N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Costa, Luís Feliphe Silva
Orientador(a): Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26936
Resumo: Propomos o paradigma N-Learning, que propicia o compartilhamento (ensino e aprendizagem) de comportamentos em sistemas multirrobôs de forma autônoma e em tempo de execução. O paradigma proposto é baseado na robótica comportamental e utiliza aprendizado cooperativo. No modelo formal, os comportamentos do robô são representados na forma de um grafo, onde comportamentos complexos podem ser decompostos em comportamentos simples que, por sua vez, podem ser executados simultaneamente. O N-Learning permite mudar o domínio de atuação do robô sem a necessidade de reprogramação. Isto é, um robô que não possui comportamentos compatíveis para um determinado domínio pode mudar e aprender com os outros robôs, atuando nesse domínio. Essa característica é útil quando existe um grande número de robôs e várias missões diferentes (em domínios diferentes) a serem cumpridas. O N-Learning também pode ser usado com comportamentos emergentes, que precisam ser compartilhados com a equipe. Para validar o paradigma, uma implementação de referência foi desenvolvida baseada na linguagem Python e no Sistema Operacional de Robôs (Robot Operating System), utilizando o simulador Stage e com robôs reais. Resultados mostram que os indivíduos de um grupo de robôs consegue aprender através de interação no sistema multirrobôs. O time sai de um estado de menos conhecimento dos robôs individualmente (isto é, robôs possuindo capacidade de execução de poucos comportamentos) para um estado de mais conhecimento (robôs conseguindo realizar mais comportamentos, aprendidos on-line). Com essa abordagem, comportamentos específicos de determinados ambientes, já existentes, não precisam estar pré-programados em robôs, que conseguem aprender os mesmos com os outros robôs da equipe. Os experimentos demonstram a versatilidade do N-Learning, validando a nossa abordagem.
id UFRN_23e3bc9602a85d838a8e065099e2537b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26936
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Luís Feliphe SilvaNascimento, Tiago Pereira doSouza, Anderson Abner de SantanaAlsina, Pablo JavierMaia, Rosiery da SilvaGonçalves, Luiz Marcos Garcia2019-04-11T20:22:33Z2019-04-11T20:22:33Z2018-12-17COSTA, Luís Feliphe Silva. N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs. 2018. 85f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26936Propomos o paradigma N-Learning, que propicia o compartilhamento (ensino e aprendizagem) de comportamentos em sistemas multirrobôs de forma autônoma e em tempo de execução. O paradigma proposto é baseado na robótica comportamental e utiliza aprendizado cooperativo. No modelo formal, os comportamentos do robô são representados na forma de um grafo, onde comportamentos complexos podem ser decompostos em comportamentos simples que, por sua vez, podem ser executados simultaneamente. O N-Learning permite mudar o domínio de atuação do robô sem a necessidade de reprogramação. Isto é, um robô que não possui comportamentos compatíveis para um determinado domínio pode mudar e aprender com os outros robôs, atuando nesse domínio. Essa característica é útil quando existe um grande número de robôs e várias missões diferentes (em domínios diferentes) a serem cumpridas. O N-Learning também pode ser usado com comportamentos emergentes, que precisam ser compartilhados com a equipe. Para validar o paradigma, uma implementação de referência foi desenvolvida baseada na linguagem Python e no Sistema Operacional de Robôs (Robot Operating System), utilizando o simulador Stage e com robôs reais. Resultados mostram que os indivíduos de um grupo de robôs consegue aprender através de interação no sistema multirrobôs. O time sai de um estado de menos conhecimento dos robôs individualmente (isto é, robôs possuindo capacidade de execução de poucos comportamentos) para um estado de mais conhecimento (robôs conseguindo realizar mais comportamentos, aprendidos on-line). Com essa abordagem, comportamentos específicos de determinados ambientes, já existentes, não precisam estar pré-programados em robôs, que conseguem aprender os mesmos com os outros robôs da equipe. Os experimentos demonstram a versatilidade do N-Learning, validando a nossa abordagem.We propose the N-Learning paradigm, which allows the sharing (teaching and learning) of behaviors in multi-robot systems autonomously and at run time. The proposed paradigm is based on behavioral robotics and uses cooperative learning. In the formal model, robot behaviors are represented in the form of a graph, where complex behaviors can be broken down into simple behaviors that, in turn, can be performed simultaneously. N-Learning allows to change the scope domain of the robot without the need for reprogramming. That is, a robot that does not have compatible behaviors for a given domain can change and learn from the other robots acting in that domain. This feature is useful when there are a large number of robots and several, different missions (in different domains) to be fulfilled. N-Learning can also be used with emerging behaviors that need to be shared with the team. To validate the paradigm, a reference implementation was developed based on the Python language and the Robot Operating System, using the Stage simulator and real robots. Results show that individuals in a group of robots can learn through interaction in the multirobot system. The team comes from a state of less knowledge of robots, individually (ie, robots possessing ability to execute a few behaviors) to a state of more knowledge (robots accomplishing more behaviors, learned online). With this approach, behaviors that are specific to certain environments, already existing, do not need to be preprogrammed in the robots, which can learn them with the other robots of the team. The experiments demonstrate the versatility of N-Learning, validating our approach.