Traçando caminhos e ligando espaços: as estradas do Rio Grande do Norte e o automóvel (1914-1934)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Fagner David da
Orientador(a): Arrais, Raimundo Pereira Alencar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22617
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo as estradas de rodagem e o automóvel no Rio Grande do Norte durante os anos 1914-1934. Trata-se de um momento em que determinados espaços do estado começaram a ser ligados por caminhos adaptados ao tráfego de veículos automotores, tendo em vista os interesses de determinados grupos políticos que, à época, buscaram exercer suas hegemonias no território norte-rio-grandense ao reivindicarem o progresso das estradas para os espaços que se nomeavam defensores: no litoral, os interesses dos Albuquerque Maranhão e no sertão, os interesses da oligarquia do Seridó. Além disso, o processo de construção das estradas de rodagem no Rio Grande do Norte teve um avanço significativo na ligação dos espaços de produção econômica a partir dos anos 1920 com a atuação da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) no estado, evidenciando possíveis tensões entre os interesses dos engenheiros dessa instituição no planejamento do traçado das estradas e a realidade que encontraram no campo de trabalho. Desse modo, pretendemos compreender até que ponto as estradas e o automóvel atenderam a tais interesses e quais os efeitos desses meios de transportes na configuração do território norte-rio-grandense. Com base na análise de notícias e matérias do periódico A Republica, das mensagens dos governadores do estado e dos relatórios da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas (IFOCS), foi possível identificar nesse processo o ritmo e andamento das obras, assim como também os interesses e os conflitos envolvidos no processo de construção das estradas.
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Trata-se de um momento em que determinados espaços do estado começaram a ser ligados por caminhos adaptados ao tráfego de veículos automotores, tendo em vista os interesses de determinados grupos políticos que, à época, buscaram exercer suas hegemonias no território norte-rio-grandense ao reivindicarem o progresso das estradas para os espaços que se nomeavam defensores: no litoral, os interesses dos Albuquerque Maranhão e no sertão, os interesses da oligarquia do Seridó. Além disso, o processo de construção das estradas de rodagem no Rio Grande do Norte teve um avanço significativo na ligação dos espaços de produção econômica a partir dos anos 1920 com a atuação da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) no estado, evidenciando possíveis tensões entre os interesses dos engenheiros dessa instituição no planejamento do traçado das estradas e a realidade que encontraram no campo de trabalho. Desse modo, pretendemos compreender até que ponto as estradas e o automóvel atenderam a tais interesses e quais os efeitos desses meios de transportes na configuração do território norte-rio-grandense. Com base na análise de notícias e matérias do periódico A Republica, das mensagens dos governadores do estado e dos relatórios da Inspetoria Federal de Obras Contras as Secas (IFOCS), foi possível identificar nesse processo o ritmo e andamento das obras, assim como também os interesses e os conflitos envolvidos no processo de construção das estradas.This research has focused on studying the highways and the automobile in Rio Grande do Norte during the years 1914-1934. This is a time when certain state spaces began to be linked by paths adapted to the traffic of motor vehicles, with a view to the interests of certain political groups at the time, sought to exercise their hegemony in the north of Rio Grande territory to claim the progress of roads to the spaces that they used to named defenders: on the coast, the interests of Albuquerque Maranhão family’s subjects and in the hinterland, the interests of Seridó’s individuals. Moreover, the process of the highways construction in Rio Grande do Norte was a significant step forward in linking economic production spaces from the 1920s with the Federal Works Inspectorate Against Drought (IFOCS) work in the state, showing a conflict of interest of that institution’s engineer in relation to the developed planning in tracing these pathways and the reality found at the work field. This way, the central issue of this research seeks to understand to wich extent the roads and the automobile responded to these interests, trying to think what the effects of such means of transport over North Rio Grande territory’ configuration. Based on news and journal reports of The Republic periodical analysis, governors of the state messages and the Federal Works Inspectorate Against Drought (IFOCS) reports we were able to identify in this process the pace and progress of the works, as well as the interests and conflicts involved in these ways construction process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAEstradas de rodagemAutomóvelRio Grande do NorteTraçando caminhos e ligando espaços: as estradas do Rio Grande do Norte e o automóvel (1914-1934)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdfFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf2042101https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22617/1/FagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdfc96a423cabd58a52c80570a2b26789a3MD51TEXTFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.txtFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain252067https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22617/4/FagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.txte8c36a33ae955930a174b9addc949510MD54THUMBNAILFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.jpgFagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2460https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22617/5/FagnerDavidDaSilva_DISSERT.pdf.jpgb65ea5960278a7008838daa32eb638e2MD55123456789/226172017-11-04 07:05:19.19oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22617Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-04T10:05:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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