Ensino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Lima, Cleidiane Braga
Orientador(a): Silva, Márcio Renato Pinheiro da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23482
Resumo: Quando pensamos na experiência da leitura, a obra literária seria o artefato que é oferecido à consciência de um leitor, o texto literário não deve ser uma realidade independente dessa consciência, que sente e percebe os significados de uma forma particular, contínua, livre de amarras impostas por delimitações alheias. A obra literária precisa de seu leitor para percorrer diferentes épocas e contextos e existir, de fato. Fazer o autor perder a unidade detentora de sentidos e possibilitar ao texto a liberdade necessária para desprender-se dos preceitos estruturalistas e formalistas que - por atribuírem exclusivamente à própria textualidade a responsabilidade interpretativa de uma obra, não privilegiaram o leitor nessa relação - é o pressuposto levantado pela estética da recepção, corrente contemporânea da teoria da literatura, escolhida para nortear esta proposta de intervenção. A proposta desta dissertação é centrada em utilizar a estética da recepção, aplicada através de uma sequência didática idealizada por Cosson (2009) junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza, Ceará. Objetivamos valorizar o papel ativo do aluno/ leitor na análise e interpretação de uma obra fundamental da literatura brasileira que é O cortiço, de Aluísio Azevedo. Trata-se de uma pesquisa-ação, com a abordagem de dados qualitativos propostos por Bogdan e Biklen (1991). A fundamentação teórica recorre à aplicação de conceitos de grandes predecessores e estudiosos da teoria receptiva como Barthes (1968), Jauss (1994), Iser (1999), assim como teóricos que nos auxiliam nas novas formas de compreender o texto literário, como Zilberman (1989), Cândido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), dentre outros. Ao final de nossa intervenção, observamos que os alunos adquiriram apreço pela obra lida, traçaram suas próprias impressões acerca dela e buscaram novas fontes para exercerem uma leitura consciente, além de enxergarem sua própria importância na construção de significados, livres de julgamentos, não apenas em O cortiço, mas também em leituras vindouras.
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A obra literária precisa de seu leitor para percorrer diferentes épocas e contextos e existir, de fato. Fazer o autor perder a unidade detentora de sentidos e possibilitar ao texto a liberdade necessária para desprender-se dos preceitos estruturalistas e formalistas que - por atribuírem exclusivamente à própria textualidade a responsabilidade interpretativa de uma obra, não privilegiaram o leitor nessa relação - é o pressuposto levantado pela estética da recepção, corrente contemporânea da teoria da literatura, escolhida para nortear esta proposta de intervenção. A proposta desta dissertação é centrada em utilizar a estética da recepção, aplicada através de uma sequência didática idealizada por Cosson (2009) junto a uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Fortaleza, Ceará. Objetivamos valorizar o papel ativo do aluno/ leitor na análise e interpretação de uma obra fundamental da literatura brasileira que é O cortiço, de Aluísio Azevedo. Trata-se de uma pesquisa-ação, com a abordagem de dados qualitativos propostos por Bogdan e Biklen (1991). A fundamentação teórica recorre à aplicação de conceitos de grandes predecessores e estudiosos da teoria receptiva como Barthes (1968), Jauss (1994), Iser (1999), assim como teóricos que nos auxiliam nas novas formas de compreender o texto literário, como Zilberman (1989), Cândido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), dentre outros. Ao final de nossa intervenção, observamos que os alunos adquiriram apreço pela obra lida, traçaram suas próprias impressões acerca dela e buscaram novas fontes para exercerem uma leitura consciente, além de enxergarem sua própria importância na construção de significados, livres de julgamentos, não apenas em O cortiço, mas também em leituras vindouras.When we think of the experience of reading, the literary work would be the artifact that is offered to the consciousness of a reader, the literary text shouldn't be a reality independent of that consciousness, which feels and perceives the meanings in a particular, continuous, imposed by other people's delimitations. The literary work needs its reader to traverse different epochs and contexts and exist, in fact. To make the author lose the sensory unity and allow the text the freedom necessary to detach itself from the structuralist and formalist precepts which - because they attributed exclusively to their own textuality the interpretative responsibility of a work, didn't privilege the reader in this relation - is the presupposition Raised by the aesthetics of the reception, contemporary current of the theory of literature, chosen to guide this proposal of intervention. The proposal of this dissertation is centered in using the reception aesthetics, applied through a didactic sequence idealized by Cosson (2009) next to a class of the 9th year of elementary education in a school in the city of Fortaleza, Ceará. We aim to value the active role of the student / reader in the analysis and interpretation of a fundamental work of Brazilian literature that is O Cortiço, by Aluísio Azevedo. It is an action research, with the approach of qualitative data proposed by Bogdan and Biklen (1991). The theoretical basis is based on the application of concepts of great predecessors and students of receptive theory such as Barthes (1968), Jauss (1994), Iser (1999), as well as theorists who help us in the new ways of understanding the text Literary, such as Zilberman (1989), Candido (2000), Cosson (2009), Oliveira (2009), Zappone (2009), among others. At the end of our intervention, we observed that the students acquired appreciation for the work they read, drew their own impressions on it, and sought new sources to exercise a conscious reading, as well as seeing their own importance in constructing meanings, free from judgments, not just in O cortiço, but also in readings to come.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLiteratura na escolaEstética da recepçãoO cortiçoPesquisa-açãoEnsino de literatura: análise da obra o cortiço sob a perspectiva da estética da recepção aplicada aos alunos do 9º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCleidianeBragaLima_DISSERT.pdfCleidianeBragaLima_DISSERT.pdfapplication/pdf6722523https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23482/1/CleidianeBragaLima_DISSERT.pdf06a587d14f0af7de6d0a3e5d5ebc6503MD51TEXTCleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.txtCleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain266480https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23482/4/CleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.txt69e92769722aa3aaa6ac2abcdc3308e7MD54THUMBNAILCleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.jpgCleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3711https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23482/5/CleidianeBragaLima_DISSERT.pdf.jpg18c2b3ee81f1ef4a2676066cea171fc8MD55123456789/234822017-11-03 04:57:44.094oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T07:57:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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