Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Oliveira, Eliane de Freitas
Orientador(a): Marcolino, Francisco Fabio Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30675
Resumo: A necessidade de ressignificar as aulas de Língua Portuguesa tornando-as mais interativas, com momentos de leitura, reflexão, tem sido motivo de debate nas instituições de ensino. Para contribuir com essa ressignificação, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de letramento literário utilizando a metodologia do círculo de leitura, desenvolvida por Cosson (2017). A partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana do autor de literatura infanto-juvenil Pedro Bandeira, propomos a aplicação da sequência expandida, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2009). O nosso objetivo é exercer práticas de leituras com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, através do círculo de leitura com as obras de Pedro Bandeira para a formação de leitores críticos capazes de refletir e compreender o contexto da obra e os outros contextos. Com as atividades propostas estimulamos o hábito de leitura literária, interagimos com os livros e os colegas através da leitura compartilhada, inserimos nas aulas de Língua Portuguesa momentos de leitura reflexiva. Essa sequência foi expandida através da escrita dos diários de leitura e com a apresentação no Sarau literário na escola. Verificamos a necessidade de proporcionar ao estudante um contato mais eficaz com os textos literários, visto que a literatura é relevante para a formação leitora desses alunos e na formação de cidadãos. Utilizamos como pesquisa bibliográfica as obras de Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), entre outros autores. Acreditamos que a prática de letramento literário realizada trouxe contribuições às práticas de leituras de textos literários nas aulas de língua portuguesa e assim, motivou os alunos a buscarem mais leituras, a interpretar criticamente, a desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos alunos, a construírem autonomia como leitores e escritores
id UFRN_61d12e5e7401eb538174341bfc2a89a4
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30675
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Eliane de FreitasSantos, Cassia De Fatima Matos DosSantos, Derivaldo DosMarcolino, Francisco Fabio Vieira2020-11-25T21:37:06Z2020-11-25T21:37:06Z2020-07-27OLIVEIRA, Eliane de Freitas. Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30675A necessidade de ressignificar as aulas de Língua Portuguesa tornando-as mais interativas, com momentos de leitura, reflexão, tem sido motivo de debate nas instituições de ensino. Para contribuir com essa ressignificação, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de letramento literário utilizando a metodologia do círculo de leitura, desenvolvida por Cosson (2017). A partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana do autor de literatura infanto-juvenil Pedro Bandeira, propomos a aplicação da sequência expandida, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2009). O nosso objetivo é exercer práticas de leituras com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, através do círculo de leitura com as obras de Pedro Bandeira para a formação de leitores críticos capazes de refletir e compreender o contexto da obra e os outros contextos. Com as atividades propostas estimulamos o hábito de leitura literária, interagimos com os livros e os colegas através da leitura compartilhada, inserimos nas aulas de Língua Portuguesa momentos de leitura reflexiva. Essa sequência foi expandida através da escrita dos diários de leitura e com a apresentação no Sarau literário na escola. Verificamos a necessidade de proporcionar ao estudante um contato mais eficaz com os textos literários, visto que a literatura é relevante para a formação leitora desses alunos e na formação de cidadãos. Utilizamos como pesquisa bibliográfica as obras de Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), entre outros autores. Acreditamos que a prática de letramento literário realizada trouxe contribuições às práticas de leituras de textos literários nas aulas de língua portuguesa e assim, motivou os alunos a buscarem mais leituras, a interpretar criticamente, a desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos alunos, a construírem autonomia como leitores e escritoresThe need for giving new meaning and turning Portuguese classes more interactive, through reading and reflection moments, has been a reason for discussions around Educational institutions. Contributing to this objective, this paper presents a new purpose ofthe pedagogical intervention of literary literacy, using the reading circle strategy developed by Cosson (2017). Commencing from "A marca de uma lágrima"and "Mariana" written by Pedro Bandeira, a writer specialized in literature for children and teenagers, we suggested the application of the expanded sequence, accordingly with the literary literacy fundaments of Cosson (2009). Our goal is to accomplish reading practices with a high school 9th-grade group from "Capitão José da Penha" Estadual School located in João Câmara, using the reading circle method with Pedro Bandeira's oeuvres for the development of critic readers capable to reflect and comprehend those books context and beyond. Throughout the proposed activities, we instigated the literary reading habit, interacted with the books and colleagues among shared reading, inserting it during Portuguese classes creating reflexive reading moments. This sequence was expanded by writing on diaries about their reading and a "Sarau" presentation at the school. We verified the need for providing the student an efficient approach to literary books since it is relevant to the reading skill formation of those students and their development as citizens. As