Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Silva Júnior, Walter Romero Ramos e
Orientador(a): Barreto, Ciclamio Leite
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Departamento: Ensino de Ciências Naturais e Matemática
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035
Resumo: Neste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemas
id UFRN_646fc0787c54effef7beee5f04b1c9ef
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16035
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva Júnior, Walter Romero Ramos ehttp://lattes.cnpq.br/1253907002798881http://lattes.cnpq.br/2532760140534053Jafelice, Luiz Carloshttp://lattes.cnpq.br/0534005706835545Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082Barreto, Ciclamio Leite2014-12-17T15:04:49Z2008-02-252014-12-17T15:04:49Z2007-04-27SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino de físicaPlanejamento escolarInterdisciplinaridadeUso de textos em sala da aulaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADesenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNeste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWalterRRSJ.pdfapplication/pdf2201501https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/1/WalterRRSJ.pdff5592544188295087e8e2464530618efMD51TEXTWalterRRSJ.pdf.txtWalterRRSJ.pdf.txtExtracted texttext/plain310335https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/6/WalterRRSJ.pdf.txt4cfdcf299e26d6666e357bd8d79284e8MD56THUMBNAILWalterRRSJ.pdf.jpgWalterRRSJ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/7/WalterRRSJ.pdf.jpg6e1f5376de67bd4ce2e11e9b90b60f3bMD57123456789/160352017-11-02 10:42:48.309oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:42:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
title Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
spellingShingle Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
Silva Júnior, Walter Romero Ramos e
Ensino de física
Planejamento escolar
Interdisciplinaridade
Uso de textos em sala da aula
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
title_full Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
title_fullStr Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
title_sort Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
author Silva Júnior, Walter Romero Ramos e
author_facet Silva Júnior, Walter Romero Ramos e
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1253907002798881
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2532760140534053
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Jafelice, Luiz Carlos
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0534005706835545
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6266838424159082
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Júnior, Walter Romero Ramos e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
contributor_str_mv Barreto, Ciclamio Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Planejamento escolar
Interdisciplinaridade
Uso de textos em sala da aula
topic Ensino de física
Planejamento escolar
Interdisciplinaridade
Uso de textos em sala da aula
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description Neste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemas
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-27
dc.date.available.fl_str_mv 2008-02-25
2014-12-17T15:04:49Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T15:04:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035
identifier_str_mv SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ensino de Ciências Naturais e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/1/WalterRRSJ.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/6/WalterRRSJ.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/7/WalterRRSJ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f5592544188295087e8e2464530618ef
4cfdcf299e26d6666e357bd8d79284e8
6e1f5376de67bd4ce2e11e9b90b60f3b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767133651173376