Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Braga, Corina Furtado Braúna
Orientador(a): Cooper, Jennifer Sarah
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28397
Resumo: Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e visa investigar o efeito da implementação do Ciclo de Ensino/ aprendizagem desenvolvido por Rose e Martin (2012) e Rose (2015), nesse caso aplicado no ensino/aprendizagem da compreensão e produção escrita de aprendizes da língua inglesa como língua estrangeira (ILE). A pesquisa foi realizada em um programa bilíngue de uma escola particular em Natal, RN. O foco da pesquisa está em atividades de produção escrita, em categorias específicas – contextuais, discursivas e gramaticais. O arcabouço teórico se baseia primeiramente nos conceitos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004, 2014) e seguidores da Escola de Sydney, e da Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) oriunda da LSF, além da Pedagogia de Gênero (PG) elaborada nos conceitos da TGR. Foram considerados também trabalhos implementados internacionalmente pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2012). Estas práticas pedagógicas se baseiam também no ensino explícito teorizado por Bernstein (1975). Seguindo os métodos de pesquisa-ação, perante os desafios do ensino/aprendizagem da produção escrita em ILE no contexto desta escola particular, elaboramos uma intervenção pedagógica sistematizada pelo Ciclo de Ensino/ aprendizagem, (ROSE, 2015), da produção escrita de um gênero factual, do tipo ‘descrição’, da pintura Christina's world, de Andrew Wyeth (1948). Analisamos as produções escritas a partir das categorias de avaliação incluídos no Ciclo de Ensino/ aprendizagem (ROSE, 2015). Dados gerados das produções escritas dos 19 alunos, participantes da intervenção pedagógica com o CEA, de duração de um mês, mostram um aumento nos escores em geral, e particularmente nas categorias contextuais – estágios, fases, além da categoria gráfica de apresentação. Além disso, este instrumento de avaliação da escrita, com um conjunto de categorias que salienta aspectos específicos de cunho contextual e discursivo, além dos gramaticais, fomentou uma ampla visão e desenvolvimento nestes aspectos. Resultados mostram que a intervenção prática pedagógica representa uma melhoria na prática pedagógica da professora-pesquisadora e no contexto escolar da pesquisa. Trabalhos futuros podem incluir um estudo longitudinal e o uso de outros gêneros discursivos e tipos de textos.
id UFRN_479918499c4560e2ade642acc5355bf6
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28397
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Braga, Corina Furtado BraúnaWeissheimer, JanainaVian Júnior, OrlandoDuque, Paulo HenriqueCooper, Jennifer Sarah2020-02-04T17:31:34Z2020-02-04T17:31:34Z2019-07-05BRAGA, Corina Furtado Braúna. Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero. 2019. 228f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28397Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e visa investigar o efeito da implementação do Ciclo de Ensino/ aprendizagem desenvolvido por Rose e Martin (2012) e Rose (2015), nesse caso aplicado no ensino/aprendizagem da compreensão e produção escrita de aprendizes da língua inglesa como língua estrangeira (ILE). A pesquisa foi realizada em um programa bilíngue de uma escola particular em Natal, RN. O foco da pesquisa está em atividades de produção escrita, em categorias específicas – contextuais, discursivas e gramaticais. O arcabouço teórico se baseia primeiramente nos conceitos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004, 2014) e seguidores da Escola de Sydney, e da Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) oriunda da LSF, além da Pedagogia de Gênero (PG) elaborada nos conceitos da TGR. Foram considerados também trabalhos implementados internacionalmente pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2012). Estas práticas pedagógicas se baseiam também no ensino explícito teorizado por Bernstein (1975). Seguindo os métodos de pesquisa-ação, perante os desafios do ensino/aprendizagem da produção escrita em ILE no contexto desta escola particular, elaboramos uma intervenção pedagógica sistematizada pelo Ciclo de Ensino/ aprendizagem, (ROSE, 2015), da produção escrita de um gênero factual, do tipo ‘descrição’, da pintura Christina's world, de Andrew Wyeth (1948). Analisamos as produções escritas a partir das categorias de avaliação incluídos no Ciclo de Ensino/ aprendizagem (ROSE, 2015). Dados gerados das produções escritas dos 19 alunos, participantes da intervenção pedagógica com o CEA, de duração de um mês, mostram um aumento nos escores em geral, e particularmente nas categorias contextuais – estágios, fases, além da categoria gráfica de apresentação. Além disso, este instrumento de avaliação da escrita, com um conjunto de categorias que salienta aspectos específicos de cunho contextual e discursivo, além dos gramaticais, fomentou uma ampla visão e desenvolvimento nestes aspectos. Resultados mostram que a intervenção prática pedagógica representa uma melhoria na prática pedagógica da professora-pesquisadora e no contexto escolar da pesquisa. Trabalhos futuros podem incluir um estudo longitudinal e o uso de outros gêneros discursivos e tipos de textos.This study is characterized as an action research (TRIPP, 2005), and aims to investigate the effect of the implementation of the Teaching/ Learning Cycle developed by Rose and Martin (2012) and Rose (2015), in this case applied to the teaching/learning of reading and writing of English as a Foreign Language (EFL). The research was carried out in a bilingual program at a private school in Natal, RN. The focus of the research is on the development of elements of student writing within specific contextual, discursive and grammatical categories. The theoretical framework is mainly based on the concepts of the Systemic Functional Linguistics (SFL) of Halliday e Matthiessen (2004, 2014) and followers from the Sydney School. It is also based on Theory of Genre and Register (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) derived from LSF, as well as Genre Pedagogy (PG) developed from the concepts of TGR. International studies from the perspective of the Sydney School of Rose and Martin (2012) were also considered. These pedagogical practices are based also on the theory of explicit teaching developed by Bernstein (1975). Following the methods of action research, faced with the challenges of teaching/learning writing in EFL in the context of this private school, we developed a pedagogical intervention systematized by the Teaching/ Learning Cycle, (ROSE, 2015), for writing the factual genre, ‘description’, about the painting Christina's world, by Andrew Wyeth (1948). We analyzed the writing production based on the assessment categories included in the Teaching/ Learning Cycle (ROSE, 2015). Data generated from the writing of the 19 students who participated in the pedagogical intervention with the Teaching/ Learning Cycle, which was carried out over a period of one month, showed an increase in the writing scores in general, and particularly in the contextual categories of genre stages and phases, as well as in the graphic category of presentation. In addition, this writing assessment instrument, with its set of categories that highlights specific contextual and discursive categories, rather than merely grammatical, fostering a broad awareness and targeted development of these aspects through explicit teaching. Results indicate that this practice contributed to an improvement in the teaching practice of the teacher researcher and in the scholastic environment of the research context. Future work includes a longitudinal study and the use of other discursive genres and types of texts.