Construção e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Nascimento, Anália Andréia de Araújo
Orientador(a): Azevedo, Isabelle Campos de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51181
Resumo: As tecnologias educacionais (TE) são instrumentos facilitadores no processo educacional de pacientes crônicos como os transplantados de células-tronco hematopoéticas e seus familiares. Portanto, se faz necessário incorporar novas TE nas estratégias de ensino aos Enfermeiros com vistas a instrumentaliza-lo com conhecimentos e habilidades para o ensino ao paciente quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, para que possam assumir um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, realizado no ano de 2022, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, para o qual se realizou um grupo focal com sete Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência, além de uma revisão de escopo sobre os conteúdos abordados nas orientações para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), além do apoio de ferramentas gratuitas e disponíveis na internet; validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM), em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados com cálculo do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537 e encontra-se alinhado ao projeto intitulado “Enfermagem na atenção à saúde: contribuições da prática avançada e do programa paciente experto para o empoderamento do usuário” aprovado no Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, quando foi alcançada a saturação das respostas, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados do grupo focal e da revisão de escopo construiu-se a TE, um curso no Google Classroom, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do SAM, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada Delphi II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência. Espera-se que a TE “Paciente experto: curso para formação de enfermeiros que atuam em serviços de transplante de células-tronco hematopoéticas”, se torne um instrumento de construção e consolidação do saber e que os enfermeiros possam reconhecer e capacitar futuros Pacientes Expertos. E servi para formação de enfermeiros em outros espaços e contextos.
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Portanto, se faz necessário incorporar novas TE nas estratégias de ensino aos Enfermeiros com vistas a instrumentaliza-lo com conhecimentos e habilidades para o ensino ao paciente quanto ao manejo adequado de sua condição de saúde, para que possam assumir um papel ativo e de liderança mediante a gestão compartilhada e colaborativa com os profissionais relacionados a sua condição de saúde. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivou desenvolver uma tecnologia educacional para a formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente Experto. Trata-se de um estudo metodológico de abordagem mista, realizado no ano de 2022, pautado na psicometria de Pasquali, organizado em três procedimentos: teóricos, para o qual se realizou um grupo focal com sete Enfermeiras que atuam no setor de Transplante de Medula Óssea de um hospital de referência, além de uma revisão de escopo sobre os conteúdos abordados nas orientações para o ensino do autocuidado no contexto do pós-transplante de células-tronco hematopoéticas; procedimentos empíricos para construção da TE embasado no modelo Instructional System Design (ISD), conhecido pelo acrônimo ADDIE: analysis (análise), design (desenho), development (desenvolvimento), implementation (implementação) e evaluation (avaliação), além do apoio de ferramentas gratuitas e disponíveis na internet; validação do conteúdo e aparência por meio da técnica Delphi e dos critérios do Suitability Assessment of Materials (SAM), em duas rodadas, com a colaboração de 18 juízes na primeira rodada e 11 juízes na segunda, todos com vivência área em questão; e procedimentos analíticos, destinado à análise dos dados com cálculo do Coeficiente de Validação de Conteúdo. O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa, sob Certificado de Apreciação Ética nº 55774621.5.0000.5537 e encontra-se alinhado ao projeto intitulado “Enfermagem na atenção à saúde: contribuições da prática avançada e do programa paciente experto para o empoderamento do usuário” aprovado no Edital nº47/2017 CAPES/PRINT. O grupo focal foi realizado em 20 minutos, quando foi alcançada a saturação das respostas, e as enfermeiras abordaram alguns dos conteúdos necessários para as orientações de alta, as principais queixas do paciente no retorno ao ambulatório, os motivos para a procura da atenção básica e urgência e emergência pelo paciente. Com os dados do grupo focal e da revisão de escopo construiu-se a TE, um curso no Google Classroom, o qual foi submetido à apreciação dos juízes para validação. Na rodada Delphi I atingiu-se 0,81 no coeficiente de validade de conteúdo geral, já na validação de aparência, para os critérios do