A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Tavares, Gilberto Ivens de Araújo
Orientador(a): Dozena, Alessandro
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26185
Resumo: De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.
id UFRN_44f741aa40ff45a98c0b0af3b6490a97
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26185
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Tavares, Gilberto Ivens de AraújoMelo, Evaneide Maria deFernandez, Pablo Sebastian MoreiraDozena, Alessandro2018-11-26T21:12:30Z2018-11-26T21:12:30Z2018-08-30TAVARES, Gilberto Ivens de Araújo. A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26185De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.According to our teaching experiences, we noticed that many students of Elementary and High School have difficulties in assimilating some concepts of physical geography studied in the classroom everyday, and difficulties in relating the contents with their own reality. In view of this, the present work aims to product a didactic material to assist Geography teachers. It is a board game called Discovery RN. The game aims to be a didactic resource to aid in the teaching and learning processes of the first year of High School. For this,we carried out a bibliographical and documentary review of the potential of games in geography teaching; we reveal how the board game Discovery RN was conceived and made, as well as the whole dynamics of the game; we report an experience with the game in the first year of high school class relating the potential of the game to stimulate multiple intelligences, skills and competences. Finally, we applied a questionnaire with the students in order to understand how the game can contribute to the teaching and learning process and observe the student's perception of the game's proposal. Therefore, we did an analysis of the whole process, from the making of the game to its application. Discovery RN proved to be a relevant didactic option to improve student interaction, to expand the subject studied in the classroom, and to have an important attractive factor for the students and a strong incidence in the acceleration of the student's mental activity. We hope that our study and the experience with the use of the game discussed here will be of prime importance for later reflection for all who are willing to contribute so that the school can be rethought and can meet the demands of society.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsino de GeografiaAprendizagemJogosDiscovery RNGeografia FísicaA produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txtProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain153288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/2/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txt9fb42afe9dd1c05699e3487003237d52MD52THUMBNAILProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpgProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3604https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/3/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpg27bae6867ea83b775dc2c188042b5784MD53TEXTProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txtProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain153288https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/2/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txt9fb42afe9dd1c05699e3487003237d52MD52THUMBNAILProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpgProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3604https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/3/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpg27bae6867ea83b775dc2c188042b5784MD53ORIGINALProduçãojogodiscovery_Tavares_2018.pdfapplication/pdf2064118https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/1/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf7195d13c2cabf08b9312d92a8f82e26dMD51123456789/261852019-01-30 14:46:59.539oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26185Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T17:46:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
title A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
spellingShingle A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
Tavares, Gilberto Ivens de Araújo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Aprendizagem
Jogos
Discovery RN
Geografia Física
title_short A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
title_full A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
title_fullStr A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
title_full_unstemmed A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
title_sort A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia
author Tavares, Gilberto Ivens de Araújo
author_facet Tavares, Gilberto Ivens de Araújo
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Gilberto Ivens de Araújo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dozena, Alessandro
contributor_str_mv Dozena, Alessandro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino de Geografia
Aprendizagem
Jogos
Discovery RN
Geografia Física
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Aprendizagem
Jogos
Discovery RN
Geografia Física
description De acordo com nossas experiências docentes, notamos que muitos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio apresentam dificuldades em assimilar alguns conceitos de Geografia Física trabalhados no cotidiano de sala de aula, além de dificuldades em estabelecer relações entre os conteúdos ministrados com a sua própria realidade. Diante disso, o presente trabalho objetiva a produção de um material didático lúdico de auxílio aos professores de Geografia. Trata-se de um jogo de tabuleiro denominado Discovery RN. O jogo em questão, visa ser um recurso didático de auxílio aos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, realizamos uma revisão bibliográfica e documental sobre o potencial dos jogos no ensino de Geografia; revelamos como foi pensado e confeccionado o jogo de tabuleiro Discovery RN, bem como funciona toda a dinâmica do jogo; relatamos uma experiência com o jogo na turma do primeiro ano do Ensino Médio relacionando as potencialidades do jogo para o estímulo de múltiplas inteligências, habilidades e competências. Por fim, aplicamos um questionário com os alunos no intuito de compreender como o jogo pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem e observamos a percepção do aluno em relação a proposta do jogo. Assim, fizemos uma análise sobre todo o processo, desde a confecção do jogo à sua aplicação. O Discovery RN revelou ser uma opção didática relevante para melhorar a interação dos discentes, expandir a temática estudada em sala de aula, além de apresentar um importante fator atrativo para os estudantes e uma forte incidência na agilização da atividade mental do aluno. Esperamos que nosso estudo e a experiência com o uso do jogo aqui abordada sejam primordiais para reflexões a posteriori, para todos os que estiverem dispostos em contribuir para que a escola possa ser repensada e consiga corresponder às demandas da sociedade.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-26T21:12:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-11-26T21:12:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TAVARES, Gilberto Ivens de Araújo. A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26185
identifier_str_mv TAVARES, Gilberto Ivens de Araújo. A produção do Jogo Discovery RN e sua contribuição para o ensino de geografia. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/2/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/3/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/2/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/3/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26185/1/Produ%c3%a7%c3%a3ojogodiscovery_Tavares_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fb42afe9dd1c05699e3487003237d52
27bae6867ea83b775dc2c188042b5784
9fb42afe9dd1c05699e3487003237d52
27bae6867ea83b775dc2c188042b5784
7195d13c2cabf08b9312d92a8f82e26d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777797149622272