Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Rangel, Roseane Idalina da Silva
Orientador(a): Rabelo, Sebastião Augusto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497
Resumo: O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos.
id UFRN_631dc7ce0b6adafd115d750546d2d892
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22497
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Rangel, Roseane Idalina da Silvahttp://lattes.cnpq.br/9053383753430184Medeiros, Mario Lourenço dehttp://lattes.cnpq.br/5849717780585240Rodrigues, Manoel Freirehttp://lattes.cnpq.br/9924056309219258Rabelo, Sebastião Augusto2017-03-28T00:38:31Z2017-03-28T00:38:31Z2015-08-27RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos.This paper proposes paths through action research makes possible pedagogical activities alternatives that allow the students build their learning and that reading can be an action of teaching practice able to develop literary skills in the expansion of reading capacity. The study also proposes favoring and mastery of writing thus promoting literary literacy in a move that incorporates the formation of the reader, the pleasure of reading and the shared construction of interpretation. Reading and writing relationship in this context becomes meaningful and effective life and the everyday. Is evident in the social literacy in the construction of knowledge as well as the rescue of values; solidarity, love of neighbor and solidarity gestures, in this case the written communication (Personal Letter). The literary literacy shares up in fiction and reality and beyond the school environment to fulfill the social role. Therefore, on the theoretical postulates that offer us support in this task stand out Marcushi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire and Donald Macedo (2013), among others. This research is situated in an interactionist perspective of research where interaction achieved in reading and teaching practices where literature and literary literacy with social emphasis which can be observed in the school context but also outside of it will be adopted. Taking the integration of new literacy practices already written and streamlining the daily lives of Portuguese classes of 6th to 9th grade.porCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASLeituraCartasEscritaLetramentoPrática docenteLeitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfapplication/pdf4652035https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/1/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdfe7129088cba51afe78fefeae72717be4MD51TEXTRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain179175https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/4/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txtf923f9090287dfa691ee28e4958114c1MD54THUMBNAILRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpgRoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3103https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/5/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpg868a0baf0ce6e2017c20dd004db229efMD55123456789/224972017-11-02 22:10:13.436oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/22497Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T01:10:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
title Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
spellingShingle Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
Rangel, Roseane Idalina da Silva
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Cartas
Escrita
Letramento
Prática docente
title_short Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
title_full Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
title_fullStr Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
title_full_unstemmed Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
title_sort Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais
author Rangel, Roseane Idalina da Silva
author_facet Rangel, Roseane Idalina da Silva
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9053383753430184
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Medeiros, Mario Lourenço de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5849717780585240
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Rodrigues, Manoel Freire
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9924056309219258
dc.contributor.author.fl_str_mv Rangel, Roseane Idalina da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
contributor_str_mv Rabelo, Sebastião Augusto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Leitura
Cartas
Escrita
Letramento
Prática docente
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Cartas
Escrita
Letramento
Prática docente
description O presente trabalho propõe caminhos que, através da pesquisa–ação, viabilizem alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e nos quais a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e escrita, neste contexto, torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate de valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso, a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento nesta perspectiva ultrapassa o ambiente escolar para cumprir um papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa, destacam-se Marcuschi (2001, 2005), Regina Zilberman (2003), Marisa Lajolo (1985), Kleiman (2000), Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006), Emerson de Piretri (2007), Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção que adota a interação concretizada na leitura e práticas docentes. A leitura, a escrita e o letramento, com ênfase nas questões sociais, podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento às já realizadas, dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa de 6º a 9º anos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-28T00:38:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-28T00:38:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497
identifier_str_mv RANGEL, Roseane Idalina da Silva. Leitura e prática docente: evento de letramento em sala de aula com cartas pessoais. 2015. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional dm Letras - Profletras/CN) - Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/22497
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS - PROFLETRAS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/1/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/4/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/22497/5/RoseaneIdalinaDaSilvaRangel_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e7129088cba51afe78fefeae72717be4
f923f9090287dfa691ee28e4958114c1
868a0baf0ce6e2017c20dd004db229ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767120832331776