Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Armienta, Eduardo Valencia
Orientador(a): Haderchpek, Robson Carlos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49270
Resumo: No presente estudo do teatro ritual, entende-se que o teatro, desde seus primórdios, possuía elementos rituais (místicos) que sempre se distinguiam pela característica de fazer sonhar outras realidades ou trazer outras percepções aos seus participantes. As experiências que aproximam o artista de estados alterados de consciência o acompanham desde o início das representações artísticas. Os elementos em cena, a preparação do ator, a arquitetura de novos espaços, alguns temas, melodias e símbolos, todos esses elementos incríveis geram um espaço simbólico, um lugar para sonhar e uma atmosfera que traz a essência sagrada que pertence ao ritual. As experiências que levam o artista a estados alterados de consciência são “uma nova busca do sagrado” do religioso. O ritual e o teatro mantêm a coletividade e as imagens e forças simbólicas que preservam as chaves para abrir a porta do ancestral, do espiritual e das forças criativas arquetípicas. É no teatro ritual que o próprio ritual encontra outro lugar de ação. Os arquétipos são estudados em ambos, comparando as experiências pessoais do pesquisador nos rituais Wixarrikas e no Arkhétypos Grupo de Teatro. Deste modo, busca-se descobrir o que acontece no ator após excitar seus sentidos e ser exposto aos elementos rituais dessa cultura, esperando que eles nos revelem a natureza poiética das formas geométricas harmônicas escondidas em cada átomo, pensamento,sentimento ou ação. Como um espiral que em diferentes dimensões sempre segue seu caminho, seu contorno é a base da geometria e da matemática da natureza. Assim, por exemplo, a espiral é um arquétipo universal presente em todas as expressões da vida, nela oculto e nascido com a vida na qual todo o universo dança. Tudo se forma em espaços simbólicos, universos invisíveis (mundus imaginalis) que se manifestam no ato ritualístico. Por fim, o coletivo que se gera no teatroritual por meio de emoções humanas instintivas ou espirituais faz com que este seja percebido por alguns autores como um lugar e uma forma de se levar às profundezas o conhecimento do ser, incluindo, neste processo a cura, a decolonialidade do imaginário, o câmbio, a coesão e a transformação social.
id UFRN_5236a05ee3c23498b1a702f0a3c3de91
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49270
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Armienta, Eduardo Valenciahttp://lattes.cnpq.br/0655014587459797http://lattes.cnpq.br/4286695631161068Coutinho, Karyne Diashttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Almeida, Verônica Fabrini Machado deHaderchpek, Robson Carlos2022-09-02T23:46:57Z2022-09-02T23:46:57Z2022-05-30ARMIENTA, Eduardo Valencia. Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais. 2022. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49270No presente estudo do teatro ritual, entende-se que o teatro, desde seus primórdios, possuía elementos rituais (místicos) que sempre se distinguiam pela característica de fazer sonhar outras realidades ou trazer outras percepções aos seus participantes. As experiências que aproximam o artista de estados alterados de consciência o acompanham desde o início das representações artísticas. Os elementos em cena, a preparação do ator, a arquitetura de novos espaços, alguns temas, melodias e símbolos, todos esses elementos incríveis geram um espaço simbólico, um lugar para sonhar e uma atmosfera que traz a essência sagrada que pertence ao ritual. As experiências que levam o artista a estados alterados de consciência são “uma nova busca do sagrado” do religioso. O ritual e o teatro mantêm a coletividade e as imagens e forças simbólicas que preservam as chaves para abrir a porta do ancestral, do espiritual e das forças criativas arquetípicas. É no teatro ritual que o próprio ritual encontra outro lugar de ação. Os arquétipos são estudados em ambos, comparando as experiências pessoais do pesquisador nos rituais Wixarrikas e no Arkhétypos Grupo de Teatro. Deste modo, busca-se descobrir o que acontece no ator após excitar seus sentidos e ser exposto aos elementos rituais dessa cultura, esperando que eles nos revelem a natureza poiética das formas geométricas harmônicas escondidas em cada átomo, pensamento,sentimento ou ação. Como um espiral que em diferentes dimensões sempre segue seu caminho, seu contorno é a base da geometria e da matemática da natureza. Assim, por exemplo, a espiral é um arquétipo universal presente em todas as expressões da vida, nela oculto e nascido com a vida na qual todo o universo dança. Tudo se forma em espaços simbólicos, universos invisíveis (mundus imaginalis) que se manifestam no ato ritualístico. Por fim, o coletivo que se gera no teatroritual por meio de emoções humanas instintivas ou espirituais faz com que este seja percebido por alguns autores como um lugar e uma forma de se levar às profundezas o conhecimento do ser, incluindo, neste processo a cura, a decolonialidade do imaginário, o câmbio, a coesão e a transformação social.In the present study of ritual theater, we understood that the theater since its beginnings had ritual (mystical) elements that were always distinguished by the characteristic of making other realities dream or bringing other perceptions to its participants. The experiences that bring the artist closer to altered states of consciousness have accompanied him since the beginning of artistic representations. The elements in the scene, the preparation of the actor, the architecture of new spaces, some themes, melodies and symbols, all these incredible elements generate a symbolic space, a place to dream and an atmosphere that brings the sacred essence that belongs to the ritual. The experiences that lead the artist to altered states of consciousness are “a new search for the sacred” of the religious. Ritual and theater maintain the collectivity and the symbolic images and forces that preserve the keys to open the door to the ancestor, the spiritual and the archetypal creative forces. It is in the ritual theater, where the ritual itself finds another place of action. Archetypes