bibliographic research, we used the oeuvres of Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), among other authors. We believe in the practicing of literary literacy achieved, it broughtcontributions to the practice of literary texts in the Portuguese classes which stimulated students to seek more readings, their critical understanding, improving their cognitive and creative potential, and building their autonomy as readers and writersUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATALUFRNBrasilLetramento literárioCírculo de leituraLiteratura InfantojuvenilLiterary literacyReading circleLiterary for children and teenagersUma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.txtElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain314353https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/2/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.txt73fe9d9ab0e6573e055769f74c329307MD52THUMBNAILElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.jpgElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1335https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/3/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.jpgf0f6f1c8ea57866352d102bdc21a6aedMD53ORIGINALElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf3141301https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/1/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdfb404cd0bd07891b8dcd6861cbaa23d78MD51123456789/306752020-11-29 04:46:49.0oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/30675Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-11-29T07:46:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
title Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
spellingShingle Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
Oliveira, Eliane de Freitas
Letramento literário
Círculo de leitura
Literatura Infantojuvenil
Literary literacy
Reading circle
Literary for children and teenagers
title_short Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
title_full Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
title_fullStr Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
title_full_unstemmed Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
title_sort Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira.
author Oliveira, Eliane de Freitas
author_facet Oliveira, Eliane de Freitas
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Santos, Cassia De Fatima Matos Dos
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Derivaldo Dos
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Eliane de Freitas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcolino, Francisco Fabio Vieira
contributor_str_mv Marcolino, Francisco Fabio Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário
Círculo de leitura
Literatura Infantojuvenil
Literary literacy
Reading circle
Literary for children and teenagers
topic Letramento literário
Círculo de leitura
Literatura Infantojuvenil
Literary literacy
Reading circle
Literary for children and teenagers
description A necessidade de ressignificar as aulas de Língua Portuguesa tornando-as mais interativas, com momentos de leitura, reflexão, tem sido motivo de debate nas instituições de ensino. Para contribuir com essa ressignificação, este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica de letramento literário utilizando a metodologia do círculo de leitura, desenvolvida por Cosson (2017). A partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana do autor de literatura infanto-juvenil Pedro Bandeira, propomos a aplicação da sequência expandida, de acordo com os fundamentos do letramento literário de Cosson (2009). O nosso objetivo é exercer práticas de leituras com uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Capitão José da Penha, em João Câmara, através do círculo de leitura com as obras de Pedro Bandeira para a formação de leitores críticos capazes de refletir e compreender o contexto da obra e os outros contextos. Com as atividades propostas estimulamos o hábito de leitura literária, interagimos com os livros e os colegas através da leitura compartilhada, inserimos nas aulas de Língua Portuguesa momentos de leitura reflexiva. Essa sequência foi expandida através da escrita dos diários de leitura e com a apresentação no Sarau literário na escola. Verificamos a necessidade de proporcionar ao estudante um contato mais eficaz com os textos literários, visto que a literatura é relevante para a formação leitora desses alunos e na formação de cidadãos. Utilizamos como pesquisa bibliográfica as obras de Cademartori (2009), Colomer (2007), Cosson (2009, 2017), Todorov (2009), Zilberman (2010), entre outros autores. Acreditamos que a prática de letramento literário realizada trouxe contribuições às práticas de leituras de textos literários nas aulas de língua portuguesa e assim, motivou os alunos a buscarem mais leituras, a interpretar criticamente, a desenvolver o potencial cognitivo e criativo dos alunos, a construírem autonomia como leitores e escritores
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-25T21:37:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-11-25T21:37:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Eliane de Freitas. Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30675
identifier_str_mv OLIVEIRA, Eliane de Freitas. Uma proposta de círculo de leitura a partir das obras A marca de uma lágrima e Mariana de Pedro Bandeira. 2020. 163f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/2/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/3/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/30675/1/ElianeDeFreitasOliveira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 73fe9d9ab0e6573e055769f74c329307
f0f6f1c8ea57866352d102bdc21a6aed
b404cd0bd07891b8dcd6861cbaa23d78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777723637104640