Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Carvalho, Carlos Henrique Lima de
Orientador(a): Gomes Filho, Tarcisio
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32695
Resumo: Esta pesquisa busca investigar a prática docente de três professores de acordeon, graduados no curso de Música - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais especificamente no que se refere a iniciação musical através do acordeon. Pretende entender os processos educacionais e sua possível relação com as ideias do educador musical Keith Swanwick (1937) e a proposta do modelo C(L)A(S)P. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso como procedimento metodológico, tomando por base a documentação, as entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados. Como fundamentação teórica, além dos princípios de Keith Swanwick (2003a; 2003b; 2014), buscou-se apoio nos trabalhos de Yin (2015), Gil (2009) entre outros. Apresenta uma proposta de ensino do acordeon baseada em reflexões sobre concepções pedagógicas e a reorganização de ideias e práticas. Constatou-se que: há destaque para a utilização da internet como ferramenta de trabalho por parte dos professores nas aulas de acordeon; os professores dificilmente possuíam clientela infantil; as aulas são individuais; os professores apontaram para o uso de métodos antigos ou desenvolvimento de material didático próprio; se fazem importantes cursos de formação continuada, criação de fóruns para professores de acordeon, além da formalização das pedagogias deste instrumento. Desta forma, espera-se contribuir para a ampliação dos estudos voltados ao ensino do acordeon e à educação musical propondo uma aproximação das atividades de ensino deste instrumento com os princípios do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick.
id UFRN_6ce187f5d0c765f0013c87692b2bb117
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32695
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Carvalho, Carlos Henrique Lima dehttp://lattes.cnpq.br/5298436851625778http://lattes.cnpq.br/7328311987666205Mendes, Adriana do Nascimento Araújohttp://lattes.cnpq.br/1620607218993565Carvalho, Tiago de Quadros Maiahttp://lattes.cnpq.br/0064848908794311Gomes Filho, Tarcisio2021-06-15T18:28:00Z2021-06-15T18:28:00Z2020-09-17CARVALHO, Carlos Henrique Lima de. Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick. 2020. 106f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32695Esta pesquisa busca investigar a prática docente de três professores de acordeon, graduados no curso de Música - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais especificamente no que se refere a iniciação musical através do acordeon. Pretende entender os processos educacionais e sua possível relação com as ideias do educador musical Keith Swanwick (1937) e a proposta do modelo C(L)A(S)P. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso como procedimento metodológico, tomando por base a documentação, as entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados. Como fundamentação teórica, além dos princípios de Keith Swanwick (2003a; 2003b; 2014), buscou-se apoio nos trabalhos de Yin (2015), Gil (2009) entre outros. Apresenta uma proposta de ensino do acordeon baseada em reflexões sobre concepções pedagógicas e a reorganização de ideias e práticas. Constatou-se que: há destaque para a utilização da internet como ferramenta de trabalho por parte dos professores nas aulas de acordeon; os professores dificilmente possuíam clientela infantil; as aulas são individuais; os professores apontaram para o uso de métodos antigos ou desenvolvimento de material didático próprio; se fazem importantes cursos de formação continuada, criação de fóruns para professores de acordeon, além da formalização das pedagogias deste instrumento. Desta forma, espera-se contribuir para a ampliação dos estudos voltados ao ensino do acordeon e à educação musical propondo uma aproximação das atividades de ensino deste instrumento com os princípios do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick.This research seeks to investigate the educational practice of three accordion teachers, all graduates from the Bachelor of Music Education degree offered by the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), more specifically with regard to musical initiation through the accordion. It aims to understand the educational processes and their possible relationship with the ideas of music educator Keith Swanwick (1937) and the proposal of the C(L)A(S)P model. To this end, the chosen methodological procedure is the case study, based on documentation, semi-structured interviews, and data analysis. As a theoretical foundation, besides utilizing Keith Swanwick's principles (2003a; 2003b; 2014), support was sought in the works of Yin (2015) and Gil (2009), among others. The research presents a proposal for accordion teaching based on reflections on pedagogical conceptions and the reorganization of ideas and practices. It was found that: there is an emphasis on the use of the internet as a working tool by teachers in accordion classes; teachers hardly worked with children; classes are individual; teachers pointed to the use of old methods or to the development of their own didactic material; it is important to have continued education courses, creation of forums for accordion teachers, besides the formalization of pedagogies of this instrument. Thus, we hope to contribute to the expansion of studies on accordion teaching and music education by proposing an approximation of the teaching activities of this instrument with the principles of Keith Swanwick's C(L)A(S)P model.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAUFRNBrasilEducação musicalEnsino de instrumentoAcordeonIniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwickinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALIniciacaomusicalatraves_Carvalho_2020.pdfapplication/pdf2118648https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32695/1/Iniciacaomusicalatraves_Carvalho_2020.pdf3be36fbc260618db1712328884dd594fMD51123456789/326952021-06-15 15:28:58.149oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-06-15T18:28:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
title Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
spellingShingle Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
Carvalho, Carlos Henrique Lima de
Educação musical
Ensino de instrumento
Acordeon
title_short Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
title_full Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
title_fullStr Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
title_full_unstemmed Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
title_sort Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick
author Carvalho, Carlos Henrique Lima de
author_facet Carvalho, Carlos Henrique Lima de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5298436851625778
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7328311987666205
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Mendes, Adriana do Nascimento Araújo
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1620607218993565
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Carvalho, Tiago de Quadros Maia
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0064848908794311
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Carlos Henrique Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes Filho, Tarcisio
contributor_str_mv Gomes Filho, Tarcisio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Ensino de instrumento
Acordeon
topic Educação musical
Ensino de instrumento
Acordeon
description Esta pesquisa busca investigar a prática docente de três professores de acordeon, graduados no curso de Música - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mais especificamente no que se refere a iniciação musical através do acordeon. Pretende entender os processos educacionais e sua possível relação com as ideias do educador musical Keith Swanwick (1937) e a proposta do modelo C(L)A(S)P. Para tanto, optou-se pelo estudo de caso como procedimento metodológico, tomando por base a documentação, as entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados. Como fundamentação teórica, além dos princípios de Keith Swanwick (2003a; 2003b; 2014), buscou-se apoio nos trabalhos de Yin (2015), Gil (2009) entre outros. Apresenta uma proposta de ensino do acordeon baseada em reflexões sobre concepções pedagógicas e a reorganização de ideias e práticas. Constatou-se que: há destaque para a utilização da internet como ferramenta de trabalho por parte dos professores nas aulas de acordeon; os professores dificilmente possuíam clientela infantil; as aulas são individuais; os professores apontaram para o uso de métodos antigos ou desenvolvimento de material didático próprio; se fazem importantes cursos de formação continuada, criação de fóruns para professores de acordeon, além da formalização das pedagogias deste instrumento. Desta forma, espera-se contribuir para a ampliação dos estudos voltados ao ensino do acordeon e à educação musical propondo uma aproximação das atividades de ensino deste instrumento com os princípios do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-09-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-15T18:28:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-15T18:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Lima de. Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick. 2020. 106f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32695
identifier_str_mv CARVALHO, Carlos Henrique Lima de. Iniciação musical através do acordeon: uma investigação sobre práticas docentes à luz do modelo C(L)A(S)P de Keith Swanwick. 2020. 106f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32695/1/Iniciacaomusicalatraves_Carvalho_2020.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3be36fbc260618db1712328884dd594f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797777740538052608