Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 |
Resumo: | In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learning |
id |
UFRN_427ed6f934302e398a3fbe2440d57927 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16033 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Macena, Marta Maria Mauríciohttp://lattes.cnpq.br/0782554008072882http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8Barbosa, Jonei Cerqueirahttp://lattes.cnpq.br/4435435120326646Noronha, Claudianny Amorimhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Morey, Bernadete Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7554818862651491Mendes, Iran Abreu2014-12-17T15:04:48Z2008-02-122014-12-17T15:04:48Z2007-04-24MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learningNeste trabalho, analisamos as possibilidades didáticas de uso da investigação em sala de aula, a partir de uma experiência com estudantes do ensino médio no Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba CEFET PB, na qual abordamos o estudo das secções cônicas. Para o alcance dos nossos objetivos tomamos como aporte teórico as concepções referentes à aprendizagem significativa em conexão com a investigação em história da matemática. A pesquisa em sala de aula efetivou-se através de atividades que instigaram, no aprendiz, o desejo de investigar os conceitos próprios das secções cônicas. Os resultados das atividades propostas e postas em prática mostraram a eficácia e a eficiência de tal metodologia na construção do conhecimento requerido, nos mostrando que a investigação em sala de aula conduz os envolvidos, nesse processo, a olhar de forma mais globalizante para as origens e os métodos utilizados para desenvolver, além das várias representações apresentadas pela matemática, o que, certamente conduz, principalmente os alunos, a uma aprendizagem significativaapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaAprendizagemCônicasEducaçãoHistória da MatemáticaInvestigaçãoLearningConicEducationMathematics HistoryInvestigationCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAContribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMartaMMM.pdfapplication/pdf1215431https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/1/MartaMMM.pdfa4bc80e0c6dcb3570e856b3f35916003MD51TEXTMartaMMM.pdf.txtMartaMMM.pdf.txtExtracted texttext/plain254910https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/6/MartaMMM.pdf.txt734501c43138263fd700f1751f315ac3MD56THUMBNAILMartaMMM.pdf.jpgMartaMMM.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2530https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/7/MartaMMM.pdf.jpgbd4352812c8b48628407385e9d2488f8MD57123456789/160332017-11-02 10:22:21.314oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:22:21Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
title |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
spellingShingle |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado Macena, Marta Maria Maurício Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação Learning Conic Education Mathematics History Investigation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_full |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_fullStr |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_full_unstemmed |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
title_sort |
Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado |
author |
Macena, Marta Maria Maurício |
author_facet |
Macena, Marta Maria Maurício |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0782554008072882 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Barbosa, Jonei Cerqueira |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4435435120326646 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Morey, Bernadete Barbosa |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macena, Marta Maria Maurício |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
contributor_str_mv |
Mendes, Iran Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação |
topic |
Aprendizagem Cônicas Educação História da Matemática Investigação Learning Conic Education Mathematics History Investigation CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Conic Education Mathematics History Investigation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
In this work, the didactical possibilities of investigation use in classroom, through an experience with high school students from Federal Center of Technological Education of Paraíba, as well as the study of conic sections were analysed. In order to fulfill our goals the theoretical conceptions concerning the meaninful learning in conection with the investigation of mathematics history were taken into account. The classroom research occurred by means of activities which encouraged the learner to investigate his own concepts on the conic sections. The results of the proposed activities showed the effectiveness and the efficiency of such a methodology as regards the making up of the required knowledge. They also reveal that the investigation in the classroom guides the ones involved, in this process, to have a wider look at the origins, the methods used and the several representations presented by mathematics that certainly lead, specially the students, to a meaninful learning |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-24 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-12 2014-12-17T15:04:48Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 |
identifier_str_mv |
MACENA, Marta Maria Maurício. Contribuições da investigação em sala de aula para uma aprendizagem das secções cônicas com significado. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16033 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/1/MartaMMM.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/6/MartaMMM.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16033/7/MartaMMM.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4bc80e0c6dcb3570e856b3f35916003 734501c43138263fd700f1751f315ac3 bd4352812c8b48628407385e9d2488f8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767089064673280 |