O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Araújo, Verônica Gilcineide de
Orientador(a): Galvão, Marise Adriana Mamede
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939
Resumo: Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como objeto de investigação, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos inicialmente, acerca de texto, seguindo-se das considerações sobre o gênero fábula, para em seguida refletir sobre a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas de suas autorias.
id UFRN_3a04feedfe80a17d9aa7f59c28a122e6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23939
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Araújo, Verônica Gilcineide dehttp://lattes.cnpq.br/1795489830209698http://lattes.cnpq.br/1829337364208280Azevedo, Josilete Alves Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/2799752911278641Queiroz, Maria Eliete dehttp://lattes.cnpq.br/3521788341452076Galvão, Marise Adriana Mamede2017-09-18T21:55:39Z2017-09-18T21:55:39Z2017-04-24ARAÚJO, Verônica Gilcineide de. O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como objeto de investigação, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos inicialmente, acerca de texto, seguindo-se das considerações sobre o gênero fábula, para em seguida refletir sobre a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas de suas autorias.In this research the discursive topic was elected as work purpose, specifically emphasizing the study of hierarquical organizations in texts productions made by elementary students of a municipal school. The texts were produced based on the fable genre. The topic issue was discussed as an element capable of relating subjects of the text. According to the Textual linguistics a coherently constructed text presents connections between all parts of it. Taking into account all difficulties faced by students when properly organizing ideas in texts produced by them, It was established as a necessary criteria to the construction of the text, a study taking into relevance hierarquical organization. Hoping to collaborate in the students’ learning process regarding the topical progression of texts, it was developed a didactic sequence based on the Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) guidelines.This academic research was based on principles of an action research, based on a methodology focused on a specific action. So, the final purpose is to minimize some problems in textual production, based on the basic principles of centralization and text consistency. This study followed the assumptions of Textual Linguistics, theoretically supported by the works of Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006). The reviews and reflections revealed that, after the didactic sequence’s purpose, the students produced written texts with great progress in the aspect of the topical hierarchy, fact that evidenced the improvement in their understanding of writing importance, relating each other's ideas. As a result, students presented as a final product, a small book full of original fables written by them.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTópico discursivoOrganização hierárquica do textoGênero fábulaO tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdfVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdfapplication/pdf1475154https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/1/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf8487e869396e2a809631fade769f2263MD51TEXTVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.txtVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain267237https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/4/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.txt68f46d987a1888c805ead13f9c742497MD54THUMBNAILVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgVeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3139https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/5/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.jpgfdec23566c850307a8c36ac6eecef4c5MD55123456789/239392022-03-30 17:35:32.278oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23939Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-30T20:35:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
title O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
spellingShingle O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
Araújo, Verônica Gilcineide de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tópico discursivo
Organização hierárquica do texto
Gênero fábula
title_short O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
title_full O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
title_fullStr O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
title_full_unstemmed O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
title_sort O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula
author Araújo, Verônica Gilcineide de
author_facet Araújo, Verônica Gilcineide de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1795489830209698
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1829337364208280
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Azevedo, Josilete Alves Moreira de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2799752911278641
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Queiroz, Maria Eliete de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3521788341452076
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Verônica Gilcineide de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
contributor_str_mv Galvão, Marise Adriana Mamede
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tópico discursivo
Organização hierárquica do texto
Gênero fábula
dc.subject.por.fl_str_mv Tópico discursivo
Organização hierárquica do texto
Gênero fábula
description Nesta pesquisa elegemos o tópico discursivo como objeto de investigação, privilegiando especificamente o estudo da organização hierárquica nas produções de texto de alunos do sexto ano de uma escola municipal, a partir do gênero fábula. Discutimos inicialmente, acerca de texto, seguindo-se das considerações sobre o gênero fábula, para em seguida refletir sobre a questão do tópico como elemento por meio do qual os assuntos tratados no texto se relacionam entre si, pois de acordo com a Linguística Textual, um texto coerentemente construído apresenta conexões das partes entre si e destas com o todo. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente os tópicos nos textos que produzem, estabelecemos como critério necessário à construção do texto um trabalho com a organização hierárquica. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no que se refere à progressão tópica dos textos, desenvolvemos uma sequência didática, embasada nas orientações de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso trabalho teve por base os princípios de uma pesquisa-ação, seguindo uma metodologia orientada para uma ação especifica. Nessa direção, objetivamos minimizar alguns problemas na ordem da produção textual, a partir dos princípios básicos da centração e da organicidade do texto. Nosso estudo seguiu pressupostos da Linguística Textual, teoricamente amparado pelos trabalhos de Cavalcante (2012), Koch (2002, 2006), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006), entre outros. Nossas análises e reflexões revelaram que, após a proposta com as sequências didáticas, os alunos produziram textos escritos com perceptíveis avanços no aspecto da hierarquia tópica, fato que evidenciou a melhoria na compreensão destes com relação à importância de escrever, relacionando as ideias entre si, fato que estabelece a coerência entre as unidades de sentido do texto. Como resultado desse trabalho, os alunos apresentaram como produto final, um livreto constituído por fábulas de suas autorias.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-18T21:55:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-18T21:55:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Verônica Gilcineide de. O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939
identifier_str_mv ARAÚJO, Verônica Gilcineide de. O tópico discursivo na aula de língua portuguesa: proposta de intervenção com o gênero fábula. 2017. 142f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/1/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/4/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23939/5/VeronicaGilcineideDeAraujo_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8487e869396e2a809631fade769f2263
68f46d987a1888c805ead13f9c742497
fdec23566c850307a8c36ac6eecef4c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767091772096512