Educação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzsche
Ano de defesa: | 2014 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22387 |
Resumo: | Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã. |
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Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. Na educação pretendida por Nietzsche, a vida toma sentido maior do que o conhecimento aprendido na escola; o conhecimento é instrumento para expressão criativa de si e da vida, o que consequentemente definirá a cultura de um povo. Cultura, assim, é o processo de recriação do conhecimento acumulado e aprendido, que por sua vez possa ser vista como uma unidade de estilo em toda expressão artística e na vida. Estando a educação imbricada com a cultura, outro conceito se faz necessário para compreendermos o pensamento educacional em Nietzsche, a saber, formação (Bildung). Em linhas gerais, Bildung está associada à imagem (bild), à imitação (Nachbildung), à forma (Gestalt), ao comportamento e ao costume. Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.Considerando apenas os escritos pertencentes ao período de juventude do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, o presente trabalho explana a crítica à modernidade a partir de um ideal de educação formulado nos primeiros anos de docência. A preocupação com a educação (Erziehung) dá-se por identificá-la como sendo o cerne dos problemas da cultura moderna. A cultura (Kultur) tem importância maior que a educação no pensamento nietzschiano por ser o solo e o termômetro da vida. Todavia, educar é o primeiro passo para se ter uma cultura fomentadora da vida. A educação consiste, para Nietzsche, em ensinar o indivíduo a pensar, de preferência com o apoio da filosofia, uma espécie de arte para criar vida. 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Portanto, dando mais importância para a Bildung, pois é um conceito mais amplo para a formação do homem, Nietzsche pretende para a modernidade os centros de ensino com objetivos voltados para cultivar os poucos homens que serão os exemplos dos jovens de amanhã.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIAArteEducaçãoCulturaEducação, arte e vida no pensamento do jovem Nietzscheinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdfJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf1047557https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/1/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf425de57a5dafb398808e07db0874fbf3MD51TEXTJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain305356https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/4/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.txt718eb2f21553a223ff78baa608dbce6bMD54THUMBNAILJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2619https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22387/5/JoseAirtonAraujoDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg3b9f65fd1ac906ea8be166be13cd462cMD55123456789/223872017-11-02 22:37:57.826oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22387Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T01:37:57Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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