Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Reis, Mônica Karina Santos
Orientador(a): Almeida, Maria da Conceição Xavier de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951
Resumo: A dissertação defende a tese de que o livro, na forma como o conhecemos, não acabará. Propõe de uma forma geral fazer o que denominamos de um manifesto em louvor a este artefato das palavras no âmbito da literatura e da cultura científica. Ao utilizar o método como estratégia, elege como operador cognitivo o livro Não contem com o fim do livro, de Umberto Eco e Jean-Claude-Càrriere. Apresenta em seus capítulos um breve histórico sobre a evolução dos suportes informacionais e narra uma história do livro construída em bases complexas; destaca o caráter contemporâneo do livro na concepção da palavra defendida por Giorgio Agamben (atemporal, longe de visões determinísticas cronológicas-causais) em detrimento dos efêmeros suportes informacionais tecnológicos; elege o livro como ferramenta do aprendizado da ciência e da cultura, na concepção de literatura e romance preconizada por Edgar Morin; e, por fim, constrói, a partir das narrativas de dois intelectuais e amantes do livro, uma ode ao livro. De natureza bibliográfica, recorro a filósofos da ciência e da cultura, como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Vandana Shiva, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, para a construção do referencial teórico. A dissertação se situa na interface entre literatura, complexidade e educação.
id UFRN_4c0ca1854082ca79269b3d9b646f948c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19951
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Reis, Mônica Karina Santoshttp://lattes.cnpq.br/2905658839080702http://lattes.cnpq.br/9961862139964562Oliveira, Josineide Silveira dehttp://lattes.cnpq.br/5439210347544379Lima, Kenio Costa dehttp://lattes.cnpq.br/5835673385014578Junior, Walter Pinheiro Barbosahttp://lattes.cnpq.br/7532911538772143Almeida, Maria da Conceição Xavier de2016-03-04T22:51:08Z2016-03-04T22:51:08Z2014-11-13REIS, Mônica Karina Santos. Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951A dissertação defende a tese de que o livro, na forma como o conhecemos, não acabará. Propõe de uma forma geral fazer o que denominamos de um manifesto em louvor a este artefato das palavras no âmbito da literatura e da cultura científica. Ao utilizar o método como estratégia, elege como operador cognitivo o livro Não contem com o fim do livro, de Umberto Eco e Jean-Claude-Càrriere. Apresenta em seus capítulos um breve histórico sobre a evolução dos suportes informacionais e narra uma história do livro construída em bases complexas; destaca o caráter contemporâneo do livro na concepção da palavra defendida por Giorgio Agamben (atemporal, longe de visões determinísticas cronológicas-causais) em detrimento dos efêmeros suportes informacionais tecnológicos; elege o livro como ferramenta do aprendizado da ciência e da cultura, na concepção de literatura e romance preconizada por Edgar Morin; e, por fim, constrói, a partir das narrativas de dois intelectuais e amantes do livro, uma ode ao livro. De natureza bibliográfica, recorro a filósofos da ciência e da cultura, como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Vandana Shiva, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, para a construção do referencial teórico. A dissertação se situa na interface entre literatura, complexidade e educação.This dissertation argues that the book as we know it will not cease to be. It is somehow a manifesto praising the artifact of words in the scope of literature and scientific culture. The present work chooses Umberto Eco and Jean-Claude-Càrriere‟s book Não contem com o fim do livro (2010) as cognitive operator. It presents a brief overview of the evolution of the informational supports and narrates a history of the book as constructed by complex bases; it also highlights the permanent and current state of the book having in mind the concept of contemporary as proposed by the Italian philosopher Giorgio Agamben, as opposed by the ephemeral character of the technological informational supports; moreover, it elects the book as a tool for the learning of Science and Culture, as a school for life, as put by Edgar Morin when referring to the Romance genre, in some of his works regarding Education; it presents as supporting evidence, two interviews with book-lover scholars from the Federal University of Rio Grande do Norte. Science thinkers like Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, among others are used as sources of theoretical references. The dissertation places itself in the interface between Literature, Complexity and Education.porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOLiteraturaComplexidadeEducaçãoUma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdfMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdfapplication/pdf3044183https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/1/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf93a0e492a5ac9867666d833dff0ba031MD51TEXTMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.txtMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain199928https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/6/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.txtfdcbb47aced3d00f9a5744f7709d48b3MD56THUMBNAILMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.jpgMonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg13516https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/7/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.jpg1a7a5381f55f09d1d98a301c83c3fec3MD57123456789/199512017-11-02 18:52:19.963oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19951Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T21:52:19Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
spellingShingle Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
Reis, Mônica Karina Santos
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura
Complexidade
Educação
title_short Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_full Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_fullStr Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_full_unstemmed Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
title_sort Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida
author Reis, Mônica Karina Santos
author_facet Reis, Mônica Karina Santos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2905658839080702
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9961862139964562
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Josineide Silveira de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5439210347544379
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Lima, Kenio Costa de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5835673385014578
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Junior, Walter Pinheiro Barbosa
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7532911538772143
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Mônica Karina Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
contributor_str_mv Almeida, Maria da Conceição Xavier de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Literatura
Complexidade
Educação
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Complexidade
Educação
description A dissertação defende a tese de que o livro, na forma como o conhecemos, não acabará. Propõe de uma forma geral fazer o que denominamos de um manifesto em louvor a este artefato das palavras no âmbito da literatura e da cultura científica. Ao utilizar o método como estratégia, elege como operador cognitivo o livro Não contem com o fim do livro, de Umberto Eco e Jean-Claude-Càrriere. Apresenta em seus capítulos um breve histórico sobre a evolução dos suportes informacionais e narra uma história do livro construída em bases complexas; destaca o caráter contemporâneo do livro na concepção da palavra defendida por Giorgio Agamben (atemporal, longe de visões determinísticas cronológicas-causais) em detrimento dos efêmeros suportes informacionais tecnológicos; elege o livro como ferramenta do aprendizado da ciência e da cultura, na concepção de literatura e romance preconizada por Edgar Morin; e, por fim, constrói, a partir das narrativas de dois intelectuais e amantes do livro, uma ode ao livro. De natureza bibliográfica, recorro a filósofos da ciência e da cultura, como Edgar Morin, Maria da Conceição de Almeida, Ilya Prigogine, Giorgio Agamben, Vandana Shiva, Pierre Levy, Umberto Eco, Roger Chartier, para a construção do referencial teórico. A dissertação se situa na interface entre literatura, complexidade e educação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-04T22:51:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-04T22:51:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REIS, Mônica Karina Santos. Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951
identifier_str_mv REIS, Mônica Karina Santos. Uma ode ao livro: a educação, o bibliotecário, a formação para a vida. 2014. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/1/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/6/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19951/7/MonicaKarinaSantosReis_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93a0e492a5ac9867666d833dff0ba031
fdcbb47aced3d00f9a5744f7709d48b3
1a7a5381f55f09d1d98a301c83c3fec3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777635293528064