Representação social e docência: um estudo sobre a formação de licenciandos da UFRN (Campus Central) a partir do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID)
Ano de defesa: | 2017 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
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PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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Palavras-chave em Português: | |
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Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23838 |
Resumo: | Os estudos em formação docente têm encontrado na teoria das representações sociais um olhar que permite amplas reflexões acerca das diversas dimensões que norteiam a Educação em suas especificidades. Nesse sentido, esta pesquisa buscou verificar a representação social dos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/UFRN acerca da docência. Para tanto, pautamos nosso olhar sob dois pilares: o primeiro, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de 2015, que considera a docência como ação educativa; e, o segundo, sob o prisma da docência como ação social. Nesse sentido, apontamos as representações sociais dos licenciandos participantes do PIBID, destacando os elementos centrais, intermediários e periféricos; e verificamos a interferência do programa na formação desses estudantes, refletindo sobre os impactos dessa formação para a profissão docente. Para realizarmos a pesquisa apresentada, utilizamos por lastro três pressupostos teóricos: formação docente, políticas públicas para a educação e representações sociais. Tais pressupostos estão ancorados nos estudos de Nóvoa (1995, 1999, 2009), Perrenoud (1997, 2000, 2002), Freire (1996), Ramalho; Nuñez e Gauthier (2004), Tardif (2005), Tardif e Lessard (2013); Moscovici (1978), Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Sá (1998), Minayo (1994), Abric (1998), entre outros, que nos permitiram uma pertinente reflexão. Para análise documental nos fundamentamos na legislação contemplada pela LDB/1996, PNE (2014/2024), Decreto e Portaria de regulação do PIBID e o Projeto institucional - PIBID/UFRN. Na dimensão empírica, utilizamos, para a coleta de dados, a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturada. No tocante a análise e interpretação dos dados, adotamos para tratamento quantitativo os softwares EVOC e Excel e para tratamento qualitativo, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados evidenciaram os sentidos atribuídos à docência, entendida, pelos sujeitos da pesquisa, como um elemento complexo perpassado por cinco campos semânticos: a docência como vocação, como formação, como profissão, como meta e como saber/fazer. Esses campos semânticos indicam um sentido multifacetado da docência e evidenciam uma representação social em processo contínuo de construção, guiados pelas transformações sociais que estão em constante movimento. |
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Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23838Os estudos em formação docente têm encontrado na teoria das representações sociais um olhar que permite amplas reflexões acerca das diversas dimensões que norteiam a Educação em suas especificidades. Nesse sentido, esta pesquisa buscou verificar a representação social dos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/UFRN acerca da docência. Para tanto, pautamos nosso olhar sob dois pilares: o primeiro, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de 2015, que considera a docência como ação educativa; e, o segundo, sob o prisma da docência como ação social. Nesse sentido, apontamos as representações sociais dos licenciandos participantes do PIBID, destacando os elementos centrais, intermediários e periféricos; e verificamos a interferência do programa na formação desses estudantes, refletindo sobre os impactos dessa formação para a profissão docente. Para realizarmos a pesquisa apresentada, utilizamos por lastro três pressupostos teóricos: formação docente, políticas públicas para a educação e representações sociais. Tais pressupostos estão ancorados nos estudos de Nóvoa (1995, 1999, 2009), Perrenoud (1997, 2000, 2002), Freire (1996), Ramalho; Nuñez e Gauthier (2004), Tardif (2005), Tardif e Lessard (2013); Moscovici (1978), Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Sá (1998), Minayo (1994), Abric (1998), entre outros, que nos permitiram uma pertinente reflexão. Para análise documental nos fundamentamos na legislação contemplada pela LDB/1996, PNE (2014/2024), Decreto e Portaria de regulação do PIBID e o Projeto institucional - PIBID/UFRN. 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Esses campos semânticos indicam um sentido multifacetado da docência e evidenciam uma representação social em processo contínuo de construção, guiados pelas transformações sociais que estão em constante movimento.Les études en formation de l´enseignant ont rencontrer dans la théorie des représentations sociales un regard qui permet une large réflexion en ce qui concerne les diferentes dimentions qui guident l´éducation en ses particularités. En ce sense, cette recherche a essayé verifier la représentation sociale des étudiants participants du Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID/UFRN à propos de l´enseignement. Pour ce faire, nous orientons notre regard sur deux piliers: Le premier, à la lumière des Diretrizes Curriculares Nacionais pour la formation iniciale en niveux superieur e pour la formation continuée de 2015, qui considère l´enseignement comme action educatif; et, le deuxième, sur le prisme de l´enseignement comme action sociale. En ce sens, nous avons montré les representations sociales des étudiants participants du