Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, José Aírton Araújo de
Orientador(a): Bulhoes, Fernanda Machado de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387
Resumo: Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.
id UFRN_492f370d44506b88896b4d3690511a5b
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22387
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, José Aírton Araújo deSilva, Markus Figueira daBarrenechea, Miguel AngelBulhoes, Fernanda Machado de2017-03-22T18:01:24Z2017-03-22T18:01:24Z2014-12-04OLIVEIRA, José Aírton Araújo de. Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAArteEducaçãoCulturaEducação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdfJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf1047557https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/1/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf425de57a5dafb398808e07db0874fbf3MD51TEXTJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain305356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/4/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt718eb2f21553a223ff78baa608dbce6bMD54THUMBNAILJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/5/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg3b9f65fd1ac906ea8be166be13cd462cMD55123456789/223872017-11-02 22:37:57.826oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T01:37:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
title Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
spellingShingle Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
Oliveira, José Aírton Araújo de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Arte
Educação
Cultura
title_short Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
title_full Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
title_fullStr Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
title_full_unstemmed Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
title_sort Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
author Oliveira, José Aírton Araújo de
author_facet Oliveira, José Aírton Araújo de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Markus Figueira da
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Barrenechea, Miguel Angel
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Aírton Araújo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bulhoes, Fernanda Machado de
contributor_str_mv Bulhoes, Fernanda Machado de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Arte
Educação
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação
Cultura
description Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-22T18:01:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-22T18:01:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, José Aírton Araújo de. Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Aírton Araújo de. Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche. 2014. 97f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/1/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/4/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/5/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 425de57a5dafb398808e07db0874fbf3
718eb2f21553a223ff78baa608dbce6b
3b9f65fd1ac906ea8be166be13cd462c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777643621318656