SAM, obteve-se índice de 0,80. Após ajustes propostos pelos juízes, na rodada Delphi II os índices de validação de conteúdo alcançaram um total de 0,87 e de aparência igual a 0,88. Assim, a TE foi considerada válida em seu conteúdo e aparência. Espera-se que a TE “Paciente experto: curso para formação de enfermeiros que atuam em serviços de transplante de células-tronco hematopoéticas”, se torne um instrumento de construção e consolidação do saber e que os enfermeiros possam reconhecer e capacitar futuros Pacientes Expertos. E servi para formação de enfermeiros em outros espaços e contextos.Educational technologies (ET) are facilitating instruments in the educational process of chronic patients such as hematopoietic stem cell transplant recipients and their families. Therefore, it is necessary to incorporate new ET in teaching strategies for Nurses in order to equip them with knowledge and skills to teach patients about the proper management of their health condition, so that they can assume an active and leadership role through shared and collaborative management with professionals related to their health condition. From this perspective, the present study aimed to develop an educational technology for training hematopoietic stem cell transplant nurses on the Expert Patient Program. This is a methodological study with a mixed approach, carried out in 2022, based on Pasquali's psychometry, organized into three procedures: theoretical, for which a focus group was held with seven Nurses who work in the Bone Marrow Transplant sector of a reference hospital, in addition to a review of the scope of the contents addressed in the guidelines for teaching self-care in the context of posttransplantation of hematopoietic stem cells; empirical procedures for the construction of TE based on the Instructional System Design (ISD) model, known by the acronym ADDIE: analysis (analysis), design (drawing), development (development), implementation (implementation) and evaluation (evaluation), in addition to the support of free tools available on the internet; content and appearance validation through the Delphi technique and the Suitability Assessment of Materials (SAM) criteria, in two rounds, with the collaboration of 18 judges in the first round and 11 judges in the second, all with experience in the area in question; and analytical procedures, intended for data analysis with calculation of the Content Validation Coefficient. The study was approved by the Ethics and Research Committee, under Certificate of Ethical Appreciation nº 55774621.5.0000.5537 and is aligned with the project entitled “Nursing in health care: contributions from advanced practice and the expert patient program for user empowerment” approved in Notice No. 47/2017 CAPES/PRINT. The focus group was carried out in 20 minutes, when the saturation of responses was reached, and the nurses addressed some of the content necessary for discharge instructions, the main complaints of the patient when returning to the outpatient clinic, the reasons for seeking primary care and urgency and emergency by the patient. With the data from the focus group and the scope review, TE was built, a course in Google Classroom, which was submitted to the judges for validation. In the Delphi I round, 0.81 was reached in the general content validity coefficient, while in appearance validation, for the SAM criteria, an index of 0.80 was obtained. After adjustments proposed by the judges, in the Delphi II round, the content validation indexes reached a total of 0.87 and appearance equal to 0.88. Thus, the TE was considered valid in its content and appearance. It is expected that the ET “Expert Patient: training course for nurses who work in hematopoietic stem cell transplantation services”, will become an instrument for building and consolidating knowledge and that nurses will be able to recognize and train future Expert Patients. And I served to train nurses in other spaces and contexts.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMAutocuidadoEnfermagemEducação em saúdeEstudos de validaçãoTecnologia educacionalTransplante de células-tronco hematopoéticasConstrução e validação de tecnologia educacional para formação de enfermeiros do transplante de células-tronco hematopoéticas sobre o Programa Paciente ExpertoConstruction and validation of educational technology for training hematopoietic stem cell transplant nurses on the Expert Patient Programinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaovalidacaotecnologia_Nascimento_2022.pdfapplication/pdf4994109https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51181/1/Construcaovalidacaotecnologia_Nascimento_2022.pdf00110749365b20606723674fdee3407cMD51123456789/511812023-02-03 15:15:52.241oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51181Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-03T18:15:52Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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