Releituras de Celso Furtado: Brasil (2001-2012)
Ano de defesa: | 2015 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20247 |
Resumo: | Em busca de explicar as causas que conduzem ao desenvolvimento e no intento de compreendê - lo, alguns economistas se organizaram em torno de ideias centrais, culminando, pois, na elaboração de teorias econômicas. O conhecimento acumulado ao longo dos trabalhos desenvolvidos por estes estudiosos vai contribuir de maneira significativa na formação do pensamento de Celso Monteiro Furtado. Furtado desenvolveu inúmeros trabalhos tentando compreender a dinâmica das estrut uras subdesenvolvidas, quais as suas características elementares e quais os principais fatores responsáveis pela perpetuação do status quo dessas estruturas. Partindo do questionamento “O que permanece de características de subdesenvolvimento no Brasil à l uz do pensamento de Celso Furtado ?” , o presente trabalho se norteia pela hipótese de que o Brasil não sofreu entre os anos 2001 e 2012, mudanças estruturais significativas a ponto de poder classifica - lo como um país desenvolvido. Tem - se para o presente tra balho como objetivo geral, analisar os elementos de subdesenvolvimento que perduram no Brasil à luz do pensamento de Furtado. E como específicos, caracterizar o desenvolvimento econômico, a partir do estudo d as escolas clássica, marxista, neoclássica, kal e ckiana, keynesiana e cepalina do pensamento econ ômico ; descrever o subdesenvolvimento econômico à luz d as ideias de Celso Furtado; e, por fim, avaliar a partir da epistemologia particular do pensamento de Furtad o a realidade socioeconômica brasileira , com ênfase na análise dos elementos de subdesenvolvimento . Para alcançar seus propósitos, a presente pesquisa utilizará o método histórico indutivo no intuito de compreender as interpretações do desenvolvimento ao longo do tempo e também como elementos particu lares conduzem a uma visão do todo, para aí observar a realidade brasileira. F oi possível constatar que ainda que tenham ocorrido importantes avanços em alguns setores, o país mantém uma significativa heterogeneidade estrutural. Daí a relevância da contrib uição de Furtado para entender o subdesenvolvimento econômico, pois, e l e ainda é uma constante em nossa realidade. |
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O conhecimento acumulado ao longo dos trabalhos desenvolvidos por estes estudiosos vai contribuir de maneira significativa na formação do pensamento de Celso Monteiro Furtado. Furtado desenvolveu inúmeros trabalhos tentando compreender a dinâmica das estrut uras subdesenvolvidas, quais as suas características elementares e quais os principais fatores responsáveis pela perpetuação do status quo dessas estruturas. Partindo do questionamento “O que permanece de características de subdesenvolvimento no Brasil à l uz do pensamento de Celso Furtado ?” , o presente trabalho se norteia pela hipótese de que o Brasil não sofreu entre os anos 2001 e 2012, mudanças estruturais significativas a ponto de poder classifica - lo como um país desenvolvido. Tem - se para o presente tra balho como objetivo geral, analisar os elementos de subdesenvolvimento que perduram no Brasil à luz do pensamento de Furtado. E como específicos, caracterizar o desenvolvimento econômico, a partir do estudo d as escolas clássica, marxista, neoclássica, kal e ckiana, keynesiana e cepalina do pensamento econ ômico ; descrever o subdesenvolvimento econômico à luz d as ideias de Celso Furtado; e, por fim, avaliar a partir da epistemologia particular do pensamento de Furtad o a realidade socioeconômica brasileira , com ênfase na análise dos elementos de subdesenvolvimento . Para alcançar seus propósitos, a presente pesquisa utilizará o método histórico indutivo no intuito de compreender as interpretações do desenvolvimento ao longo do tempo e também como elementos particu lares conduzem a uma visão do todo, para aí observar a realidade brasileira. F oi possível constatar que ainda que tenham ocorrido importantes avanços em alguns setores, o país mantém uma significativa heterogeneidade estrutural. Daí a relevância da contrib uição de Furtado para entender o subdesenvolvimento econômico, pois, e l e ainda é uma constante em nossa realidade.Seeking to explain the causes leading to the developme nt and attempt to understand it, some economists were organized around central ideas, culminating therefore in the development of economic theories. The knowledge accumulated over the work by these scholars will make a significant contribution in shaping t he thinking of Celso Monteiro Furtado . Furtado developed numerous studies trying to understand the dynamics of underdeveloped structures, what their basic characteristics and the main factors responsible for the perpetuation of the status quo of these stru ctures. Starting from the question "What remains of underdevelopment characteristics in Brazil in the light of the thought of Celso Furtado?", This work is guided by the hypothesis that Brazil has not suffered between 2001 and 2012, significant structural changes that it could classifies it as a developed country. It has been for this work as a general objective to analyze the underdevelopment of elements that persist in Brazil in the light of the thought of Furtado. And as specific, characterize economic d evelopment, from the study of the classical schools, Marxist, neoclassical, Kaleckian, Keynesian and ECLAC of economic thought; describe the economic underdevelopment in light of Celso Furtado ideas; and, finally, evaluate from the particular epistemology of thought Furtado Brazilian economic reality, with emphasis on the analysis of underdevelopment elements. It was found that although there have been important advances in some sectors, the country maintains a significant structural heterogeneity. Hence th e relevance of Furtado's contribution to understanding the economic underdevelopment, because he is still a constant in our reality.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIACelso FurtadoDesenvolvimentoSubdesenvolvimentoBrasilReleituras de Celso Furtado: Brasil (2001-2012)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdfReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdfapplication/pdf815942https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20247/1/ReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdfa09635f681a4023d1f408be293612f95MD51TEXTJesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.txtJesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain219627https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20247/6/JesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.txt2315d84ab943b3b0b4ace32d9ea59f83MD56ReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.txtReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain219559https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20247/8/ReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.txtb1336d8998e8d281a217b19b57c812aaMD58THUMBNAILJesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.jpgJesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2716https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20247/7/JesseGomesFerreira_DISSERT.pdf.jpg0584534ccbc8072520ebce6f5244c59dMD57ReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.jpgReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1312https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20247/9/ReleiturasCelsoFurtado_Ferreira_2015.pdf.jpg037cecf289485e92dfb1ecb84fdb3083MD59123456789/202472019-06-09 02:22:43.168oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20247Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-06-09T05:22:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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