A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos. |
id |
UFRN_630ac9aede2bc31e3c9140c144cc4329 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27704 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Nóbrega, André Elias de OliveiraFernandez, Pablo Sebastian MoreiraAraújo, Maria Cristina CavalcantiTroleis, Adriano Lima2019-09-10T23:11:04Z2019-09-10T23:11:04Z2019-06-21NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.This study aims to present and analyze the process of construction and application of the game “Expedition Through Potiguar Terrain”, as well as their contributions to develop expertise and skills that facilitate the teaching and learning of Geography in High School. The proposal of construction and application of the game, developed as a teaching resource to approach the topic related to the terrain of Rio Grande do Norte, RN, derive from lived observations and teaching practices. The proposal was substantiated by theoretical and methodological conceptions of the Meaningful Learning Theory and by other theorists that dabate the processes of teaching-learning, using educational games and teaching Geography. Regarding the methodological procedures, the organization and application of the game were preceded and subsidized by bibliographical research, also by performing observations and through expository lectures discussed with two classes of a public high school of Natal, RN. After the applications, the data collected were organized in accordance with the impressions of teachers and students, enabling to verify and analyze the game’s potential contributions to the Geography teaching-learning process. Thus, based on the results and in the lived experiences during applications, the game “Expedition Through Potiguar Terrain” proved to be a collaborative and engaging teaching resource which enables the teacher to direct the learning process and measure, through the development of expertise and skills, geographical knowledge assimilation by students.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAJogoCompetênciasHabilidadesEnsinoAprendizagemA construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdfapplication/pdf4456427https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/1/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf360a515d494542bd5b7cbfdb6af714d0MD51TEXTConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.txtConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain260203https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/2/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.txtcc90896830f26d6ae1ca619d979f3443MD52THUMBNAILConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.jpgConstruçãoaplicaçãojogo_Nóbrega_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/3/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.jpgd1bb957bf92ed319cc59993e3383a201MD53123456789/277042019-09-15 02:24:14.816oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-09-15T05:24:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
title |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
spellingShingle |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar Nóbrega, André Elias de Oliveira CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Jogo Competências Habilidades Ensino Aprendizagem |
title_short |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
title_full |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
title_fullStr |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
title_full_unstemmed |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
title_sort |
A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar |
author |
Nóbrega, André Elias de Oliveira |
author_facet |
Nóbrega, André Elias de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Fernandez, Pablo Sebastian Moreira |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Araújo, Maria Cristina Cavalcanti |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, André Elias de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
contributor_str_mv |
Troleis, Adriano Lima |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Jogo Competências Habilidades Ensino Aprendizagem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo Competências Habilidades Ensino Aprendizagem |
description |
O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-10T23:11:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-10T23:11:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704 |
identifier_str_mv |
NÓBREGA, André Elias de Oliveira. A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar. 2019. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/1/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/2/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27704/3/Constru%c3%a7%c3%a3oaplica%c3%a7%c3%a3ojogo_N%c3%b3brega_2019.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
360a515d494542bd5b7cbfdb6af714d0 cc90896830f26d6ae1ca619d979f3443 d1bb957bf92ed319cc59993e3383a201 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777635751755776 |