are studied in theater and ritual, comparing the researcher's personal experiences in the Wixarrikas rituals and in the Arkhétypos Theater Group. In this way, we seek to discover what happens in the actor after exciting his senses and being exposed to the ritual elements of this culture, hoping that they reveal to us the poietic nature of the harmonic geometric shapes hidden in each atom, thought, feeling or action. Like a spiral that in different dimensions always follows its path, its harmonic contour is the basis of the geometry and mathematics of nature. So, for example, the spiral is a universal archetype present in all expressions of life, hidden in it and born with life where the whole universe dances. Everything is formed in symbolic spaces, invisible universes (mundus imaginalis) that are manifested in the ritualistic act. Finally, the collective that is generated in ritual theater through instinctive or spiritual human emotions makes it perceived by some authors as a place and a way of taking the knowledge of being to the depths, including healing in this process, the decoloniality of the imaginary, exchange, cohesion and social transformation.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESTeatro ritual - teatroAncestralidade - teatroDecolonialidade - teatroDecolonialidadeColetividadeMemória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMemoriacoletivaimagens_Armienta_2022.pdfapplication/pdf2232735https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49270/1/Memoriacoletivaimagens_Armienta_2022.pdf02bf42092affe8d1c84437aca7ec76e8MD51123456789/492702022-09-02 20:47:31.764oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49270Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-09-02T23:47:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
title Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
spellingShingle Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
Armienta, Eduardo Valencia
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro ritual - teatro
Ancestralidade - teatro
Decolonialidade - teatro
Decolonialidade
Coletividade
title_short Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
title_full Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
title_fullStr Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
title_full_unstemmed Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
title_sort Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
author Armienta, Eduardo Valencia
author_facet Armienta, Eduardo Valencia
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0655014587459797
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4286695631161068
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Coutinho, Karyne Dias
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6013805360280552
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Almeida, Verônica Fabrini Machado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Armienta, Eduardo Valencia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
contributor_str_mv Haderchpek, Robson Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Teatro ritual - teatro
Ancestralidade - teatro
Decolonialidade - teatro
Decolonialidade
Coletividade
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro ritual - teatro
Ancestralidade - teatro
Decolonialidade - teatro
Decolonialidade
Coletividade
description No presente estudo do teatro ritual, entende-se que o teatro, desde seus primórdios, possuía elementos rituais (místicos) que sempre se distinguiam pela característica de fazer sonhar outras realidades ou trazer outras percepções aos seus participantes. As experiências que aproximam o artista de estados alterados de consciência o acompanham desde o início das representações artísticas. Os elementos em cena, a preparação do ator, a arquitetura de novos espaços, alguns temas, melodias e símbolos, todos esses elementos incríveis geram um espaço simbólico, um lugar para sonhar e uma atmosfera que traz a essência sagrada que pertence ao ritual. As experiências que levam o artista a estados alterados de consciência são “uma nova busca do sagrado” do religioso. O ritual e o teatro mantêm a coletividade e as imagens e forças simbólicas que preservam as chaves para abrir a porta do ancestral, do espiritual e das forças criativas arquetípicas. É no teatro ritual que o próprio ritual encontra outro lugar de ação. Os arquétipos são estudados em ambos, comparando as experiências pessoais do pesquisador nos rituais Wixarrikas e no Arkhétypos Grupo de Teatro. Deste modo, busca-se descobrir o que acontece no ator após excitar seus sentidos e ser exposto aos elementos rituais dessa cultura, esperando que eles nos revelem a natureza poiética das formas geométricas harmônicas escondidas em cada átomo, pensamento,sentimento ou ação. Como um espiral que em diferentes dimensões sempre segue seu caminho, seu contorno é a base da geometria e da matemática da natureza. Assim, por exemplo, a espiral é um arquétipo universal presente em todas as expressões da vida, nela oculto e nascido com a vida na qual todo o universo dança. Tudo se forma em espaços simbólicos, universos invisíveis (mundus imaginalis) que se manifestam no ato ritualístico. Por fim, o coletivo que se gera no teatroritual por meio de emoções humanas instintivas ou espirituais faz com que este seja percebido por alguns autores como um lugar e uma forma de se levar às profundezas o conhecimento do ser, incluindo, neste processo a cura, a decolonialidade do imaginário, o câmbio, a coesão e a transformação social.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-02T23:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-02T23:46:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARMIENTA, Eduardo Valencia. Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais. 2022. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49270
identifier_str_mv ARMIENTA, Eduardo Valencia. Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais. 2022. 105f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49270/1/Memoriacoletivaimagens_Armienta_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 02bf42092affe8d1c84437aca7ec76e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777793925251072