Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Costa, Bárbara Fernandes
Orientador(a): Gutierre, Liliane dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31684
Resumo: Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com um olhar para o ensino de Matemática. As Salas Multisseriadas são salas heterogêneas, formadas a partir da aglutinação de dois ou mais anos escolares (séries), tendo um único professor exercendo a docência, que têm como característica central a diversidade, localizadas em sua maioria nas áreas campesinas. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte no triênio 2017-2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN e tem como objetivos específicos: dar visibilidade às salas dessa natureza, analisar as práticas do ensino de Matemática presente nas Salas Multisseriadas e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado a 41 alunos, da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi apresentado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá a devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.
id UFRN_2599ab4894cfa9a19c6e3c5e69b9ab04
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31684
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Costa, Bárbara Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/6889350850007232http://lattes.cnpq.br/8693761992237347Dalcin, Andréiahttp://lattes.cnpq.br/3679337032190887Kranz, Claudia Rosanahttp://lattes.cnpq.br/9780536669387272Morais, Rosilda dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8411023309452408Gutierre, Liliane dos Santos2021-03-04T22:55:16Z2021-03-04T22:55:16Z2020-12-09COSTA, Bárbara Fernandes. Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil. 2020. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31684Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com um olhar para o ensino de Matemática. As Salas Multisseriadas são salas heterogêneas, formadas a partir da aglutinação de dois ou mais anos escolares (séries), tendo um único professor exercendo a docência, que têm como característica central a diversidade, localizadas em sua maioria nas áreas campesinas. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte no triênio 2017-2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN e tem como objetivos específicos: dar visibilidade às salas dessa natureza, analisar as práticas do ensino de Matemática presente nas Salas Multisseriadas e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado a 41 alunos, da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi apresentado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá a devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.Centered in the Mathematics Education History and History of Present Time, this work gives a mapping of the Multi Grade Classes from Rio Grande do Norte, focusing on the Mathematics teaching. The Multi Grade Classes are heterogeneous, constituted from the agglutination of two or more school years, having just one teacher, and the main goal is the diversity, located mostly in rural areas. In this context, the theme is guided by the following question: What Mathematics teaching is currently on the Multi Grade Classes in Rio Grande do Norte, during the triennium of 2017 – 2019? As a goal to map the teaching of mathematics in multi graded classes of the Rio Grande do Norte State, and, aiming in giving visibility to classes of this nature, analyze the practices in the present time, and elaborate an Iconographic Book as an Educational Product, that may be disseminated, analyzed and utilized by other teachers involved in the teachings of formal and informal spaces. This research has a qualitative character and combined distinct methodological procedures to compose the analyzed data; which are: documental research, field research, semi structured interviews and observation. Twelve teachers that teaches in the Multi Graded Classes were interviewed, representing 11 Regional Boards of Education and Culture (DIREC), of the 16 existing in the RN State. It shows as results the mapping of the teaching of Mathematics in the Multi Graded Classes, including teaching the four operations, the use of the didactic material, the use of the Golden Bead Material, the use of notebook, writing, reading, games, Geometry teaching, furthermore to show in the results that many of the present practices of the teachings are heritages of old practices from teachers that were naturalized in the classroom. The Educational Product of this research is an Iconographic Book, titled Diary of Board: A visit to the Multi Graded Classes in RN, containing pictures and parts of the interviews. It was presented to 41 students, Mathematics Graduating students – in person – and to Pedagogy students, virtually, all of them from the UFRN which evaluated the book. The book had good acceptance among the students to whom it was presented, there was noticed sensibilization and possible interest regarding the proposed theme. It is intended that this Educational Product, which gives the proper visibility that this classroom deserves, function as a research material to teachers in initial and continued formation, as well as researches in the area.Universidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBrasilSalas Multisseriadas no Rio Grande do NorteEnsino de MatemáticaLivro iconográficoHistória da Educação MatemáticaEntre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEntreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.txtEntreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain356297https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/2/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.txt4f0103449ad9b3df7904a0d98668f015MD52Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.txtProdutoeducacional_Costa_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain15756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/5/Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.txt0a3a661c468942e9d590eb9317f86e13MD55THUMBNAILEntreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.jpgEntreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/3/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.jpga5d84b7c4360dca9fded790e0f0b40f3MD53Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.jpgProdutoeducacional_Costa_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2087https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/6/Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.jpgc5fac16acd9bd37a670a9d61a7cdb496MD56ORIGINALEntreimagensrelatos_Costa_2020.pdfapplication/pdf4980436https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/1/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdfe2fa5e4cfeffa32573e7bdd5a9db45bbMD51123456789/316842024-02-19 13:22:55.842oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31684Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-19T16:22:55Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
title Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
spellingShingle Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
Costa, Bárbara Fernandes
Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte
Ensino de Matemática
Livro iconográfico
História da Educação Matemática
title_short Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
title_full Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
title_fullStr Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
title_full_unstemmed Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
title_sort Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil
author Costa, Bárbara Fernandes
author_facet Costa, Bárbara Fernandes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6889350850007232
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8693761992237347
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dalcin, Andréia
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3679337032190887
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Kranz, Claudia Rosana
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9780536669387272
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Morais, Rosilda dos Santos
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8411023309452408
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Bárbara Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
contributor_str_mv Gutierre, Liliane dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte
Ensino de Matemática
Livro iconográfico
História da Educação Matemática
topic Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte
Ensino de Matemática
Livro iconográfico
História da Educação Matemática
description Centrado no estudo de História da Educação Matemática (HEM) e História do Tempo Presente, este trabalho traz um mapeamento das Salas Multisseriadas no Rio Grande do Norte (RN), com um olhar para o ensino de Matemática. As Salas Multisseriadas são salas heterogêneas, formadas a partir da aglutinação de dois ou mais anos escolares (séries), tendo um único professor exercendo a docência, que têm como característica central a diversidade, localizadas em sua maioria nas áreas campesinas. Diante desse contexto, a temática está norteada pela seguinte questão: Que ensino de Matemática está presente nas Salas Multisseriadas do Rio Grande do Norte no triênio 2017-2019? Objetiva mapear o ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas do RN e tem como objetivos específicos: dar visibilidade às salas dessa natureza, analisar as práticas do ensino de Matemática presente nas Salas Multisseriadas e elaborar um Livro Iconográfico como Produto Educacional, que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores envolvidos com o ensino em espaços formais e não formais. Esta pesquisa tem caráter qualitativo e combinou procedimentos metodológicos distintos para compor os dados analisados; são eles: pesquisa documental, pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas e observação. Entrevistou-se 12 professores que ensinam em Salas Multisseriadas, representando 11 Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIREC), das 16 que existem no estado do RN. Apresenta como resultados o mapeamento do ensino de Matemática nas Salas Multisseriadas, na presença do ensino das quatro operações, do uso do material didático, do uso do Material Dourado, do uso do caderno, da escrita, da leitura, dos jogos, do ensino de Geometria, além de apresentar nos resultados que muitas das práticas presentes no ensino são heranças de práticas passadas de professores que foram naturalizadas dentro da sala de aula. O Produto Educacional dessa pesquisa é um Livro Iconográfico, intitulado Diário de Bordo: uma visita a Salas Multisseriadas no RN, contendo fotografias e trechos das entrevistas. Ele foi apresentado a 41 alunos, da Licenciatura em Matemática – presencialmente – e para alunos da Pedagogia, virtualmente, todos da UFRN, que o avaliaram. Conclui-se que ele teve boa aceitação entre os estudantes a quem foi apresentado, também se percebe uma sensibilização e possível interesse pelo tema proposto. Intenciona-se que esse Produto Educacional, que dá a devida visibilidade que essas salas merecem, sirva como material de pesquisa e estudo para professores em formação inicial e continuada, bem como pesquisadores da área.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-04T22:55:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-04T22:55:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Bárbara Fernandes. Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil. 2020. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31684
identifier_str_mv COSTA, Bárbara Fernandes. Entre imagens e relatos: um mapeamento das salas multisseriadas com o olhar para o ensino da matemática no Rio Grande do Norte - Brasil. 2020. 168f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/2/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/5/Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/3/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/6/Produtoeducacional_Costa_2020.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31684/1/Entreimagensrelatos_Costa_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f0103449ad9b3df7904a0d98668f015
0a3a661c468942e9d590eb9317f86e13
a5d84b7c4360dca9fded790e0f0b40f3
c5fac16acd9bd37a670a9d61a7cdb496
e2fa5e4cfeffa32573e7bdd5a9db45bb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777699414999040