A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, José Damião Souza de
Orientador(a): Sousa, Giselle Costa de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19603
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da “Geometria do Compasso” (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Assim, foram realizados estudos em trabalhos que tratassem do tema, assim como uma pesquisa para evidenciar problemas e/ou episódios da História da Matemática que podem ser resolvidos com o auxílio das TIC, permitindo a produção de um caderno de atividades abordando a resolução de problemas históricos num ambiente computacional. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas e/ou Matemática, para tanto, apresentamos os procedimentos para realização de cada construção, seguidos em alguns momentos pela solução original da obra. Ao mesmo tempo, estimulamos os discentes a investigarem/refletirem a sua construção (no GeoGebra), bem como a fazerem comparações com a solução de Mascheroni. Este caderno foi aplicado em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0367) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN em 2014. Sabendo da existência de alguns argumentos desfavoráveis quanto a utilização da História da Matemática, como por exemplo, a perda de tempo, constatou-se que este fator pode ser atenuado com o auxílio do recurso computacional, pois, podemos fazer verificações utilizando apenas o dinamismo do software e sem repetir a construção. Vale salientar que o tempo minimizado não significa perda de reflexão nem maturação das ideias, quando adotado o processo de Investigação histórica e/ou Matemática
id UFRN_64ceb56fd1a9b4a00365df098a65afe0
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19603
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, José Damião Souza dehttp://lattes.cnpq.br/4539697285919896http://lattes.cnpq.br/1300121866958282Cury, Fernando Guedeshttp://lattes.cnpq.br/6258771568808939Alves, Francisco Regis Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3288513376230522Sousa, Giselle Costa de2016-01-15T21:06:11Z2016-01-15T21:06:11Z2014-09-29OLIVEIRA, José Damião Souza de. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra. 2014. 223f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19603O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da “Geometria do Compasso” (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Assim, foram realizados estudos em trabalhos que tratassem do tema, assim como uma pesquisa para evidenciar problemas e/ou episódios da História da Matemática que podem ser resolvidos com o auxílio das TIC, permitindo a produção de um caderno de atividades abordando a resolução de problemas históricos num ambiente computacional. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas e/ou Matemática, para tanto, apresentamos os procedimentos para realização de cada construção, seguidos em alguns momentos pela solução original da obra. Ao mesmo tempo, estimulamos os discentes a investigarem/refletirem a sua construção (no GeoGebra), bem como a fazerem comparações com a solução de Mascheroni. Este caderno foi aplicado em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0367) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN em 2014. Sabendo da existência de alguns argumentos desfavoráveis quanto a utilização da História da Matemática, como por exemplo, a perda de tempo, constatou-se que este fator pode ser atenuado com o auxílio do recurso computacional, pois, podemos fazer verificações utilizando apenas o dinamismo do software e sem repetir a construção. Vale salientar que o tempo minimizado não significa perda de reflexão nem maturação das ideias, quando adotado o processo de Investigação histórica e/ou MatemáticaThe present work aims to show a possible relationship between the use of the History of Mathematics and Information and Communication Technologies (TIC) in teaching Mathematics through activities that use geometric constructions of the “Geometry of the Compass” (1797) by Lorenzo Mascheroni (1750-1800). For this, it was performed a qualitative research characterized by an historical exploration of bibliographical character followed by an empirical intervention based on use of the History of Mathematics combined with TIC through Mathematical Investigation. Thus, studies were performed in papers dealing with the topic, as well as a survey to highlight problems and /or episodes of the history of mathematics that can be solved with the help of TIC, allowing the production of a notebook of activities addressing the resolution of historical problems in a computer environment. In this search, we came across the problems of geometry that are presented by Mascheroni stated previously in the work that we propose solutions and investigations using GeoGebra software. The research resulted in the elaboration of an educational product, a notebook of activities, which was structure to allow during its implementation, students can conduct historical and/or Mathematics research, therefore, we present the procedures for realization of each construction, followed at some moments by original solution of the work. At the same time, we encourage students to investigate/reflect its construction (GeoGebra), in addition to making comparisons with the solution Mascheroni. This notebook was applied to two classes of the course of Didactics of Mathematics I (MAT0367) Course in Mathematics UFRN in 2014. Knowing the existence of some unfavorable arguments regarding the use of history of mathematics, such as loss of time, it was found that this factor can be mitigated with the aid of computational resource, because we can make checks using only the dynamism of and software without repeating the construction. It is noteworthy that the minimized time does not mean loss of reflection or maturation of ideas, when we adopted the process of historical and/or Mathematics InvestigationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAHistória da MatemáticaGeoGebraGeometria do compassoLorenzo MascheroniInvestigação matemáticaA geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdfJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdfapplication/pdf6703513https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/1/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf915feb1c3d6dcfcc86b9a152cf7907deMD51TEXTJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain444818https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/6/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.txtb2de997d002346b4bedd4e45e32198d2MD56THUMBNAILJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgJoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2412https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/7/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpgacab640c69a67955b8bbbdb92c319063MD57123456789/196032017-11-02 13:41:45.89oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/19603Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-02T16:41:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
title A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
spellingShingle A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
Oliveira, José Damião Souza de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História da Matemática
GeoGebra
Geometria do compasso
Lorenzo Mascheroni
Investigação matemática
title_short A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
title_full A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
title_fullStr A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
title_full_unstemmed A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
title_sort A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra
author Oliveira, José Damião Souza de
author_facet Oliveira, José Damião Souza de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4539697285919896
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1300121866958282
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Cury, Fernando Guedes
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6258771568808939
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Alves, Francisco Regis Vieira
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3288513376230522
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, José Damião Souza de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sousa, Giselle Costa de
contributor_str_mv Sousa, Giselle Costa de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
História da Matemática
GeoGebra
Geometria do compasso
Lorenzo Mascheroni
Investigação matemática
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
GeoGebra
Geometria do compasso
Lorenzo Mascheroni
Investigação matemática
description O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da “Geometria do Compasso” (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Assim, foram realizados estudos em trabalhos que tratassem do tema, assim como uma pesquisa para evidenciar problemas e/ou episódios da História da Matemática que podem ser resolvidos com o auxílio das TIC, permitindo a produção de um caderno de atividades abordando a resolução de problemas históricos num ambiente computacional. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas e/ou Matemática, para tanto, apresentamos os procedimentos para realização de cada construção, seguidos em alguns momentos pela solução original da obra. Ao mesmo tempo, estimulamos os discentes a investigarem/refletirem a sua construção (no GeoGebra), bem como a fazerem comparações com a solução de Mascheroni. Este caderno foi aplicado em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0367) do curso de Licenciatura em Matemática da UFRN em 2014. Sabendo da existência de alguns argumentos desfavoráveis quanto a utilização da História da Matemática, como por exemplo, a perda de tempo, constatou-se que este fator pode ser atenuado com o auxílio do recurso computacional, pois, podemos fazer verificações utilizando apenas o dinamismo do software e sem repetir a construção. Vale salientar que o tempo minimizado não significa perda de reflexão nem maturação das ideias, quando adotado o processo de Investigação histórica e/ou Matemática
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-15T21:06:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-15T21:06:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, José Damião Souza de. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra. 2014. 223f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19603
identifier_str_mv OLIVEIRA, José Damião Souza de. A geometria do compasso (1797) de Mascheroni (1750 – 1800) em atividades com o GeoGebra. 2014. 223f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/1/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/6/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/19603/7/JoseDamiaoSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 915feb1c3d6dcfcc86b9a152cf7907de
b2de997d002346b4bedd4e45e32198d2
acab640c69a67955b8bbbdb92c319063
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767127843110912