A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nóbrega, André Elias de Oliveira
Orientador(a): Troleis, Adriano Lima
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.
id UFRN_630ac9aede2bc31e3c9140c144cc4329
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27704
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nóbrega, André Elias de OliveiraFernandez, Pablo Sebastian MoreiraAraújo, Maria Cristina CavalcantiTroleis, Adriano Lima2019-09-10T23:11:04Z2019-09-10T23:11:04Z2019-06-21NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.This study aims to present and analyze the process of construction and application of the game “Expedition Through Potiguar Terrain”, as well as their contributions to develop expertise and skills that facilitate the teaching and learning of Geography in High School. The proposal of construction and application of the game, developed as a teaching resource to approach the topic related to the terrain of Rio Grande do Norte, RN, derive from lived observations and teaching practices. The proposal was substantiated by theoretical and methodological conceptions of the Meaningful Learning Theory and by other theorists that dabate the processes of teaching-learning, using educational games and teaching Geography. Regarding the methodological procedures, the organization and application of the game were preceded and subsidized by bibliographical research, also by performing observations and through expository lectures discussed with two classes of a public high school of Natal, RN. After the applications, the data collected were organized in accordance with the impressions of teachers and students, enabling to verify and analyze the game’s potential contributions to the Geography teaching-learning process. Thus, based on the results and in the lived experiences during applications, the game “Expedition Through Potiguar Terrain” proved to be a collaborative and engaging teaching resource which enables the teacher to direct the learning process and measure, through the development of expertise and skills, geographical knowledge assimilation by students.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAJogoCompetênciasHabilidadesEnsinoAprendizagemA construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdfapplication/pdf4456427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/1/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf360a515d494542bd5b7cbfdb6af714d0MD51TEXTConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.txtConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain260203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/2/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.txtcc90896830f26d6ae1ca619d979f3443MD52THUMBNAILConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.jpgConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/3/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.jpgd1bb957bf92ed319cc59993e3383a201MD53123456789/277042019-09-15 02:24:14.816oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
title A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
spellingShingle A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
Nóbrega, André Elias de Oliveira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Jogo
Competências
Habilidades
Ensino
Aprendizagem
title_short A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
title_full A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
title_fullStr A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
title_full_unstemmed A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
title_sort A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
author Nóbrega, André Elias de Oliveira
author_facet Nóbrega, André Elias de Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Maria Cristina Cavalcanti
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega, André Elias de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
contributor_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Jogo
Competências
Habilidades
Ensino
Aprendizagem
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Competências
Habilidades
Ensino
Aprendizagem
description O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-10T23:11:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-10T23:11:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704
identifier_str_mv NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/1/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/2/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/3/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 360a515d494542bd5b7cbfdb6af714d0
cc90896830f26d6ae1ca619d979f3443
d1bb957bf92ed319cc59993e3383a201
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777635751755776