A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Azevedo, Ana Kamila Silva
Orientador(a): Maia, Kenia Beatriz Ferreira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855
Resumo: Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.
id UFRN_36aab47c9324a11a14b119c23902de5f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27855
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Azevedo, Ana Kamila SilvaCarrera, Fernanda Ariane SilvaTarrago, Nancy SanchezBarbosa Neto, Pedro AlvesMaia, Kenia Beatriz Ferreira2019-10-10T21:43:19Z2019-10-10T21:43:19Z2019-08-19AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.We live in a world where information and knowledge have become valuable assets for organizations. Thus, this study has a general objective to understand how the Pro-Rectory of Outreach (PROEX) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) establishes communication with its internal and external public through its Facebook page. Aiming to attend this purpose, we have, as specific objectives: to verify, through the metrics provided by Facebook, how the PROEX page is being perceived; identify the existing communication flows in PROEX and propose an action plan for PROEX communication on Facebook. For that, this research has an applied nature, a qualitative and quantitative and ethnographic approach, with emphasis in the Webnography, and a descriptive purpose. Then, the data obteined through the questionnaires and the analysis of the postings were commented through the technique of content analysis, as well as the comparison between the forms, trying to identify points in common between the answers; as well as through a Microsoft Excel spreadsheet, displaying the metrics analyzed through tables and graphs. Based on the results found, it was found that the Facebook page has a low level of engagement by its users and that there is a lack of knowledge of the academic community about the existence of this page. As a result, it is suggested as a communication strategy for the action plan to carry out a publicity campaign on these profiles and the consideration of the use of a more informal language that is closer to the public, with alternating formats of posts (text, image and video) and with the emphasis on the activities the sector provides. Finally, we also advise several complementary actions that will contribute to the work of managing the organizational communication of the sector is always in constant evaluation and improvement.CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASGestão da informaçãoComunicação organizacionalCibermetriaMétricasRedes sociaisA comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdfapplication/pdf2735149https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/1/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf8f2ca4a1a02da0e8a47438c0f40642c6MD51TEXTComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txtComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain204293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txt214549a5adf012dfaf735482a409a170MD52THUMBNAILComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpgComunicaçãoPró-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1241https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpg15230c62a2b33e2cb0942586097a443fMD53123456789/278552019-10-13 02:25:08.718oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27855Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-13T05:25:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
title A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
spellingShingle A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
Azevedo, Ana Kamila Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão da informação
Comunicação organizacional
Cibermetria
Métricas
Redes sociais
title_short A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
title_full A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
title_fullStr A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
title_full_unstemmed A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
title_sort A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais
author Azevedo, Ana Kamila Silva
author_facet Azevedo, Ana Kamila Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carrera, Fernanda Ariane Silva
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tarrago, Nancy Sanchez
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Barbosa Neto, Pedro Alves
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Ana Kamila Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Kenia Beatriz Ferreira
contributor_str_mv Maia, Kenia Beatriz Ferreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Gestão da informação
Comunicação organizacional
Cibermetria
Métricas
Redes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Comunicação organizacional
Cibermetria
Métricas
Redes sociais
description Vivemos em um mundo em que a informação e o conhecimento se transformaram em ativos valiosos para as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo geral compreender como a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estabelece a comunicação com os seus públicos interno e externo por meio da sua página no Facebook. Visando atender a este propósito, temos, como objetivos específicos: verificar, por meio das métricas fornecidas pelo Facebook, como está sendo percebida a página da PROEX nessa rede social; identificar os fluxos de comunicação existentes na PROEX e propor um plano de ação para a comunicação da PROEX no Facebook. Para tanto, procede-se à realização de uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quali- quantitativa e etnográfica, com ênfase na Webnografia, e com objetivos descritivos. Em seguida, os dados obtidos por meio dos questionários e da análise das postagens foram comentados por meio da técnica de análise de conteúdo, bem como da comparação entre os formulários, tentando identificar pontos em comum entre as respostas; como também por meio de uma planilha do Microsoft Excel, apresentando as métricas analisadas através de tabelas e gráficos. A partir dos resultados encontrados, constatou-se que a página do setor no Facebook possui um baixo índice de engajamento por parte dos seus usuários e que existe o desconhecimento da comunidade acadêmica sobre a existência dessa página. Em decorrência disso, sugere-se, como estratégia de comunicação do plano de ação, a realização de uma campanha de divulgação sobre estes perfis e a consideração do uso de uma linguagem mais informal, que seja mais próxima ao público, com alternância de formatos das postagens (texto, imagem e vídeo) e com a ênfase nas atividades fim do setor. Por fim, aconselha-se também diversas ações complementares que contribuirão para que o trabalho de gestão da comunicação organizacional do setor esteja sempre em constante avaliação e melhoria.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T21:43:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-10T21:43:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855
identifier_str_mv AZEVEDO, Ana Kamila Silva. A comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRN com seu público: um estudo métrico via mídias e redes sociais digitais. 2019. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/1/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/2/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27855/3/Comunica%c3%a7%c3%a3oPr%c3%b3-Reitoria_Azevedo_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f2ca4a1a02da0e8a47438c0f40642c6
214549a5adf012dfaf735482a409a170
15230c62a2b33e2cb0942586097a443f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767069488807936