Cultura geral e práticas educativas para o ensino industrial no Boletim da CBAI (1947-1961)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Campos, Ísis de Freitas
Orientador(a): Stamatto, Maria Inês Sucupira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47556
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo o entender quais ideias circulavam no Boletim da CBAI (1947-1961), periódico publicado pela Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), com relação às disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, presentes no currículo do ensino industrial. A CBAI, mantida oficialmente de 1946 a 1962, funcionava a partir da articulação entre o Brasil e os Estados Unidos da América para o desenvolvimento do ensino industrial, organizando esse ramo de ensino a partir do que estava estabelecido na Lei Orgânica do Ensino Industrial, de 1942, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Aquela legislação foi responsável pela estruturação de um currículo que previa as disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, com componentes que também constavam no ensino secundário, e as de Cultura Técnica, mais direcionadas para os ofícios a serem aprendidos. Com base em Apple (2008), questiona-se em que medida as propostas de ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas estariam também adequadas à lógica da formação para a produtividade na indústria, entendendo que o currículo é pensado a partir das demandas das relações sociais e produtivas, que, nesse caso, se conectam ao projeto de industrialização. A partir de Catani (1996), entende-se a potencialidade de periódicos educacionais para o estudo dos discursos sobre formas ideais de se realizar o trabalho educativo. Nesse sentido, o Boletim da CBAI foi utilizado como fonte principal de pesquisa, sendo analisado com base nos pressupostos metodológicos da História Através da Imprensa (ZICMAN, 1985) e da análise do conteúdo (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). Para isso, foi necessário antes construir uma biografia dos conceitos (CASTANHA, 2011) de Cultura Geral e Práticas Educativas, de modo a identificar mudanças na legislação do período. Ainda, como fontes secundárias, utilizou-se jornais da Hemeroteca Digital Brasileira e documentos retirados do arquivo Gustavo Capanema junto ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) para auxiliar no processo de interpretação. Como resultado do estudo, identificou-se que o Boletim da CBAI foi um espaço para defesa do ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas. No entanto, esse ensino deveria estar conectado ao conhecimento técnico, uma apropriação da perspectiva escolanovista de aliar a teoria à prática. Para a aplicação dessa proposta, foram detectados problemas como a falta de formação dos professores e de bibliografia específica, por exemplo.
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A CBAI, mantida oficialmente de 1946 a 1962, funcionava a partir da articulação entre o Brasil e os Estados Unidos da América para o desenvolvimento do ensino industrial, organizando esse ramo de ensino a partir do que estava estabelecido na Lei Orgânica do Ensino Industrial, de 1942, até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira de 1961. Aquela legislação foi responsável pela estruturação de um currículo que previa as disciplinas de Cultura Geral e Práticas Educativas, com componentes que também constavam no ensino secundário, e as de Cultura Técnica, mais direcionadas para os ofícios a serem aprendidos. Com base em Apple (2008), questiona-se em que medida as propostas de ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas estariam também adequadas à lógica da formação para a produtividade na indústria, entendendo que o currículo é pensado a partir das demandas das relações sociais e produtivas, que, nesse caso, se conectam ao projeto de industrialização. A partir de Catani (1996), entende-se a potencialidade de periódicos educacionais para o estudo dos discursos sobre formas ideais de se realizar o trabalho educativo. Nesse sentido, o Boletim da CBAI foi utilizado como fonte principal de pesquisa, sendo analisado com base nos pressupostos metodológicos da História Através da Imprensa (ZICMAN, 1985) e da análise do conteúdo (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). Para isso, foi necessário antes construir uma biografia dos conceitos (CASTANHA, 2011) de Cultura Geral e Práticas Educativas, de modo a identificar mudanças na legislação do período. Ainda, como fontes secundárias, utilizou-se jornais da Hemeroteca Digital Brasileira e documentos retirados do arquivo Gustavo Capanema junto ao Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) para auxiliar no processo de interpretação. Como resultado do estudo, identificou-se que o Boletim da CBAI foi um espaço para defesa do ensino de Cultura Geral e Práticas Educativas. No entanto, esse ensino deveria estar conectado ao conhecimento técnico, uma apropriação da perspectiva escolanovista de aliar a teoria à prática. Para a aplicação dessa proposta, foram detectados problemas como a falta de formação dos professores e de bibliografia específica, por exemplo.This dissertation aims to understand which ideas circulated in the Boletim da CBAI (1947- 1961), a periodical published by the Brazilian-American Commission for Industrial Education (CBAI – Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial), in relation to the subjects of General Culture and Educational Practices, that appears in the curriculum of industrial education. The CBAI, officially maintained from 1946 to 1962, operated from the articulation between Brazil and the United States for the development of industrial education, organizing this branch of education based on what was established in the Organic Law of Industrial Education, of 1942, until the National Education Guidelines and Framework Law of 1961. That legislation was responsible for the structuring of a curriculum that set out the subjects of General Culture and Educational Practices, with components that also appeared in secondary education, and those of Technical Culture, more directed for the professions to be learned. Based on Apple (2008), it is questioned how the proposals for teaching General Culture and Educational Practices would also be adequate to the logic of training for productivity in the industry, understanding that the curriculum is designed from the demands of social relations and productive, which, in this case, are connected to the industrialization project. From Catani (1996), we understand the potential of educational journals for the study of discourses about ideal ways of carrying out educational work. In this sense, the CBAI Bulletin was used as the main source of research, being analyzed based on the methodological assumptions of History Through the Press (ZICMAN, 1985) and content analysis (ARÓSTEGUI, 2006; MORAES, 1999). For this, it was first necessary to build a biography of the concepts (CASTANHA, 2011) of General Culture and Educational Practices, in order to identify changes in the legislation of the period. Also, as secondary sources, newspapers from the Hemeroteca Digital Brasileira and documents taken from the Gustavo Capanema archive at the Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil (CPDOC) were used to assist in the interpretation process. As a result of the study, it was identified that the CBAI Bulletin was an area to defend the teaching of General Culture and Educational Practices. However, this teaching should be connected to technical knowledge, an appropriation of the New School perspective of combining theory with practice. For the application of this proposal, problems were detected such as the lack of specific teacher training and bibliography, for example.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilHistória da educação profissionalImprensa educacionalBoletim da CBAICurrículoEnsino industrialCultura geral e práticas educativas para o ensino industrial no Boletim da CBAI (1947-1961)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALCulturageralpraticas_Campos_2022.pdfapplication/pdf2337673https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47556/1/Culturageralpraticas_Campos_2022.pdf303c431d14212ba1b0c08c8d59a321afMD51123456789/475562022-06-06 19:07:25.997oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47556Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T22:07:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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