A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29222 |
Resumo: | A partir de perspectivas afrocêntricas, este estudo pesquisa a noção de Poéticas Pretas como possibilidade de autopotência na criação em Artes Cênicas e como desestabilização das estereotipias raciais nesse âmbito, entendendo tais estereotipias como práticas epistemicidas que necessitam ser problematizadas e combatidas. Inspirando-se no conto A gente combinamos de não morrer, de Conceição Evaristo, a Dissertação ora apresentada, que se intitula A gente combinamos de escreviver, tece relações entre Poéticas Pretas e a produção de subjetividades Pretas, trabalhando com a importância do afeto entre nós mesmas/os (bell hooks) e com os “usos da raiva” (Audre Lorde), ambos necessários para a manutenção e sustento das nossas escrevivências. Para tanto, parte-se dos conceitos de “encruzilhada”, de Leda Maria Martins, como reversão metodológica; e de “necropolítica”, de Mbembe, enquanto política da morte, supressora e mantenedora das narrativas hegemônicas sobre os nossos corpos — este seundo conceito também inspirou a necroperformance ¿Y si muero aquí?, realizada nas cidades de Oaxaca de Juárez e Cidade do México / México, como parte desta pesquisa. Na esteira disso, este trabalho encruzilha epistemes de autoras e autores como Audre Lorde (1978; 2018), Abdias do Nascimento (1980), Sueli Carneiro (2003), Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzalez (2018), Achille Mbembe (2018; 2016), bell hooks (1994), Leda Maria Martins (2003), Alice Walker (2018), Molefi Asante (2009), Alex Ratts (2007), entres outras/os. Este trabalho é carregado de “projéteis” que laboram sobre a responsabilidade com nós mesmas/os, a de compartilharmos e difundirmos linguagens e ações. Nós temos um compromisso com a quebra do silêncio, com a sua transformação numa linguagem criativa e artística. Assim, o que interessa nesta pesquisa-encruzilhada é sobretudo a reverberação dos abalos provocados pelas Poéticas Pretas. Essas que pretendem ir além dos padrões tradicionalmente entendidos como “raça”, fazendo cintilar a ideia de que há muitas formas de enunciar essas subjetividades Pretas a partir da arte e, portanto, também na vida. |
id |
UFRN_76eb2bcdb300437be8a06db5d8827291 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29222 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Naara de OliveiraRodrigues, Denise Carvalho dos SantosLyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira dePanamby, Sara EltonCoutinho, Karyne Dias2020-06-10T17:56:57Z2020-06-10T17:56:57Z2020-03-02MARTINS, Naara de Oliveira. A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas. 2020. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29222A partir de perspectivas afrocêntricas, este estudo pesquisa a noção de Poéticas Pretas como possibilidade de autopotência na criação em Artes Cênicas e como desestabilização das estereotipias raciais nesse âmbito, entendendo tais estereotipias como práticas epistemicidas que necessitam ser problematizadas e combatidas. Inspirando-se no conto A gente combinamos de não morrer, de Conceição Evaristo, a Dissertação ora apresentada, que se intitula A gente combinamos de escreviver, tece relações entre Poéticas Pretas e a produção de subjetividades Pretas, trabalhando com a importância do afeto entre nós mesmas/os (bell hooks) e com os “usos da raiva” (Audre Lorde), ambos necessários para a manutenção e sustento das nossas escrevivências. Para tanto, parte-se dos conceitos de “encruzilhada”, de Leda Maria Martins, como reversão metodológica; e de “necropolítica”, de Mbembe, enquanto política da morte, supressora e mantenedora das narrativas hegemônicas sobre os nossos corpos — este seundo conceito também inspirou a necroperformance ¿Y si muero aquí?, realizada nas cidades de Oaxaca de Juárez e Cidade do México / México, como parte desta pesquisa. Na esteira disso, este trabalho encruzilha epistemes de autoras e autores como Audre Lorde (1978; 2018), Abdias do Nascimento (1980), Sueli Carneiro (2003), Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzalez (2018), Achille Mbembe (2018; 2016), bell hooks (1994), Leda Maria Martins (2003), Alice Walker (2018), Molefi Asante (2009), Alex Ratts (2007), entres outras/os. Este trabalho é carregado de “projéteis” que laboram sobre a responsabilidade com nós mesmas/os, a de compartilharmos e difundirmos linguagens e ações. Nós temos um compromisso com a quebra do silêncio, com a sua transformação numa linguagem criativa e artística. Assim, o que interessa nesta pesquisa-encruzilhada é sobretudo a reverberação dos abalos provocados pelas Poéticas Pretas. Essas que pretendem ir além dos padrões tradicionalmente entendidos como “raça”, fazendo cintilar a ideia de que há muitas formas de enunciar essas subjetividades Pretas a partir da arte e, portanto, também na vida.Desde perspectivas afrocéntricas, este estudio investiga la noción de Poéticas Negras (Poéticas Pretas) como una posibilidad de auto potencia en la creación en las Artes Escénicas y como una desestabilización de los estereotipos raciales en este contexto, entendiendo tales estereotipos como prácticas epistémicas que deben ser problematizadas y combatidas. Inspirado en el cuento A gente combinamos de não morrer, de Conceição Evaristo, la Disertación ahora presentada titulada A gente combinamos de escreviver, entrelaza las relaciones entre las Poéticas Negras (Poéticas Pretas) y la producción de subjetividades negras, trabajando con la importancia del afecto entre nosotras/os (bell hooks) y con los “usos de la ira” (Audre Lorde), ambos necesarios para el mantenimiento y el apoyo de nuestros registros. Para eso, parte de los conceptos de “encrucijada”, de Leda Maria Martins, como una inversión metodológica; y la “necropolítica”, de Mbembe, como una política de muerte, que suprime y mantiene narrativas hegemónicas sobre nuestros cuerpos. Este segundo concepto también inspiró el desempeño de la necroperformance ¿Y si muero aquí?, hecha en las ciudades de Oaxaca de Juárez y Ciudad de México, en México, como parte de esta investigación. En el curso de eso, este trabajo cruza epistemes de autoras y autores como Audre Lorde (1978; 2018), Abdias do Nascimento (1980), Sueli Carneiro (2003), Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzalez (2018), Achille Mbembe (2018 ; 2016), bell hooks (1994), Leda Maria Martins (2003), Alice Walker (2018), Molefi Asante (2009), Alex Ratts (2007), entre otras/os. Este trabajo está cargado de “proyectiles” que trabajan con responsabilidad con nosotras/os mismas/os, el de compartir y difundir lenguajes y acciones. Estamos comprometidos a romper el silencio, transformándolo en un lenguaje creativo y artístico. Por lo tanto, lo que importa en esta investigación de encrucijada es sobre todo la reverberación de las conmociones causadas por Poéticas Negras (Poéticas Pretas). Essas que pretendem ir além dos padrões tradicionalmente entendidos como “raça”, fazendo cintilar a ideia de que há muitas formas de enunciar essas subjetividades Pretas a partir da arte e, portanto, também na vida.