PIBID, en soulignant les élements centraux, intermédiaires et périphériques; et nous avons constaté l´interférence du programme en la formation de ces étudiants, reflétant sur les impacts de cette formation pour la profession d´enseignant. Pour réalizer la présente recherche, nous avons employé, comme fondement, trois principes théoriques: formation de l´enseignant, politiques publics pour l´éducation et représentations sociales. Telles fondements sont ancrés aux études de Nóvoa (1995, 1999, 2009), Perrenoud (1997, 2000, 2002), Freire (1996), Ramalho; Nuñez e Gauthier (2004), Tardif (2005), Tardif e Lessard (2013); Moscovici (1978), Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Sá (1998), Minayo (1994), Abric (1998), entre autres, qui nous ont permit une réflexion pertinente. Pour l´analyse documentaire nous avons basé dans la législation envisagée pour la LDB/1996, PNE (2014/2024), le décret et l´ordonnance de réglementation du PIBID et le project institutionnel - PIBID/UFRN. Dans la dimention empirique, nous avons utiliser, pour la collecte des données, la Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, le questionnaire socio-économique et l´interview demi-structurée. Dans le propos de l´analyse et interprétation de données, nous avons adopté, pour traitement quantitatif, les logicièles EVOC et Excel; et, pour le traitement qualitatif, l´Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Les résultats ont mis en évidence les sens attribués a l´enseignement, entendu pour les sujets de la recherche, comme un élément complexe passé par cinque champs sémantiques: l´enseignement comme vocation, comme formation, comme profession, comme but, et savoire/faire. Ces champs sémantiques indiquent un sens à multiples facettes de l´enseignement et mis en évidence une représentation sociale en continue constuction, conduits pour les transformations sociales qui sont en constant mouvement.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFormação docentePIBIDRepresentações sociaisDocênciaRepresentação social e docência: um estudo sobre a formação de licenciandos da UFRN (Campus Central) a partir do programa institucional de bolsa de iniciação a docência (PIBID)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdfErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdfapplication/pdf3440127https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23838/1/ErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf8ec6619834621af786340b69aaf09f6aMD51TEXTErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.txtErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain502283https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23838/4/ErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.txtca3f9cb895068089cb620b8fbdd08412MD54THUMBNAILErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.jpgErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2124https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23838/5/ErivaniaMeloDeMorais_DISSERT.pdf.jpga1eba9b889268471c7ac609aad9a8f08MD55123456789/238382017-11-05 00:26:16.695oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23838Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-05T03:26:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Os estudos em formação docente têm encontrado na teoria das representações sociais um olhar que permite amplas reflexões acerca das diversas dimensões que norteiam a Educação em suas especificidades. Nesse sentido, esta pesquisa buscou verificar a representação social dos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID/UFRN acerca da docência. Para tanto, pautamos nosso olhar sob dois pilares: o primeiro, à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de 2015, que considera a docência como ação educativa; e, o segundo, sob o prisma da docência como ação social. Nesse sentido, apontamos as representações sociais dos licenciandos participantes do PIBID, destacando os elementos centrais, intermediários e periféricos; e verificamos a interferência do programa na formação desses estudantes, refletindo sobre os impactos dessa formação para a profissão docente. Para realizarmos a pesquisa apresentada, utilizamos por lastro três pressupostos teóricos: formação docente, políticas públicas para a educação e representações sociais. Tais pressupostos estão ancorados nos estudos de Nóvoa (1995, 1999, 2009), Perrenoud (1997, 2000, 2002), Freire (1996), Ramalho; Nuñez e Gauthier (2004), Tardif (2005), Tardif e Lessard (2013); Moscovici (1978), Jodelet (2001), Jovchelovitch (1994), Sá (1998), Minayo (1994), Abric (1998), entre outros, que nos permitiram uma pertinente reflexão. Para análise documental nos fundamentamos na legislação contemplada pela LDB/1996, PNE (2014/2024), Decreto e Portaria de regulação do PIBID e o Projeto institucional - PIBID/UFRN. Na dimensão empírica, utilizamos, para a coleta de dados, a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, o questionário socioeconômico e a entrevista semiestruturada. No tocante a análise e interpretação dos dados, adotamos para tratamento quantitativo os softwares EVOC e Excel e para tratamento qualitativo, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2010). Os resultados evidenciaram os sentidos atribuídos à docência, entendida, pelos sujeitos da pesquisa, como um elemento complexo perpassado por cinco campos semânticos: a docência como vocação, como formação, como profissão, como meta e como saber/fazer. Esses campos semânticos indicam um sentido multifacetado da docência e evidenciam uma representação social em processo contínuo de construção, guiados pelas transformações sociais que estão em constante movimento. |
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