Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Macena, Marta Maria Maurício
Orientador(a): Mendes, Iran Abreu
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033
Resumo: In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learning
id UFRN_427ed6f934302e398a3fbe2440d57927
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16033
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Macena, Marta Maria Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/0782554008072882http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Barbosa, Jonei Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Morey, Bernadete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Mendes, Iran Abreu2014-12-17T15:04:48Z2008-02-122014-12-17T15:04:48Z2007-04-24MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learningNeste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaAprendizagemCônicasEducaçãoHistória da MatemáticaInvestigaçãoLearningConicEducationMathematics HistoryInvestigationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAContribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMartaMMM.pdfapplication/pdf1215431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/1/MartaMMM.pdfa4bc80e0c6dcb3570e856b3f35916003MD51TEXTMartaMMM.pdf.txtMartaMMM.pdf.txtExtracted texttext/plain254910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/6/MartaMMM.pdf.txt734501c43138263fd700f1751f315ac3MD56THUMBNAILMartaMMM.pdf.jpgMartaMMM.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/7/MartaMMM.pdf.jpgbd4352812c8b48628407385e9d2488f8MD57123456789/160332017-11-02 10:22:21.314oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:22:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
title Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
spellingShingle Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
Macena, Marta Maria Maurício
Aprendizagem
Cônicas
Educação
História da Matemática
Investigação
Learning
Conic
Education
Mathematics History
Investigation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
title_full Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
title_fullStr Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
title_full_unstemmed Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
title_sort Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
author Macena, Marta Maria Maurício
author_facet Macena, Marta Maria Maurício
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0782554008072882
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Barbosa, Jonei Cerqueira
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4435435120326646
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Morey, Bernadete Barbosa
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7554818862651491
dc.contributor.author.fl_str_mv Macena, Marta Maria Maurício
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendes, Iran Abreu
contributor_str_mv Mendes, Iran Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Cônicas
Educação
História da Matemática
Investigação
topic Aprendizagem
Cônicas
Educação
História da Matemática
Investigação
Learning
Conic
Education
Mathematics History
Investigation
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Conic
Education
Mathematics History
Investigation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learning
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-24
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-12
2014-12-17T15:04:48Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033
identifier_str_mv MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/1/MartaMMM.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/6/MartaMMM.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/7/MartaMMM.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a4bc80e0c6dcb3570e856b3f35916003
734501c43138263fd700f1751f315ac3
bd4352812c8b48628407385e9d2488f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767089064673280