Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Ferreira, Naama Pegado
Orientador(a): Costa, Ivaneide Alves Soares da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28711
Resumo: Devido às dificuldades de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes, sobre microrganismos, a presente investigação teve como objetivo geral: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos, para uma aprendizagem significativa crítica e superação de dificuldades de estudantes surdos e ouvintes em salas de aulas comuns nas séries finais do Ensino fundamental e como objetivos específicos: Identificar as concepções alternativas de estudantes surdos e ouvintes sobre microrganismos; Investigar o potencial da UEPS para romper às barreiras de aprendizagem sobre microrganismos em estudantes surdos e ouvintes, tornando a aprendizagem mais crítica e significativa; Produzir material instrucional acessível para surdos e ouvintes sobre microrganismos, como vídeoaulas e jogo como estratégia didática implementada à UEPS. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes surdos e ouvintes de turmas do 7º ano de uma escola pública, localizada em Natal/RN. Estes responderam a questionários e os surdos fizeram, também, um teste visual, antes da aplicação da UEPS. A análise mostrou que a maioria dos estudantes, tanto ouvintes quanto surdos, apresentava compreensão incoerente (CI) ou eram sem compreensão (SC) dos conceitos sobre microrganismos. Os estudantes surdos correlacionam os microrganismos apenas à sujeira e falta de higiene e não conseguiam associar às doenças, já poucos ouvintes entendiam alguns dos benefícios dos microrganismos. A UEPS contribuiu para aprendizagem significativa crítica dos estudantes ouvintes, que puderam compreender a importância dos microrganismos para o meio ambiente e sua saúde, porém os estudantes surdos tiveram mais dificuldades por causa da linguagem e sinais ainda desconhecidos sobre microrganismos. Os estudantes hipoacúsicos se mostraram interessados e participativos em todas as aulas, igualmente aos ouvintes. Enquanto os estudantes surdos preferem o uso das figuras, os estudantes ouvintes optam por usar os termos em Português para correlacionar conceitos. Houve integração, não inclusão, dos estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, pois esses estudantes desenvolvem as tarefas propostas, normalmente em grupos apenas de surdos. Outro entrave ao ensino de Ciências aos estudantes surdos é a falta de formação docente e conhecimento da cultura surda, além de uma padronização/divulgação dos termos científicos em LIBRAS para os professores intérpretes. Estes resultados serviram de subsídio para a validação da UEPS e criação de um glossário em LIBRAS com sinais usados no âmbito da microbiologia, para que os estudantes surdos também consigam compreender e reconhecer os diferentes microrganismos, bem como sua relevância numa proposta prioritariamente visual.
id UFRN_570af0ae227f4cfa3955e7f9315cb8fa
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28711
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Ferreira, Naama PegadoAraújo, Magnolia Fernandes Florêncio deFortes, Vanessa Gosson Gadelha de FreitasCosta, Ivaneide Alves Soares da2020-04-02T00:48:54Z2020-04-02T00:48:54Z2018-11-30FERREIRA, Naama Pegado. Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2018. 257f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28711Devido às dificuldades de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes, sobre microrganismos, a presente investigação teve como objetivo geral: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos, para uma aprendizagem significativa crítica e superação de dificuldades de estudantes surdos e ouvintes em salas de aulas comuns nas séries finais do Ensino fundamental e como objetivos específicos: Identificar as concepções alternativas de estudantes surdos e ouvintes sobre microrganismos; Investigar o potencial da UEPS para romper às barreiras de aprendizagem sobre microrganismos em estudantes surdos e ouvintes, tornando a aprendizagem mais crítica e significativa; Produzir material instrucional acessível para surdos e ouvintes sobre microrganismos, como vídeoaulas e jogo como estratégia didática implementada à UEPS. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes surdos e ouvintes de turmas do 7º ano de uma escola pública, localizada em Natal/RN. Estes responderam a questionários e os surdos fizeram, também, um teste visual, antes da aplicação da UEPS. A análise mostrou que a maioria dos estudantes, tanto ouvintes quanto surdos, apresentava compreensão incoerente (CI) ou eram sem compreensão (SC) dos conceitos sobre microrganismos. Os estudantes surdos correlacionam os microrganismos apenas à sujeira e falta de higiene e não conseguiam associar às doenças, já poucos ouvintes entendiam alguns dos benefícios dos microrganismos. A UEPS contribuiu para aprendizagem significativa crítica dos estudantes ouvintes, que puderam compreender a importância dos microrganismos para o meio ambiente e sua saúde, porém os estudantes surdos tiveram mais dificuldades por causa da linguagem e sinais ainda desconhecidos sobre microrganismos. Os estudantes hipoacúsicos se mostraram interessados e participativos em todas as aulas, igualmente aos ouvintes. Enquanto os estudantes surdos preferem o uso das figuras, os estudantes ouvintes optam por usar os termos em Português para correlacionar