Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Nunes, Patrícia de Souza
Orientador(a): Silva, Josimey Costa da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27290
Resumo: A mídia desempenha uma função conformadora, por meio de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por meio de outdoors, insere-se nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas da cidade, tendo como interlocutores basilares estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representaçõesideologizadas e estereótipossociais, estudossobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Esse padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada do que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantêm são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma deficiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando para a leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.
id UFRN_7dff186fe7cf9f63e35d2e088cd66f7d
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27290
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nunes, Patrícia de SouzaMaia, Kenia Beatriz FerreiraTavares Júnior, Frederico AugustoSilva, Josimey Costa da2019-07-11T20:06:42Z2019-07-11T20:06:42Z2019-05-02NUNES, Patrícia de Souza. Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27290A mídia desempenha uma função conformadora, por meio de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por meio de outdoors, insere-se nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas da cidade, tendo como interlocutores basilares estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representaçõesideologizadas e estereótipossociais, estudossobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Esse padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada do que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantêm são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma deficiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando para a leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.The media performs a conforming role through images socialized among individuals, overestimating certain aesthetic standards and contributing to a massive diffusion of body models to be reach. The female body does not escape those logics of consumption, advertised as a product appendix, attracting looks from the observers. The imagery representation of the female gender in the urban publicity at Natal, RN, is inserted in this perspective through billboards. Billboards published in six of the city’s main avenues were observed, using as fundamental interlocutors experts who discuss media phenomenons in its semiotics, historical and cultural dimensions - e.g. Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) and Flusser (2008); the analytical resources of semiotic and image - e.g. Dondis (1997), Perez (2016) and Joly (1996); gender issues and feminine construction - e.g. Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) and Bourdieu (2017); the body as media, as a language that uses the body as signs - e.g. Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) and Rector (1990); the publicity as diffuser of ideological representations and social stereotypes, studies about the consumer society - e.g. Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). As the result of the research, the conclusion is that publicity in Natal on billboards creates a stereotyped pattern of how women and the female body should be represented. This pattern is manifested in seven categories: i) subordinated body; ii) observer and observed body; iii) body in movement; iv) professional body; v) hierarchical body; vi) bodies in contact; vii) beautiful and erotic body. In conclusion, the image of woman continues to be more explored than the male image by outdoor publicity in Natal; the maintained standards are of slim bodies with unachievable measures for most women which are not contemplated by those standards; the representation of minority groups (black and elderly people) were minimum and women with physical disability had no representation; the main market sector that uses women in its advertisements is the education sector; the larger part of the proposed categories represents independent women associated to the public life, but also assuming roles that are culturally aimed to them, like marriage; the women are usually presented smiling, looking at the observer in a passive and well dressed form, but inviting the observer to read their bodies as an object of desire; the female body is hegemonically featured in the public view according to the aesthetic patterns of subalternity and objectification.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidadeOutdoorGêneroMulherCorpoBrancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBrancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.txtBrancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain325848https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/2/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.txt82a39b4c6c5c8e52f922be34c493b9f9MD52THUMBNAILBrancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.jpgBrancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1347https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/3/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.jpga088d7b32616ed93977a7481d5cc3143MD53ORIGINALBrancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdfapplication/pdf4775831https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/1/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf51a545c485246a69b3151f3547d50073MD51123456789/272902019-07-14 02:13:12.674oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27290Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-14T05:13:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
title Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
spellingShingle Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
Nunes, Patrícia de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade
Outdoor
Gênero
Mulher
Corpo
title_short Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
title_full Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
title_fullStr Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
title_full_unstemmed Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
title_sort Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN
author Nunes, Patrícia de Souza
author_facet Nunes, Patrícia de Souza
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Maia, Kenia Beatriz Ferreira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Tavares Júnior, Frederico Augusto
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Patrícia de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Josimey Costa da
contributor_str_mv Silva, Josimey Costa da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade
Outdoor
Gênero
Mulher
Corpo
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Outdoor
Gênero
Mulher
Corpo
description A mídia desempenha uma função conformadora, por meio de muitas imagens que são socializadas entre os indivíduos, supervalorizando certos padrões estéticos e contribuindo para a difusão massiva de modelos de corpos a serem alcançados. O corpo feminino não escapa a essas lógicas de consumo, publicizado como apêndice de produto, atrator dos olhares dos observadores. A representação imagética do gênero feminino na publicidade urbana em Natal, capital do Rio Grande do Norte, por meio de outdoors, insere-se nessa perspectiva. Observei os outdoors veiculados em seis das principais avenidas da cidade, tendo como interlocutores basilares estudiosos que discutem os fenômenos da mídia em suas dimensões semiótica, histórica e cultural – como Baitello Junior (2014), Guimarães (2004) e Flusser (2008); os recursos analíticos da semiótica e imagem – como Dondis (1997), Perez (2016) e Joly (1996); questões de gênero e construção do feminino – como Beauvoir (2016), Butler (2017), Scott (1995) e Bourdieu (2017); o corpo como mídia, como linguagem que se utiliza do corpo como signo – como Santaella (2004), Sant’Ana (2001), Campello (1995) e Rector (1990); a publicidade como difusora de representaçõesideologizadas e estereótipossociais, estudossobre a sociedade do consumo – como Lessa (2005), Mota-Ribeiro (2005), Januário (2016), Bauman (2008), Baudrillard (2010), Lipovetsky (2000), Berger (1972), Goffman (1987) e Carvalho (2000). Como resultado da pesquisa, concluo que a publicidade natalense em outdoors constrói um padrão estereotipado de como a mulher e o corpo feminino devem ser representados. Esse padrão se manifesta em sete categorias: i) corpo subordinado; ii) corpo observante e observado; iii) corpo em movimento; iv) corpo profissional; v) corpo hierárquico; vi) corpo em contato com outro; vii) corpo belo e erótico. Concluo que a imagem da mulher continua sendo mais explorada do que a do homem pela publicidade externa de Natal; que os padrões que se mantêm são de corpos magros com medidas inatingíveis pela maioria das mulheres e que não as contemplam; que houve pouca representação das minorias (negras e idosas), e nenhuma representação de mulheres com alguma deficiência fisíca; que o setor de mercado que mais utiliza mulheres em seus anúncios é o da educação; que a maior parte das categorias propostas representa a mulher independente e associada à vida pública, mas também assumindo papéis que lhe são destinados culturalmente, como o casamento; que as mulheres aparecem, geralmente, sorridentes, olhando para o observador, passivas e vestidas, mas convidando para a leitura dos seus corpos como objeto de desejo; que o corpo feminino é hegemonicamente apresentado na cena pública conforme os padrões estéticos de subalternidade e objetificação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-11T20:06:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-11T20:06:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-05-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NUNES, Patrícia de Souza. Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27290
identifier_str_mv NUNES, Patrícia de Souza. Brancas, magras, sensuais, passivas e profissionais: mulheres objetificadas nos outdoors em Natal/RN. 2019. 142f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/2/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/3/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27290/1/Brancasmagrassensuais_Nunes_2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 82a39b4c6c5c8e52f922be34c493b9f9
a088d7b32616ed93977a7481d5cc3143
51a545c485246a69b3151f3547d50073
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1796767027774357504