the lack of a suitable place to store the materials produced, the lack of time in the workload of the teacher to prepare the lab activity, etc. Even in unfavorable or adverse conditions, according Lorenzato (2006), its implementation will benefit teachers and students. The lack of teacher training in their initial and continuing education, to use materials, and the lack of manuals with lab activities are also mentioned as factors that keep teachers from MTL. With propóposito assist the teacher of elementary or middle school in building a theme MTL prepared and we are providing a notebook of activities that provides a didactic sequence involving History and Mathematics. The book consists of four accompanied by suggestions for teachers activities, however the teacher has full autonomy to adapt the activities to the reality of your school. Among the instruments of navigation presented in this study chose to build the quadrant due to its simplicity, low cost of material and great teaching potential that this instrument has. But a theme lab is always being built and rebuilt as it is a research environmentporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICALaboratório de ensino de matemáticaFormação de professores de matemáticaAtividades de ensino de matemáticaO laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfapplication/pdf20933654https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/1/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdfccdf7eaa4a3a249c391d1979ed926386MD51TEXTSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txtSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain146360https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/6/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txt31f82b171001d0cdead542272f277dc4MD56THUMBNAILSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpgSidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1872https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/7/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpg01933f2ec3a7bb6c7dc9337e30c89938MD57123456789/194912017-11-02 12:21:39.294oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19491Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T15:21:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
title O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
spellingShingle O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
Teixeira, Sidney Farias
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Laboratório de ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Atividades de ensino de matemática
title_short O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
title_full O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
title_fullStr O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
title_full_unstemmed O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
title_sort O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN
author Teixeira, Sidney Farias
author_facet Teixeira, Sidney Farias
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2147656973573306
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Jesus, Odirlei Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8218251445636856
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Rosalba Lopes de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0644580391172404
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Sidney Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
contributor_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Laboratório de ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Atividades de ensino de matemática
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de ensino de matemática
Formação de professores de matemática
Atividades de ensino de matemática
description O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) centrado em atividades de investigação com uso da História da Matemática e um caderno de atividades interdisciplinares fundamentada na implementação de um LEM centrado nos instrumentos de navegação e localização antigos. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, desenvolvida no próprio ambiente escolar. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados pesquisados foram: a observação, caderno de anotações e questionários. Os dados coletados através das atividades foram tratados, analisados e apresentados através de tabelas e gráficos. A análise mostrou que a implementação de um LEM temático pode contribuir para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares e propiciar a participação dos alunos em atividades de investigação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-18T19:36:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-18T19:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491
identifier_str_mv TEIXEIRA, Sidney Farias. O laboratório de ensino de matemática temático centrado nos instrumentos de navegação: uma proposta para o IFRN de Mossoró-RN. 2014. 98f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/1/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/6/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19491/7/SidneyFariasTeixeira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ccdf7eaa4a3a249c391d1979ed926386
31f82b171001d0cdead542272f277dc4
01933f2ec3a7bb6c7dc9337e30c89938
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767129130762240