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACiclo de ensino/aprendizagemPedagogia de gêneroEscola de SydneyDescriçãoProdução escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProducaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdfapplication/pdf14747306https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/1/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf15c3654ecdfab1f797fed54830db6b70MD51TEXTProducaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.txtProducaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain326106https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/2/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.txt34395bbf3c4cca6cbb3f07f1c2c69e95MD52THUMBNAILProducaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.jpgProducaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/3/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.jpg23060777ef5579ada91a6107d8373d39MD53123456789/283972020-02-09 04:27:38.893oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28397Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-02-09T07:27:38Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
title Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
spellingShingle Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
Braga, Corina Furtado Braúna
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Ciclo de ensino/aprendizagem
Pedagogia de gênero
Escola de Sydney
Descrição
title_short Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
title_full Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
title_fullStr Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
title_full_unstemmed Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
title_sort Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero
author Braga, Corina Furtado Braúna
author_facet Braga, Corina Furtado Braúna
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Weissheimer, Janaina
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vian Júnior, Orlando
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Duque, Paulo Henrique
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Corina Furtado Braúna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cooper, Jennifer Sarah
contributor_str_mv Cooper, Jennifer Sarah
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Ciclo de ensino/aprendizagem
Pedagogia de gênero
Escola de Sydney
Descrição
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de ensino/aprendizagem
Pedagogia de gênero
Escola de Sydney
Descrição
description Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e visa investigar o efeito da implementação do Ciclo de Ensino/ aprendizagem desenvolvido por Rose e Martin (2012) e Rose (2015), nesse caso aplicado no ensino/aprendizagem da compreensão e produção escrita de aprendizes da língua inglesa como língua estrangeira (ILE). A pesquisa foi realizada em um programa bilíngue de uma escola particular em Natal, RN. O foco da pesquisa está em atividades de produção escrita, em categorias específicas – contextuais, discursivas e gramaticais. O arcabouço teórico se baseia primeiramente nos conceitos da Linguística Sistêmico Funcional (LSF) de Halliday e Matthiessen (2004, 2014) e seguidores da Escola de Sydney, e da Teoria de Gênero e Registro (TGR) (MARTIN; ROSE, 2008; 2012) oriunda da LSF, além da Pedagogia de Gênero (PG) elaborada nos conceitos da TGR. Foram considerados também trabalhos implementados internacionalmente pela perspectiva da Escola de Sydney de Rose e Martin (2012). Estas práticas pedagógicas se baseiam também no ensino explícito teorizado por Bernstein (1975). Seguindo os métodos de pesquisa-ação, perante os desafios do ensino/aprendizagem da produção escrita em ILE no contexto desta escola particular, elaboramos uma intervenção pedagógica sistematizada pelo Ciclo de Ensino/ aprendizagem, (ROSE, 2015), da produção escrita de um gênero factual, do tipo ‘descrição’, da pintura Christina's world, de Andrew Wyeth (1948). Analisamos as produções escritas a partir das categorias de avaliação incluídos no Ciclo de Ensino/ aprendizagem (ROSE, 2015). Dados gerados das produções escritas dos 19 alunos, participantes da intervenção pedagógica com o CEA, de duração de um mês, mostram um aumento nos escores em geral, e particularmente nas categorias contextuais – estágios, fases, além da categoria gráfica de apresentação. Além disso, este instrumento de avaliação da escrita, com um conjunto de categorias que salienta aspectos específicos de cunho contextual e discursivo, além dos gramaticais, fomentou uma ampla visão e desenvolvimento nestes aspectos. Resultados mostram que a intervenção prática pedagógica representa uma melhoria na prática pedagógica da professora-pesquisadora e no contexto escolar da pesquisa. Trabalhos futuros podem incluir um estudo longitudinal e o uso de outros gêneros discursivos e tipos de textos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-04T17:31:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-04T17:31:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGA, Corina Furtado Braúna. Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero. 2019. 228f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28397
identifier_str_mv BRAGA, Corina Furtado Braúna. Produção escrita no ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira no contexto de uma escola particular de Natal, RN: uma pesquisa-ação em pedagogia do gênero. 2019. 228f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/1/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/2/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28397/3/Producaoescritaensinoaprendizagem_Braga_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 15c3654ecdfab1f797fed54830db6b70
34395bbf3c4cca6cbb3f07f1c2c69e95
23060777ef5579ada91a6107d8373d39
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777635370074112