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICASistemas multirrobôsRobôtica baseada em comportamentosAprendizagem cooperativaN-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTN-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.txtN-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain178470https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/2/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.txt91c76368615cbf9edb7ef5ea27fb0b9dMD52THUMBNAILN-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.jpgN-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1464https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/3/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.jpg3264824633d3617c56e86836101c2d9fMD53ORIGINALN-Learningabordagem_Costa_2018.pdfapplication/pdf14798268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/1/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf119071c280f724a427915ee04b6e957bMD51123456789/269362019-05-26 03:06:51.197oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26936Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-05-26T06:06:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
title N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
spellingShingle N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
Costa, Luís Feliphe Silva
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Sistemas multirrobôs
Robôtica baseada em comportamentos
Aprendizagem cooperativa
title_short N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
title_full N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
title_fullStr N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
title_full_unstemmed N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
title_sort N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs
author Costa, Luís Feliphe Silva
author_facet Costa, Luís Feliphe Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Souza, Anderson Abner de Santana
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alsina, Pablo Javier
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Maia, Rosiery da Silva
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luís Feliphe Silva
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Nascimento, Tiago Pereira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
contributor_str_mv Nascimento, Tiago Pereira do
Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Sistemas multirrobôs
Robôtica baseada em comportamentos
Aprendizagem cooperativa
dc.subject.por.fl_str_mv Sistemas multirrobôs
Robôtica baseada em comportamentos
Aprendizagem cooperativa
description Propomos o paradigma N-Learning, que propicia o compartilhamento (ensino e aprendizagem) de comportamentos em sistemas multirrobôs de forma autônoma e em tempo de execução. O paradigma proposto é baseado na robótica comportamental e utiliza aprendizado cooperativo. No modelo formal, os comportamentos do robô são representados na forma de um grafo, onde comportamentos complexos podem ser decompostos em comportamentos simples que, por sua vez, podem ser executados simultaneamente. O N-Learning permite mudar o domínio de atuação do robô sem a necessidade de reprogramação. Isto é, um robô que não possui comportamentos compatíveis para um determinado domínio pode mudar e aprender com os outros robôs, atuando nesse domínio. Essa característica é útil quando existe um grande número de robôs e várias missões diferentes (em domínios diferentes) a serem cumpridas. O N-Learning também pode ser usado com comportamentos emergentes, que precisam ser compartilhados com a equipe. Para validar o paradigma, uma implementação de referência foi desenvolvida baseada na linguagem Python e no Sistema Operacional de Robôs (Robot Operating System), utilizando o simulador Stage e com robôs reais. Resultados mostram que os indivíduos de um grupo de robôs consegue aprender através de interação no sistema multirrobôs. O time sai de um estado de menos conhecimento dos robôs individualmente (isto é, robôs possuindo capacidade de execução de poucos comportamentos) para um estado de mais conhecimento (robôs conseguindo realizar mais comportamentos, aprendidos on-line). Com essa abordagem, comportamentos específicos de determinados ambientes, já existentes, não precisam estar pré-programados em robôs, que conseguem aprender os mesmos com os outros robôs da equipe. Os experimentos demonstram a versatilidade do N-Learning, validando a nossa abordagem.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-11T20:22:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-11T20:22:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Luís Feliphe Silva. N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs. 2018. 85f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26936
identifier_str_mv COSTA, Luís Feliphe Silva. N-Learning, uma abordagem para ensino e aprendizagem autônomos em sistemas multirrobôs. 2018. 85f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E DE COMPUTAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/2/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/3/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26936/1/N-Learningabordagem_Costa_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 91c76368615cbf9edb7ef5ea27fb0b9d
3264824633d3617c56e86836101c2d9f
119071c280f724a427915ee04b6e957b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777802386210816