Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
Departamento: |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035 |
Resumo: | Neste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemas |
id |
UFRN_646fc0787c54effef7beee5f04b1c9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16035 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva Júnior, Walter Romero Ramos ehttp://lattes.cnpq.br/1253907002798881http://lattes.cnpq.br/2532760140534053Jafelice, Luiz Carloshttp://lattes.cnpq.br/0534005706835545Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/6266838424159082Barreto, Ciclamio Leite2014-12-17T15:04:49Z2008-02-252014-12-17T15:04:49Z2007-04-27SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e MatemáticaUFRNBREnsino de Ciências Naturais e MatemáticaEnsino de físicaPlanejamento escolarInterdisciplinaridadeUso de textos em sala da aulaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICADesenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisNeste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALWalterRRSJ.pdfapplication/pdf2201501https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/1/WalterRRSJ.pdff5592544188295087e8e2464530618efMD51TEXTWalterRRSJ.pdf.txtWalterRRSJ.pdf.txtExtracted texttext/plain310335https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/6/WalterRRSJ.pdf.txt4cfdcf299e26d6666e357bd8d79284e8MD56THUMBNAILWalterRRSJ.pdf.jpgWalterRRSJ.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3318https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/7/WalterRRSJ.pdf.jpg6e1f5376de67bd4ce2e11e9b90b60f3bMD57123456789/160352017-11-02 10:42:48.309oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/16035Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T13:42:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
title |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
spellingShingle |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio Silva Júnior, Walter Romero Ramos e Ensino de física Planejamento escolar Interdisciplinaridade Uso de textos em sala da aula CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
title_short |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
title_full |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
title_fullStr |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
title_sort |
Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio |
author |
Silva Júnior, Walter Romero Ramos e |
author_facet |
Silva Júnior, Walter Romero Ramos e |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1253907002798881 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2532760140534053 |
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Jafelice, Luiz Carlos |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0534005706835545 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Bastos, Heloisa Flora Brasil Nóbrega |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6266838424159082 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Júnior, Walter Romero Ramos e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
contributor_str_mv |
Barreto, Ciclamio Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Planejamento escolar Interdisciplinaridade Uso de textos em sala da aula |
topic |
Ensino de física Planejamento escolar Interdisciplinaridade Uso de textos em sala da aula CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
description |
Neste trabalho de mestrado, detemos nossa pesquisa na elaboração e implementação de planos de aula, que pudessem contribuir para estimular a participação e o interesse dos alunos nas aulas de física. Utilizamos como principal recurso didático, textos provenientes da Internet, que proporcionasse aos estudantes acesso a leitura envolvendo conteúdos científicos, tentando amenizar a falta de qualquer forma de material didático de ciências para os alunos. Pudemos constatar também, deficiências por parte dos educandos, em atividades que envolviam leitura e interpretação de textos, o que nos preocupou bastante enquanto educador e nos motivou a provocar mudanças neste quadro. As atividades aqui propostas foram elaboradas e aplicadas numa turma do segundo ano do nível médio, atendendo conteúdos de física térmica mas com um enfoque interdisciplinar. Cada plano de aula proporcionou participação ativa de cada estudante, seja na realização de tarefas solicitadas ou na participação de discussões em sala de aula. Os resultados mais expressivos desta pesquisa foram aumento na participação dos alunos nas atividades fora e dentro da classe e uma mudança na forma de pensar e elaborar soluções para determinados problemas |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-27 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2008-02-25 2014-12-17T15:04:49Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T15:04:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035 |
identifier_str_mv |
SILVA JÚNIOR, Walter Romero Ramos e. Desenvolvimento de um programa de ensino de Física Térmica para o nível médio. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/1/WalterRRSJ.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/6/WalterRRSJ.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/16035/7/WalterRRSJ.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f5592544188295087e8e2464530618ef 4cfdcf299e26d6666e357bd8d79284e8 6e1f5376de67bd4ce2e11e9b90b60f3b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1796767133651173376 |