conceitos. Houve integração, não inclusão, dos estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, pois esses estudantes desenvolvem as tarefas propostas, normalmente em grupos apenas de surdos. Outro entrave ao ensino de Ciências aos estudantes surdos é a falta de formação docente e conhecimento da cultura surda, além de uma padronização/divulgação dos termos científicos em LIBRAS para os professores intérpretes. Estes resultados serviram de subsídio para a validação da UEPS e criação de um glossário em LIBRAS com sinais usados no âmbito da microbiologia, para que os estudantes surdos também consigam compreender e reconhecer os diferentes microrganismos, bem como sua relevância numa proposta prioritariamente visual.Due to the learning difficulties of deaf and hearing students on microorganisms, the present investigation had as general objective: To evaluate the contribution of a PMTU on microorganisms for a critical critical learning and to overcome difficulties of deaf students in classrooms common in the series Identify the alternative conceptions of deaf students on microorganisms; Investigate the potential of the PMTU to break down learning barriers on micro-organisms in deaf students, making learning more critical and meaningful; Produce accessible instructional material for deaf people on microorganisms, such as videogames and game as a didactic strategy implemented to the PMTU. The research subjects were deaf students and class listeners of the 7th year of a public school, located in Natal / RN. They answered questionnaires and the deaf also made a visual test before applying the PMTU. The analysis showed that most of the students, both hearing and deaf, presented incoherent understanding (CI) or were without comprehension (SC) of the concepts about microorganisms. Deaf students correlate microorganisms only with dirt and poor hygiene and could not associate with diseases, and few listeners understood some of the benefits of microorganisms. PMTU cooperated in meaningful critical apprenticeship of hearing students, who were able to understand the importance of microorganisms to the environment and their health, but deaf students had more difficulties because of the language and signs still unknown. The hearing-impaired students were interested and participative in all the classes, also to the listeners. While deaf students prefer the use of pictures, listening students choose to use the terms in Portuguese to correlate concepts. There was integration, not inclusion, of students in the classroom, most of the time, because these students develop the tasks proposed, usually in groups only deaf. Another obstacle to the teaching of science to deaf students is the lack of teacher training and knowledge of the deaf culture, as well as a standardization / dissemination of the scientific terms in LIBRAS for teachers interpreters. These results served as a subsidy for the validation of the PMTU and the creation of a glossary in LIBRAS with signs used in microbiology so that deaf students can also understand and recognize the different microorganisms as well as their relevance in a priority visual proposal.O mundo dos micróbios: unidade de ensino potencialmente significativaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAMicrorganismosConcepções alternativasSurdezAprendizagem significativa críticaUEPSEstudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativaStudents with hypoacusia in a study on microorganisms: contributions of a potentially significant teaching unitinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEstudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.txtEstudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain406238https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/2/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.txt7a8f0da3b0c678173cc67a8612d37e0fMD52Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.txtProdutoeducacional_Ferreira_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain46795https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/5/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.txtb92ad998feb7f5d805c3f3db3b1767fdMD55THUMBNAILEstudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.jpgEstudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1327https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/3/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.jpge92878d0f9d4afe41f7637553221b26bMD53Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.jpgProdutoeducacional_Ferreira_2018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1957https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/6/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.jpge7a4cdb4585e6de886cfe0d07fc01566MD56ORIGINALEstudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdfapplication/pdf8922754https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/1/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf6b109ecfedceee74b00cb20ca3dc4858MD51Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdfProdutoeducacional_Ferreira_2018.pdfapplication/pdf1574434https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/4/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdfa14c75c3acbe092e61dca386e1d26520MD54123456789/287112020-10-25 04:55:56.263oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28711Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-10-25T07:55:56Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Students with hypoacusia in a study on microorganisms: contributions of a potentially significant teaching unit
title Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
spellingShingle Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
Ferreira, Naama Pegado
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Microrganismos
Concepções alternativas
Surdez
Aprendizagem significativa crítica
UEPS
title_short Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
title_full Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
title_fullStr Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
title_full_unstemmed Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
title_sort Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa
author Ferreira, Naama Pegado
author_facet Ferreira, Naama Pegado
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Fortes, Vanessa Gosson Gadelha de Freitas
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Naama Pegado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
contributor_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Microrganismos
Concepções alternativas
Surdez
Aprendizagem significativa crítica
UEPS
dc.subject.por.fl_str_mv Microrganismos
Concepções alternativas
Surdez
Aprendizagem significativa crítica
UEPS
description Devido às dificuldades de aprendizagem de estudantes surdos e ouvintes, sobre microrganismos, a presente investigação teve como objetivo geral: Avaliar a contribuição de uma UEPS sobre microrganismos, para uma aprendizagem significativa crítica e superação de dificuldades de estudantes surdos e ouvintes em salas de aulas comuns nas séries finais do Ensino fundamental e como objetivos específicos: Identificar as concepções alternativas de estudantes surdos e ouvintes sobre microrganismos; Investigar o potencial da UEPS para romper às barreiras de aprendizagem sobre microrganismos em estudantes surdos e ouvintes, tornando a aprendizagem mais crítica e significativa; Produzir material instrucional acessível para surdos e ouvintes sobre microrganismos, como vídeoaulas e jogo como estratégia didática implementada à UEPS. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes surdos e ouvintes de turmas do 7º ano de uma escola pública, localizada em Natal/RN. Estes responderam a questionários e os surdos fizeram, também, um teste visual, antes da aplicação da UEPS. A análise mostrou que a maioria dos estudantes, tanto ouvintes quanto surdos, apresentava compreensão incoerente (CI) ou eram sem compreensão (SC) dos conceitos sobre microrganismos. Os estudantes surdos correlacionam os microrganismos apenas à sujeira e falta de higiene e não conseguiam associar às doenças, já poucos ouvintes entendiam alguns dos benefícios dos microrganismos. A UEPS contribuiu para aprendizagem significativa crítica dos estudantes ouvintes, que puderam compreender a importância dos microrganismos para o meio ambiente e sua saúde, porém os estudantes surdos tiveram mais dificuldades por causa da linguagem e sinais ainda desconhecidos sobre microrganismos. Os estudantes hipoacúsicos se mostraram interessados e participativos em todas as aulas, igualmente aos ouvintes. Enquanto os estudantes surdos preferem o uso das figuras, os estudantes ouvintes optam por usar os termos em Português para correlacionar conceitos. Houve integração, não inclusão, dos estudantes em sala de aula, na maioria das vezes, pois esses estudantes desenvolvem as tarefas propostas, normalmente em grupos apenas de surdos. Outro entrave ao ensino de Ciências aos estudantes surdos é a falta de formação docente e conhecimento da cultura surda, além de uma padronização/divulgação dos termos científicos em LIBRAS para os professores intérpretes. Estes resultados serviram de subsídio para a validação da UEPS e criação de um glossário em LIBRAS com sinais usados no âmbito da microbiologia, para que os estudantes surdos também consigam compreender e reconhecer os diferentes microrganismos, bem como sua relevância numa proposta prioritariamente visual.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-02T00:48:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-04-02T00:48:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Naama Pegado. Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2018. 257f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28711
identifier_str_mv FERREIRA, Naama Pegado. Estudantes com hipoacusia num estudo sobre microrganismos: contribuições de uma unidade de ensino potencialmente significativa. 2018. 257f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv O mundo dos micróbios: unidade de ensino potencialmente significativa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/2/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/5/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/3/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/6/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/1/Estudanteshipoacusiaestudo_Ferreira_2018.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28711/4/Produtoeducacional_Ferreira_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a8f0da3b0c678173cc67a8612d37e0f
b92ad998feb7f5d805c3f3db3b1767fd
e92878d0f9d4afe41f7637553221b26b
e7a4cdb4585e6de886cfe0d07fc01566
6b109ecfedceee74b00cb20ca3dc4858
a14c75c3acbe092e61dca386e1d26520
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767137540341760