Encantos poéticos: a poesia potiguar pede licença...

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Luciana Maria Carvalho Medeiros dos
Orientador(a): Dias, Valdenides Cabral de Araujo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS - CN
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22759
Resumo: É certo que muitas discussões acerca da abordagem da poesia em sala de aula têm sido promovidas e publicadas, entretanto qual a razão para a poesia ainda não ter encontrado de fato o seu caminho na escola? Uma das possíveis respostas para o desvendar desse mistério, que inquieta principalmente àqueles que sabem da importância do contato com leituras dessa natureza, em especial na escola, é a certeza de que é preciso ser leitor de poesia para formar leitores de poesia. Assim, se torna necessário ampliar e ressignificar essas discussões de modo a promover efetivas transformações quanto a abordagem do texto poético no espaço escolar. Uma outra lacuna também identificada nas práticas de sala de aula é a mínima escolha pela poesia produzida por autores locais como objeto de estudo. Por essa razão, a presente pesquisa de natureza qualitativa, propõe-se a apresentar uma proposta voltada a abordagem da poesia potiguar na sala de aula, considerando a escassez de material dessa natureza. Dessa forma, o objetivo maior da pesquisa aqui apresentada é ressignificar os conceitos e a abordagem da poesia potiguar no contexto da sala de aula, considerando sua importância como artefato artístico, histórico e cultural, para além dos limites geográficos, por meio da produção de material didático. Sabendo da pluralidade de interesses e afinidades que perpassam o indivíduo, assim como a impossibilidade de negar os avanços da tecnologia e sua importância também no ambiente escolar, o material didático aqui proposto materializa-se na forma de site e de um caderno de poesias, ambos voltados a propostas didáticas centradas na poesia potiguar, sendo o caderno de poesias um recorte do site, por entender a dificuldade de alguns professores no acesso e manuseio dessas novas ferramentas. Para esta pesquisa, assumem-se como norte os pressupostos a respeito de literatura e poesia de CANDIDO (2013), HAMBURGER (2007), as orientações acerca do letramento literário de COSSON (2014), assim como os escritos de GURGEL (2001) e ONOFRE JR (2000) a respeito de literatura potiguar. Assim, a referida pesquisa parte da necessidade de impregnar nos professores a certeza de que é preciso dar voz e vez a poesia na sala de aula, assim como de conhecer a poesia produzida por artistas locais, com vistas a valorizar e disseminar suas obras para, enfim, possibilitar atividades significativas de construção, desconstrução e reconstrução de paradigmas no campo da literatura.
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Assim, se torna necessário ampliar e ressignificar essas discussões de modo a promover efetivas transformações quanto a abordagem do texto poético no espaço escolar. Uma outra lacuna também identificada nas práticas de sala de aula é a mínima escolha pela poesia produzida por autores locais como objeto de estudo. Por essa razão, a presente pesquisa de natureza qualitativa, propõe-se a apresentar uma proposta voltada a abordagem da poesia potiguar na sala de aula, considerando a escassez de material dessa natureza. Dessa forma, o objetivo maior da pesquisa aqui apresentada é ressignificar os conceitos e a abordagem da poesia potiguar no contexto da sala de aula, considerando sua importância como artefato artístico, histórico e cultural, para além dos limites geográficos, por meio da produção de material didático. 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