A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855 |
Resumo: | Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria. |
id |
UFRN_36aab47c9324a11a14b119c23902de5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27855 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Ana Kamila SilvaCarrera, Fernanda Ariane SilvaTarrago, Nancy SanchezBarbosa Neto, Pedro AlvesMaia, Kenia Beatriz Ferreira2019-10-10T21:43:19Z2019-10-10T21:43:19Z2019-08-19AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.We live in a world where information and knowledge have become valuable assets for organizations. Thus, this study has a general objective to understand how the Pro-Rectory of Outreach (PROEX) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) establishes communication with its internal and external public through its Facebook page. Aiming to attend this purpose, we have, as specific objectives: to verify, through the metrics provided by Facebook, how the PROEX page is being perceived; identify the existing communication flows in PROEX and propose an action plan for PROEX communication on Facebook. For that, this research has an applied nature, a qualitative and quantitative and ethnographic approach, with emphasis in the Webnography, and a descriptive purpose. Then, the data obteined through the questionnaires and the analysis of the postings were commented through the technique of content analysis, as well as the comparison between the forms, trying to identify points in common between the answers; as well as through a Microsoft Excel spreadsheet, displaying the metrics analyzed through tables and graphs. Based on the results found, it was found that the Facebook page has a low level of engagement by its users and that there is a lack of knowledge of the academic community about the existence of this page. As a result, it is suggested as a communication strategy for the action plan to carry out a publicity campaign on these profiles and the consideration of the use of a more informal language that is closer to the public, with alternating formats of posts (text, image and video) and with the emphasis on the activities the sector provides. Finally, we also advise several complementary actions that will contribute to the work of managing the organizational communication of the sector is always in constant evaluation and improvement.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão da informaçãoComunicação organizacionalCibermetriaMétricasRedes sociaisA comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdfapplication/pdf2735149https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/1/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf8f2ca4a1a02da0e8a47438c0f40642c6MD51TEXTComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txtComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain204293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txt214549a5adf012dfaf735482a409a170MD52THUMBNAILComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpgComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpg15230c62a2b33e2cb0942586097a443fMD53123456789/278552019-10-13 02:25:08.718oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:25:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
title |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
spellingShingle |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais Azevedo, Ana Kamila Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão da informação Comunicação organizacional Cibermetria Métricas Redes sociais |
title_short |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
title_full |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
title_fullStr |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
title_full_unstemmed |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
title_sort |
A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais |
author |
Azevedo, Ana Kamila Silva |
author_facet |
Azevedo, Ana Kamila Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carrera, Fernanda Ariane Silva |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Tarrago, Nancy Sanchez |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Barbosa Neto, Pedro Alves |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Ana Kamila Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maia, Kenia Beatriz Ferreira |
contributor_str_mv |
Maia, Kenia Beatriz Ferreira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Gestão da informação Comunicação organizacional Cibermetria Métricas Redes sociais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da informação Comunicação organizacional Cibermetria Métricas Redes sociais |
description |
Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-10T21:43:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-10-10T21:43:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/1/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8f2ca4a1a02da0e8a47438c0f40642c6 214549a5adf012dfaf735482a409a170 15230c62a2b33e2cb0942586097a443f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767069488807936 |