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESPoéticas PretasEscrevivênciaNecroperformanceEpistemicídioArtes CênicasA gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTGentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.txtGentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain396491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/2/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.txt1de81a3b2f25b4cbc6fe88cbd032aa93MD52THUMBNAILGentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.jpgGentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1213https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/3/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.jpgf9b3c7b6387927081555904841f43786MD53ORIGINALGentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdfapplication/pdf5656344https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/1/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdfbc236eaec6ac6fe80f2508e29b01b81eMD51123456789/292222020-06-14 04:38:49.905oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29222Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-06-14T07:38:49Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
title |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
spellingShingle |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas Martins, Naara de Oliveira CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Poéticas Pretas Escrevivência Necroperformance Epistemicídio Artes Cênicas |
title_short |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
title_full |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
title_fullStr |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
title_full_unstemmed |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
title_sort |
A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas |
author |
Martins, Naara de Oliveira |
author_facet |
Martins, Naara de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Lyra, Luciana de Fátima Rocha Pereira de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Panamby, Sara Elton |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Naara de Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
contributor_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES Poéticas Pretas Escrevivência Necroperformance Epistemicídio Artes Cênicas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poéticas Pretas Escrevivência Necroperformance Epistemicídio Artes Cênicas |
description |
A partir de perspectivas afrocêntricas, este estudo pesquisa a noção de Poéticas Pretas como possibilidade de autopotência na criação em Artes Cênicas e como desestabilização das estereotipias raciais nesse âmbito, entendendo tais estereotipias como práticas epistemicidas que necessitam ser problematizadas e combatidas. Inspirando-se no conto A gente combinamos de não morrer, de Conceição Evaristo, a Dissertação ora apresentada, que se intitula A gente combinamos de escreviver, tece relações entre Poéticas Pretas e a produção de subjetividades Pretas, trabalhando com a importância do afeto entre nós mesmas/os (bell hooks) e com os “usos da raiva” (Audre Lorde), ambos necessários para a manutenção e sustento das nossas escrevivências. Para tanto, parte-se dos conceitos de “encruzilhada”, de Leda Maria Martins, como reversão metodológica; e de “necropolítica”, de Mbembe, enquanto política da morte, supressora e mantenedora das narrativas hegemônicas sobre os nossos corpos — este seundo conceito também inspirou a necroperformance ¿Y si muero aquí?, realizada nas cidades de Oaxaca de Juárez e Cidade do México / México, como parte desta pesquisa. Na esteira disso, este trabalho encruzilha epistemes de autoras e autores como Audre Lorde (1978; 2018), Abdias do Nascimento (1980), Sueli Carneiro (2003), Frantz Fanon (2008), Lélia Gonzalez (2018), Achille Mbembe (2018; 2016), bell hooks (1994), Leda Maria Martins (2003), Alice Walker (2018), Molefi Asante (2009), Alex Ratts (2007), entres outras/os. Este trabalho é carregado de “projéteis” que laboram sobre a responsabilidade com nós mesmas/os, a de compartilharmos e difundirmos linguagens e ações. Nós temos um compromisso com a quebra do silêncio, com a sua transformação numa linguagem criativa e artística. Assim, o que interessa nesta pesquisa-encruzilhada é sobretudo a reverberação dos abalos provocados pelas Poéticas Pretas. Essas que pretendem ir além dos padrões tradicionalmente entendidos como “raça”, fazendo cintilar a ideia de que há muitas formas de enunciar essas subjetividades Pretas a partir da arte e, portanto, também na vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-10T17:56:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-06-10T17:56:57Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Naara de Oliveira. A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas. 2020. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29222 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Naara de Oliveira. A gente combinamos de escreviver: Poéticas Pretas e modos de autopotência na criação em Artes Cênicas. 2020. 177f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/2/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/3/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29222/1/Gentecombinamosescreviver_Martins_2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1de81a3b2f25b4cbc6fe88cbd032aa93 f9b3c7b6387927081555904841f43786 bc236eaec6ac6fe80f2508e29b01b81e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797777681171873792 |