O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Curvelo, Mabely Carlos da Silva
Orientador(a): Morais, Ione Rodrigues Diniz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
id UFRN_6278bbf99f09bedf35c4d09107b71724
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26482
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Curvelo, Mabely Carlos da SilvaDantas, Eugenia MariaMelo, Evaneide Maria deMorais, Ione Rodrigues Diniz2019-01-10T21:05:41Z2019-01-10T21:05:41Z2018-10-10CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.This study was developed with the objective of analyzing the insertion of the theme of Geography Teaching in the scope of postgraduate studies in Brazil. From this perspective, the trajectory of the Brazilian post-graduation strict sense was delineated, precisely the postgraduate in Geography in the national context. The methodological procedures used were the bibliographical and documentary research, whose main sources were documents of CAPES and CNPq, university sites in addition to bibliographic productions. The results obtained indicate that the process of organizing and evaluating courses and programs developed by the development agencies contributed significantly to the expansion and consolidation of postgraduate programs in Geography in Brazil, as well as favoring the insertion of the teaching theme. For the development of this study the bibliography research allowed to verify the most discussed thematic fields of Geography, observing that this theme is directly linked to the field of scientific investigation. Through the data obtained, it can notice the growing concern with the Teaching of Geography. In this sense, the text presents a discussion that characterizes the Teaching of geographic science and its languages; in the sequence is made an exposition of the trajectory of the institutionalization of the postgraduate in geography establishing an association between the Teachin of Geography and the postgraduate.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsinoPós-GraduaçãoGeografiaO ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain154667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txtb376400a91ade11b03a4a089a8220a51MD52THUMBNAILEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg19b56c7ca63a4211554c518de16b808aMD53TEXTEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain154667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txtb376400a91ade11b03a4a089a8220a51MD52THUMBNAILEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg19b56c7ca63a4211554c518de16b808aMD53ORIGINALEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdfapplication/pdf1362507https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/1/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf50c241b90fdeb09eef75adffe2931310MD51123456789/264822019-01-30 13:05:14.593oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:05:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
title O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
spellingShingle O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
Curvelo, Mabely Carlos da Silva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino
Pós-Graduação
Geografia
title_short O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
title_full O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
title_fullStr O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
title_full_unstemmed O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
title_sort O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
author Curvelo, Mabely Carlos da Silva
author_facet Curvelo, Mabely Carlos da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Dantas, Eugenia Maria
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Melo, Evaneide Maria de
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Curvelo, Mabely Carlos da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
contributor_str_mv Morais, Ione Rodrigues Diniz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Ensino
Pós-Graduação
Geografia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pós-Graduação
Geografia
description Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-10T21:05:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-10T21:05:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482
identifier_str_mv CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/1/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b376400a91ade11b03a4a089a8220a51
19b56c7ca63a4211554c518de16b808a
b376400a91ade11b03a4a089a8220a51
19b56c7ca63a4211554c518de16b808a
50c241b90fdeb09eef75adffe2931310
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777618385240064